21 de dezembro de 2012

COMENDADOR BAKARÁ : ROSEANA SARNEY CONCEDE MEDALHA TIMBIRA A PARCEIRO DE BARALHO

A idéia de realeza fascina a família Sarney. Certa vez em meio a uma das homéricas cachaçadas/enfumaçadas/aspiradas do clã, Sarney Filho vociferou : "A família Sarney é uma monarquia".

Susseranos, vassalos, intelectuais sob o efeito do alcool, da fumaça e da "farinha" concordaram com a declaração do ébrio, que se misturava com baba, descendo pelos cantos da boca do escornado.

Entre os esbirros presentes o "Comendador Bakará" limpava cuidadosamente os lábios de "Zequinha" . José Ribamar Veloso ganhou a alcunha de "Bakará" pelo vício no jogo de baralho. 

Roseana Sarney também viciada na "mesa verde", concedeu-lhe o título de "Comendador" pela parceria nas noites entre ás de ouro, reis de copas,valetes de espada e damas de paus.

O compositor de "uma música só", Chico da Ladeira em parceria com Augusto Cesar Maia, o "Tampinha"- outro artista puxa-saco, na melhor composição carnavalesca maranhense alertam

"No jogo do baralho 
Quem se espanta é o fofão".

As comendas conferidas na última quinta(20) deslumbram os bobos. As distinções concedidas não escondem a intenção de nobreza,  nem tão pouco a cooptação política. Fofão é quem aceita.

Durante décadas presenciei o "apartheid" na praia do Olho D'Água. Ali existiam faixas de areia destinadas aos ricos(próximo do Rio Pimenta)  e a outra no início da praia destinada ao negros e pobres.

Tal separação era fruto da mentalidade imposta por Vitorino Freire, que José Sarney deu prosseguimento com o acréscimo de governar como um monarca ao estilo mecenas dos Médicis em Florença.

Com certeza os comendadores-blogueiros ou blogueiros-comendadores fazem juz a   distinção pelos serviços prestados a nobreza maranhense representada pela família Sarney.

"A novidade era o máximo no paradoxo estendido na areia// Oh mundo tão desigual// Tudo tão desigual//De um lado esse carnaval/ do outro a fome total// A novidade era guerra entre o poeta e o esfomeado.(Gilberto Gil antes de cooptado).
 

3 comentários:

  1. Macabeu14:49

    É porisso que, algumas pessoas homenageado por essa tal de Medalha do Mérito Timbiras, se recusam a vir receber, pelo vulgarização dos fatos, tem mais pessoas insignificante recebendo, do que os que realmente merecem, isso desvaloriza e desistimula muito a minoria dos que são merecedores.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:03

    E aí não recebestes a tua? Ia pegar bem "Comendador César Blogueiro ou ficaria melhor Comendador César Bello? Poderias fazer uma enquete para escolheres o melhor nome

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15:33

    Se oferecida não compareceria. Com certeza Roseana Sarney e seus assessores sabiam desta reação. Os blogueiro comendadores puxam, esticam os testículos dos Sarneys, portanto mercem o "caridoso" título. Comendador Cardoso, quanta tolice.Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir