28 de setembro de 2012

POLITIZAÇÃO DA POLÍCIA : CLIMA TENSO NO INTERIOR DO MARANHÃO

A politização da Polícia(Civil e Militar) tem no cotidiano dos municípios terríveis consequências. A intimidação pelo uso da força pública desdobra-se em braço armado das forças partidárias . O resultado é o saldo de 3 mortes antes da eleição. O banho de sangue promete jorrar em profusão até 7 de outubro .

A pistolagem que à muitos aparece como originada em forças externas, em vários casos restou provada nascida de dentro da força pública. Durante o dia muitos policiais vestem fardas e coletes, a noite alguns transformam-se em justiceiros ou pistoleiros de aluguel, quando não, fornecem as armas aos executores.

O processo remonta há mais de 50 anos. No "tempo" de Vitorino Freire(1946 à 1964) era comum as "surras" quase sempre aplicadas por jagunços forjados nas fileiras da Polícia Militar. Vitorino, "Vituca" ou "Bala na Agulha"  impunha o medo pelo uso da força, usando o jargão "quero, mando e faço".

Sarney expulsou os jagunços de Vitorino, associando-se aos grileiros das terras públicas e privadas. Os grileiros agiam em conluio com os pistoleiros que, invadiram o Maranhão na era Sarney(1964 até hoje). Os grileiros patrocinaram a ascensão política dos pistoleiros nas Prefeituras, Câmaras e Assembleias.

Deste caldo(governos sem legitimidade, senadores eternos, deputados federais e estaduais originados no uso da força, vereadores servis, prefeitos corruptos, jagunços como funcionários, policiais a serviço do crime, justiceiros pela ausência do estado, pistoleiros regiamente pagos) bebemos mortes e mais mortes.

Urge que o povo exerça pelo voto a capacidade de legitimar seus governantes. É muito importante neste 7 de outubro votar contra a pistolagem, não permitindo a eleição de qualquer prefeito ou vereador vinculado aos conhecidos grupos criminosos. Este é o primeiro passo, o segundo é na eleição de governador em 2014.

Infelizmente no vale tudo de 2012, as alianças com os financiadores de campanhas(agiotas) tem no pacote aceitação de governos ilegítimos, senadores perpétuos, prefeitos malversadores, deputados ou suplente envolvidos em desvios, justiceiros midiáticos e pistoleiros de aluguel. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário