20 de março de 2012

CORRIDA MALUCA: EM VIGOR LEI QUE CRIA 3 VAGAS DE DESEMBARGADOR

Acontece neste instante no Gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, a solenidade de promulgação da 5a Vara Cível. Consequentemente inicia-se a "corrida maluca" para o preenchimento de 3 vagas de desembargadores.

Duas serão destinadas a magistratura, sendo a primeira por merecimento e a segunda por antiguidade. A terceira vaga será disputada "a murro" pelos advogados com mais de 10 anos de exercício profissional. Só quem tem vaga garantida é o juiz auditor, Vicente de Paula.

Vicente de Paula é aquele que indeferiu o decreto de prisão ao Coronel Ivaldo, durante a greve dos Policiais Militares e Bombeiros. Esse chegará por antiguidade e reconhecimento de toda a comunidade jurídica a função de desembargador.

A vaga por merecimento na magistratura está em disputa entre vários juízes. Entre estes o MM juiz Kleber Costa de Carvalho é apontado como provável vencedor. Kleber Costa de Carvalho além do notável saber tem postura ilibada no transcurso da carreira de juiz.

Megebel Abdala Tanus Ferreira, Marcelino Chaves Werverton, Wlaci Barbosa Magalhães, João Santana, Luis Gonzaga Almeida, Josemar Lopes Campos, Tyrone José Silva, José de Ribamar Castro, Raimundo José Barros de Sousa, Antonio José Viera Filho, Douglas Aírton Ferreira Amorim, Ângela Maria Moraes Salazar, Raimundo Moraes Bogea, Sônia Maria Fernandes Ribeiro estão na disputa.

No entanto a vaga ficará entre Kleber Costa Carvalho, Raimundo José Barros de Sousa e Tyrone José Silva. O Presidente do TJ, Guerreiro Junior, na quarta(21) levará a promulgação da lei ao conhecimento do Pleno, ato continuo submeterá a apreciação dos membros presentes.

Em seguida o Presidente do Tribunal de Justiça, Guerreiro Junior, solicitará a Ordem dos Advogados do Maranhão o encaminhamento da lista sextupla no prazo de 30 dias.

A vaga do quinto constitucional destinada a OAB promete disputa em alto nível. Os concorrentes já se movimentam para passarem na "primeira peneira". Seis advogados com mais de 10 anos de profissão devem compor a lista encaminhada ao Tribunal de Justiça.

O Tribunal de Justiça "bamburra" e manda três para a governadora do Estado, que escolhe o ungido. Até aqui tudo está dentro dos procedimentos e formalidades. Ocorre que não será a governadora responsabilizada pela escolha.

A pressa da promulgação coincide com a viagem de Roseana Sarney aos Estados Unidos. Caberá ao deputado estadual Marcos Caldas, na condição de governador assinar o ato de posse do desembargador Samir Murad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário