15 de março de 2012

A CRISE DA BASE GOVERNISTA EM BRASÍLIA E AS CONSEQUÊNCIAS PARA O MARANHÃO

A Presidente Dilma Rousself colocou o pé na parede contra os fisiologismos(toma lá, dá cá). A substituição dos líderes do governo no Senado e na Câmara dos Deputados sinaliza o início da "Reforma das Relações Políticas".

As consequências desta tomada de posição são alvissareiras para os maranhenses. O Senador José Sarney repete ao seu antecessor, Vitorino Freire  ao manter a hegemonia política com base no sistema de fisiologismos.

A nefasta prática tem prejudicado ao desenvolvimento do Maranhão. Ao longo deste 50 anos as nomeações para os  cargos públicos  fogem ao caráter do mérito dos ocupantes. A regra dos Sarneys é a fidelidade canina. 

O caso recente caso que envolve o Procurador Federal, Felipe Camarão, no PROCON é emblemático .Camarão desenvolvia um excelente trabalho na Defesa dos Direitos dos Consumidores. Percebido brilho próprio adveio a castração.

A mudança de mentalidade imposta pelo governo de Dilma atinge o cerne da cultura fisiológica. De certo que não será em um "estalar de dedos" que as teias da ultrapassada prática serão desfeitas. Contudo a tomada de posição trás esperanças.

Dias virão em que ser nomeado Diretor de Agência Nacional implique em conhecimentos técnicos e não no QI(Quem Indica). Como no Maranhão tudo se resolve em Brasília, a salutar prática da meritocracia produzirá reflexos positivos no Maranhão.

Dê um real, mas não dê intimidade é o lema de "Lili Carabina". Sem cultura e honesta dá aulas práticas de ética para muitos doutores. A postura afasta o convívio de quem não presta e os tarados que se escondem como bons moços ou velhos.





2 comentários:

  1. gil silva09:03

    Caro Cesar,
    Vale a tua torcida, mas, pra que não sobrevenha imensa decepção, não espere muito desse governo (que governo?) hora instalado.Não confunda apenas uma reação da mal humorada, com um surto de mudança de trajetória. Relembro-lhe que a semana passada o famoso ministerio da pesca foi para o colo do senador Marcelo Crivella, por motivos nada republicanos. Temos aí que reconhecer, que o então presidente, Sarney, quando todos aplaudiam a promulgação da Constituição Cidadã, alertava para a dificuldade criada para ele e futuros governantes, refens que ficariam da ¨base aliada", no tal presidencialismo de colisão, modelo levado a extremismos, para o mal do pais, pelo laureado ex-presidente Lula. Como dizia o Lister: quem viver verá.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13:29

    Atenção cesar bello. Acontece amanhã de manhã uma audiência na Seic entre Cardoso e Carioca. Carioca diz que até aquela camisa que ele está no blog (com bandeira da Coréia do Sul) foi ele quem comprou.

    ResponderExcluir

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...