11 de janeiro de 2012

O REAL, O SIMBÓLICO E O IMAGINÁRIO NO (CON)TEXTO POLÍTICO E JORNALÍSTICO

Real, simbólico e imaginário são estruturas da linguagem usadas para explicar as relações psíquicas. Para o francês Jacques Lacan real "é o impossível, o inalcançável", o simbólico "liga o desejo a falta", imaginário " é o lugar das identificações".

Jacques Lacan usou a linguística de Saussure, Jakobson, Benveniste e a antropologia estrutural de Claude Lèvi-Strauss para revelar a verdadeira intenção da fala. A grande sacada foi perceber que muito do que é dito ou escrito corresponde ao contrário.

Se usarmos as estruturas acima no campo político ou jornalístico o resultado é espantoso. O real passa a ser o imaginário e o simbólico a realização do desejo. No Maranhão real é dinheiro, simbólico é Sarney e imaginário é tudo que dele se diz.

A única frustração de Sarney é não conseguir mudar a mentalidade do povo de São Luís. O mito do "Cemitério de Burros" foi para justificar o atraso. Agora em surto tenta fazer Macaxeira virar Prefeito. Para tanto a mídia cachorra se esmera em teorias conspiratórias.



Um comentário:

  1. Macabeu07:19

    César, esta é boa, publique ai no seu blog com destaque.O novo HOSPITAL DO SERVIDOR DO ESTADO, lá pras banda da Mata é particular, porisso que tem que desconta dos Aposentados e Pensionistas para manter o hospital para que o servidor tenha direito aos serviços médico e outra cozitas mais. Quem mandou o "seu" Ricardo Murad, alugar hospital particular, para o servidor, se o servidor já tem o IPEM, assim é bom demais, meter a mão no bolso do Trabalhar e fazer "farra", anunciando saúde com alta complexidade para o Povo, só mentira cabeluda, na hora o pobre do "lascado", do servidor é que tem que arcar com essa mais nova despesa, enquanto isto Roseana entrega de mão beijada, 8 milhoes para o bandido bicheiro do Rio de Janeiro, Aniz Abraão Davi, para os malandros dos carioca dançar carnaval, as custa de Governo idiota, e mais idiota a Roseana que assite de camarote os requebro dos marginas do carnaval.
    Outro irresponsável, segundo o play boy Fábio Godin, é o tal de CONSUP-Conselho Superior do Fundo Estadual de Pensão e Aposentado, que autorizou o desconto, mas não pediu para o Servidor, que os paga bons salários, para decidir contra o trabalhador, esta medida descabida tem que ser anulada pelo bem da moralidade civil, os Aposentados e Pensionistas já paga para ter saúde, seja ela baixa, média ou alta complexidade, não é com quantia irrisória, como diz, Fábio Godin, que o desgoverno de Roseana avança no salário de Trabalhador para termos saúde. A saúde é um direito universal e gratuíta, o governo é que tem o direito de fornecer estes serviços, a quantia é irrisória mais tirado de muitos vai dar milhões, quando voltar para o Hospital do IPEM, vão parar de descontar?. Só mesmo um ação coletiva na justiça para acabar com esta patifaria.

    ResponderExcluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA