27 de janeiro de 2012

MINHA TERRA, MINHA PAIXÃO: O MAL QUE SARNEY NO PODER CAUSA AO MARANHÃO

A era Sarney caminha de forma inexorável para o fim. Há 50 anos a família Sarney usa o Maranhão como uma propriedade privada. Nada escapou da sanha devastadora da mais longeva oligarquia brasileira.

Importa no momento a retomada do poder para oxigenar todos os canais democráticos. Da mesma forma é importante pensar desde já o restabelecimento do Estado de Direito e a divisão entre os poderes.

O Poder Legislativo transformou-se em uma extensão da cozinha da família Sarney. Durante a greve da Polícia Militar o acovardamento foi tão grande, que o atual Presidente proibiu a realização das Sessões Plenárias.

O Poder Judiciário perdeu a credibilidade em razão das decisões que beneficiaram a família Sarney. O Ministério Público na atual e "travessa" gestão pousa como de "papagaio de pirata" para o governo.

Toda a malha institucional está viciada, contaminada pela mentalidade retrógrada implantada pelo Senador Sarney nos últimos 50 anos. Será preciso esforço hercúleo para separar o joio do trigo.

A tarefa do próximo governante não requer somente experiência administrativa. A prioridade é o restabelecimento dos princípios legais que norteiem a probidade da administração pública.

Cabe ainda ao futuro timoneiro incentivar a independência entre os poderes constituídos. Inegavelmente o atual Presidente da Embratur tem o perfil adequado para essa difícil missão. Que Deus o ajude.


3 comentários:

  1. Anônimo10:40

    Cesar, vc. foi muito feliz em sua síntese sobre o Maranhão, principalmente quando se refere aos poderes constituidos. Somos um Estado de um só poder. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. KD O SINDCHAP? OU MELHOR, DIZENDO (SIND-EDUC) QUE SO SE PRONUNCIA NAS QUESTÕES REFERENTES À EDUCAÇÃO DE CHAPADINHA; SERÁ QUE SÓ EXISTEM FUNCIONARIOS DA EDUCAÇÃO FILIADOS AO MESMO? E PQ O TÃO FALADO SINDCHAP NUNCA SE MANIFESTA COM OS DESCASOS DA GESTÃO PUBLICA REFERENTE AOS FUNC. DA SAUDE DESTE MUNICIPIO QUE SEMPRE SÃO EXCUIDOS/ESQUECIDOS/DESCRIMINADOS POR AMBOS, VEJA UM SIMPLES EX. TODOS OS MESES SÓ RECEBEM SEUS RENDIMENTOS APOS O PAGAMENTO DOS SALARIOS DA EDUCAÇÃO, E ALÉM SEM DATA CERTA PRA RECEBER. ENTRETANTO O SINDCHAP NUNCA SE PRONUNCIOU E PROL DOS MESMOS, EM SIMPLES QUESTÃO COMO ESTA PQ SÃO OMISSOS? E AGORA QUEM PODERÁ NOS DEFENDER? O CHAPOLIM COLORADO? CAROS LEITORES,EXISTE EDUCAÇÃO sem SAÚDE? QUAL O PQ DO DESCASO DO SINDCHAP/GESTÃO PUBLICA DE CHAPADINHA COM ESSES SERVIDORES ?

    ResponderExcluir
  3. Macabeu18:55

    Está tudo dominado, meu caro César, vc diz tudo que gostaríamos que fosse dito, essa é a verdade, os outros poderes que se acovardam e baixam as calças só merecem o nosso desprezos e escárnio. Quero é distancia destes caga-andando.

    ResponderExcluir