20 de dezembro de 2011

MARANHÃO ESTADO DOS PRIVILÉGIOS: TRADIÇÃO, FAMÍLIA E BONS EMPREGOS

Com a ascensão de José Sarney ao governo do Estado(1964), instalou-se um consórcio de famílias no centro do poder. Sarney conhecedor por osmose dos princípios da TFP(1960), fundada pelo deputado federal Plínio de Oliveira cercou-se de Murads, Malufs, Duailibes, Abreus, Zebedeuss e Furucuteus.

De lá para cá outros entraram para a "grande família", como atesta o suplente de senador Edinho Lobão. A bem da verdade com poucos a família Sarney mantém vínculos permanentes. As escolhas são adredemente traçadas de forma a não prejudicar ao patrimônio constituído. 

Roseana Sarney casou-se com Jorge Murad. O irmão, Fernando Sarney, com Teresa Murad. Zequinha Sarney estava prometido para Rosa Murad, mas Lucialice Cordeiro rimava com o dinheiro do BNDES gerenciado pelo pai, Raimundo Cordeiro, o "Cordeirão". Sarney permitiu e o destino desuniu.

O problema do pedigree para os enlaces matrimoniais evoluiu para os jurisdicionados. O número de processos nos últimos anos mudaram o curso da seta de cupido. Agora os Amorim rimam melhor para o sim. Nada melhor que o conforto das togas, ouvindo Vitor & Léo com vista para o Mar.

Malufus, Dualibes são as reservas de carcamanos para serem usadas nas próximas décadas. A prova foi o casamento de Bruno Duailibe com Ana Clara Sarney. Desse omelete é que espera o clã dar prosseguimento a dominação. Só tem um detalhe o povo está cansado e sem feijão no prato.

Quanto aos Abreus, Zebedeus e Furucuteus estes tem prazo de validade. Tudo indica que os Abreus terminam no Procon. A sorte de João Abreu ou "João das Burras" foi ter casado como uma Dualibe. Será se no Maranhão pode-se falar em sistema de castas ou é  a ultrapassada TFP?    


GORDOS, RICOS E ESPAÇOSOS: FAMÍLIA ABREU GANHA NO MA E CURTE NO RJ

A família Abreu é uma destas tradicionais que sucumbiram junto com o clube social Jaguarema. Arrogantes, ricos e espaçosos sempre tiveram cadeiras cativas nos governos dos Sarneys. Estão no mesmo diapasão dos Murads e Dualibes.

João Abreu, conhecido na juventude como "João das Burras" foi Secretário de Saúde e Secretário Chefe de da Casa Civil de Roseana Sarney. É sócio declarado de Jorge Murad no Jaracati Shopping e oculto na "fectoring". É homem de confiança de Jorginho Murad.

Os Abreus são conhecidos playboys na cidade de São Luís. Gastaram parte da fortuna construída honestamente por Walter Picanço de Abreu. Comerciante solidamente estabelecido em São Luís, que começou a mercância como caixeiro.

Este senhor de saudosa memória foi um homem correto nos seus negócios, como atestam todos que com ele estabeleceram relações comerciais e afetivas. Foi exemplo de superação de problemas físicos, mesmo quando não existia legislação específica.  

Agora quanto aos filhos a história é a outra. Nunca colocaram um prego em uma barra de sabão. Sempre foram tratados de forma privilegiada no Maranhão. Adotavam o lema: "Bota na conta do Abreu, se tu não paga, quem paga sou eu".

E não tem só um Abreu na Assembleia Legislativa do Maranhão. O nome do outro é Welton Abreu e está lotado no gabinete do Vice-Presidente Hélio Soares. São primos afastados na linha genética, mas próximos nos negócios com os governos.

Olha aí a esbórnia no Rio de Janeiro.  Daí para as areias quentes de Ipanema é um pulo.

ARNALDO MELO E OS VACAS DE PRESÉPIO

No momento das ameaças de morte feitas por Arnado Melo estavam no ambiente radialistas, jornalistas, blogueiros e seguranças. Todos assistiram a cena estarrecidos diante das  palavras proferidas pelo Presidente da Assembleia Legislativa.

Quase todos tem "boquinha" e alguns como Aírton Abreu "bocão". A preocupação de Herbet Moraes era retirar-me do ambiente para satisfação de Arnaldo Melo. José Raimundo Rodrigues filmava tudo, mas a pedido de Arnaldo Melo não continuou. 

Depois do entrevero todos subiram até o gabinete do Presidente da Assembleia. Queriam prestar solidariedade ao "ofendido" pelo teor das perguntas feitas de forma clara, franca e objetiva, como recomenda a boa regra jornalistica.

O interessante foi observar alguns "jornalistas" e blogueiros sacudirem a cabeça em concordância, a cada argumento pífio e desarticulado de Arnaldo Melo. São nestes momentos que observamos quem tem "garra" ou é pequeno.

Como vacas de presépio agem estes biltres. Em nome de diplomas fajutos é que arrotam competência. A covardia desta raça não me contagiará. A cretinice muito menos. Rogo ao bom deus todos os dias para livrar-me destas companhias.

O que é vaca de presépio?

Antigamente, nas Igrejas, em cima da caixa de esmolas dos pobres havia um presépio. Quando uma pessoa punha uma moedinha, a vaquinha do presépio agradecia, abaixando a cabeça, num gesto semelhante a um "sim". 

Vaca de presépio é gente que só fala "sim"


NOTA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

Requerimento 146/ 2024,aprovado pela Casa e de autoria da deputada estadual Mical Damasceno, se refere à realizaçãode uma sessão Solene, que...