13 de novembro de 2011

AS SETE NOTAS POLÍTICAS


Do povo do Maranhão que tem que aguentar Polícia Militar matando por R$ 10 reais, desembargadora com o sugestivo nome de "Buna" concedendo Habeas Corpus ao assassino Elias Orlando Nunes Filho, a Polícia Civil deixando escapar "entre o$ dedo$" o vereador-homicida Junior do Mojó e o seu comparsa epigrafado, quatro governadores e um destino desgraçado, a governadora em mais uma das "trocentas" cirurgias. Da pena, mas esse é o melhor governo de Roseana Sarney. Qual foi o pior dos piores?

Essa história que Weverton Rocha divide lençóis com o Ministro "Crô" é coisa de "Ré". "Amigo, amiga"? Rapaz, nessa sacanagem toda reviraram os ossos do ex-governador Jackson Lago, que a está altura deve estar dizendo: "eu tenho a alma limpa". Em vida ele costumava dizer: "eu tenho as mãos limpa". Sarney não pega nem em dinheiro, para isso ele usa o cartão corporativo ou de crédito.

MI
"Mi" diz como é que uma pessoa com o "currículo" de Weverton Rocha, consegui tanta ascendência em partido como o PDT. Ou todos fecharam e fecham os olhos, ou olhos e mãos estiveram, estão e estarão sempre abertas.

Faz de conta que só agora veio a tona o passado de Weverton Rocha. Faz de conta que ninguém sabe que o "peça" é filho de Marileide Rocha que enganou até cegos. Faz de conta que os inquéritos desde os tempos da UMES não constavam que a ação do pedetista era de suma importância para a ORCRIM. Faz de conta que nos acreditamos nas justificativas da Lupi e nas afirmações do "bofe".

"Só" acredito que o PDT não sabia e nem participava das "trepeças" de Weverton Rocha se decidir pela sua expulsão do partido. Como ele não se enrolou "só" no Ministério, Governo, Partido ou na UMES duvido que a medida seja adotada. É desta forma que se reciclam lideranças? Quantos Wevertons Rochas podem surgir pelos exemplos de Paulos Marinhos.

Lá vem de velho a conversa de sempre: "eu não sabia de nada, foi o partido quem pagou, minhas mãos são limpas, minha vida é o livro aberto, tá vazando querose". Ninguém aguenta mais tanto cinismo. Chega de hipocrisia ou de pensar que todos são "pedebestas".  

SI
"Si" dona Dilma mostrar que não tem "osso duro de roer" para mordida de "Rottwaitembora", acaba essa folga do Ministro "Crô". "Si" cada vez que um sacana desse for pego "nas asa$ de um avião" ainda ameaçar que não tem medo é melhor transformar a Esplanada dos Ministérios em Bangu I, II,III,IV,V....
 

ATENÇÃO: AERONAVE DESPRESSURIZADA E VAZANDO QUEROSENE

As notícias sobre a classe política maranhense mostram a corrupção no centro, a direita e a esquerda do poder. Restam os idealistas que concentram-se nos partidos radicais e não permitem a aproximação dos viciados..

Existe a esperança de que Flávio Dino governe para o povo. Que o pragmatismo em andamento tenha como objetivo vencer as eleições . Não creio no endosso de um novo "Pacto das Elites" ou na ascensão ao poder da "Geração dos Doutores da Lei".

Sarney acabou como liderança política, mas levou para o sarcófago tudo que estava próximo. Existe uma procissão de espectros em torno do moribundo grupo Sarney. Das outras catacumbas saem os que dizem lhe fazer oposição.

Entre mortos e feridos ninguém se salvou. Para os que não participaram do voo, fica o aviso: aeronave despressurizada e vazando "querose".

12 de novembro de 2011

BLOG DO FRANCISCO ARAÚJO: SER ANTI-SARNEY NÃO ATESTA IDONEIDADE

Algumas carreiras políticas no Maranhão são mantidas graças ao manto sagrado do anti-saneísmo. Com isso, muitos são os que se sentem desobrigados de defender qualquer outra causa, de ter projeto ou princípios. O anti-sarneísmo é posto como recurso de uma autolegitimação e unção de imunidade. Esses seres "especiais" não precisariam fazer mais  nada. Já que tudo é explicado e justificado a partir desse ofício.

Poucos tiveram a coragem, até agora, de dizer que anti-sarneísmo não é suficiente para tornar alguém politicamente melhor que os Sarney. Além disso, ser anti-Sarney não é garantia de idoneidade moral e de competência. O que tem esse anti de próprio e particular? Esse anti tem sido não mais que um marketing pessoal. 

Em boa parte, o anti-sarneísmo é somente o outro lado do sarneísmo, não é a contestação de sua superação, mas sua perpetuação pelo avesso. Não chega nem à condição de alteridade e dele é organicamente dependente. Isto é, não passa de produto puro e completo do mandonismo sarneísta. Carrega a mesma cultura mandonista e reproduz todos os vícios do personalismo, patrimonialismo, nepotismo e clientelismo. 

Porém, tem um lado bem pior, bem mais obscuro: esse anti-sarneísmo de ofício vende a ilusão que é diferente e não aceita a existência do contraditório, na intolerância supera até a matriz (ou matrix). 

Como anti-sarneísta fica fácil para uns, espertos senhores, esconderem sua falta de competência, sua inoperância e ausência de projeto. O doce conforto do ataque sem serviços e proposições. Esses viciosos encapados de anti-sarneísta recorrem à mesma fórmula "romana" aperfeiçoada pelos Sarney: Circo e Circo, pão jamais! 

O que serão dessas pessoas quando o senador Sarney sair de cena? Será que vão armar em cima das assombrações? Vão sobreviver sob histórias de visagens? 

É bastante agudo e visível o estreitamento político do espaço político maranhense. Para iniciar a carreira “política” ou o indivíduo vai apresentar sua lealdade e fidelidade ao chefão ou corre para o manto do anti. Em ambos os casos, fica a desobrigação de qualquer outra qualificação. É a vida fácil! Isso é fazer política na sua  total potencialidade ou é aderir a mediocridade da servidão voluntária?

Isso não é tudo, o problema está ficando pior (isso fica para o próximo post) 

BABADOS E BARBOSAS: A HISTÓRIA E O PROGRESSO DA DIMENSÃO ENGENHARIA

No Maranhão as empresa no ramo de construção civil são pródigas na produção de "novos-ricos". A mina é o governo do Estado. A cada grupo político no poder, novos endinheirados. Eles fazem questão de mostrarem-se.

São os Barbosa da Dimensão Engenharia, Carlos Alberto Pernambucano da Construtora Norte Sul, Fernandão da Edconsil entre outros que lavam a burra a cada governo. Sarneys, Rochas e Lobos patrocinaram as "novas elites".

Recebo em comentários informações detalhadas sobre a evolução da Dimensão Engenharia. Como sempre a história de que chegaram "puxando a cachorrinha". Com os Barbosas da Dimensão Engenharia não foi diferente.

Funcionários da Badius Engenharia, do ex-Prefeito Fernando Fialho, enriqueceram como os patrões. O tráfico de influência foi a régua e a propina o compasso. Dai em diante foi só acertar os passos a cada governo.

Ricardo Murad tem atração por elementos como o mesmo número de "propinotóns". Os Barbosas logo foram reconhecidos como "isótopos". A festa neste governo tem bunda-lê-lê e distribuição de apê.

A "nigrinhagem" com o dinheiro do povo banca as farras dos filhos e netos da corrupção. O fim de todos é igual e na falência. Já assisti muito "novo-rico" ficar pobre de novo.

O termômetro são as colunas sociais, que pela frequência ou ausência expedem os atestados. "Pobre-rico" ou "rico-pobre". PH é conhecido como "O Estripador".  "Fina Estampa"  volta ao "Atacadão Itareque".


   

VEJA: REVELAÇÕES DO VOO DA MORTE ADIAM REUNIÃO DO PDT NO MARANHÃO

A Revista Veja comprovadamente pauta suas publicações na independência. As investigações atingem aos corruptos sem enxergar  cor partidária . Vivos e mortos estão expostos ao escárnio popular.

No final de semana a publicação vai "no osso". Revela Lupi a bordo de um jatinho alugado pelo dono de uma rede de ONGs. Tripulantes: Adair Meira, Lupi, Weverton Rocha, Ezequiel Nascimento e Jackson Lago.

"O voo da morte" tinha comitiva com interesses entrelaçados. O dono das ONGs que patrocinou a confraternização , ganhou contratos com o Ministérios mesmo respondendo por irregularidades na pasta.

Na outra ponta o corretor de propinas Weverton Rocha, o Secretário de Políticas Públicas e Emprego, Ezequiel de Sousa Nascimento, o Ministro Carlos Lupi e o então governador Jackson Lago.

Era o Ano de 2009, o governador Jackson Lago percorreu 7 Municípios do Maranhão- sempre sete. O objetivo do périplo era o lançamento de um programa de "qualificação profissional".

Mais tarde a revelação de que Adair Meira, chefiava uma rede de ONGs conveniadas com o Ministério do Trabalho. Weverton Rocha estabelecia o percentual de propinas(5% à 15%) e redistribuía aos propô-beneficiados. 

No famoso disse-não-disse contradições em profusão. Weverton Rocha disse que quem pagou o aluguel do reluzente King-Air branco foi o PDT . Ezequiel confirmou a presença de todos, mas o Ministro nega tudo.

As revelações tem  duplo esclarecimentos. Para o país fica óbvio que Lupi é "osso de ração", esfarela facilmente. Ao Maranhão a constatação que mesmo revirando-se nos "ossos", Jackson Lago, não evitará a relação pelo pedigree de Weverton Rocha.

Está explicada o adiamento da reunião do PDT. Este voo de pouso tranquilo enterrou pretensões e até os que já estavam mortos. Que a terra lhe seja leve.


CASO ARACAGI:QUEM QUER PEGAR ASSASSINOS NÃO DIZ XÔ!

É muito estranho que só agora o Secretário de Segurança, Aluísio Mendes, tenha tomado as providências para localizar os assassinos Elias Orlando e Junior do Mojó. 

Antes da fuga teatral as declarações asseguravam por 24 horas, o monitoramento dos dois homicidas. Agora como em um passe de mágica eles escafederam, sem deixar qualquer pista. 

Porque o " Sistema Guardião" não funcionou neste caso? Quem comunicou os meliantes da decretação de prisão preventiva? Qual a participação do "organização jurídica" de Bia Aroso no caso?

É nítida a proteção que ambos receberam antes, durante e depois de decretada a prisão preventiva. Como diz o ditado: "Quem quer pegar galinha não diz xô!".

Elias Orlando, Junior do Mojó,"Vadinar dos Inocentes" não foram alcançados pela Polícia dos Sarney. Fosse um inimigo do "Sistema Jurídico-Político-Policial" a "juquira" era certa. O estardalhaço seria geral ou Geraldo?

Com toda essa confusão paga-se 1 mil reais para quem acertar aonde está exatamente a governadora do Maranhão? Veja abaixo as opções abaixo:

a) em trânsito.

b) em transe.

c) em transações para aplicação dos 2 bilhões de empréstimos.

d) em um tributo a José Sarney.

e) há possibilidade de todas as opções, dependendo das transações, transe, trânsito e tributos.

FUGA DE MOJÓ E ELIAS ORLANDO:SE FOSSE COMBINADO NÃO DAVA CERTO OU DEU?

O Maranhão supera Hollywood. O problema é encontrar bandidos. Todos querem ser "mocinhos". As forcas que estão representadas no mundo(Bem e Mal) são manietadas(Maniqueu).

Alguns "Deuses em Corrupção" exercem as mais celestiais funções políticas e judicantes. Aos pobres mortais cabe sentir o peso da sentença como tragédia ou comédia. "Seria mágica ou algo econômico"?

Em o "Nascimento da Tragédia", Nietzsche  explora o contraste entre o racional e o devasso. A seguir aquele que "enterrou o evangelho na cruz" detona o simplismo dos maniqueísta.

Bem e mal convivem no mesmo ser. O que deve prevalecer? Essa é nossa luta diária. A maioria não tem essa preocupação. Matar por dinheiro é a filosofia destes monstros, com quem dividimos assentos.    

Foi desta forma que filosofaram Elias Orlando e o vereador "Junior do Mojó". Quando tiveram as prisões decretadas, já haviam desaparecido rumo a Hollywood ou ao Olimpo dos "Deuses em Corrupção".

O Disque Denúncia  oferece 1 Mil Reais por informações do paradeiro da dupla. Com certeza eles já ofereceram muito mais para "picar a mula". E se forem presos, oferecerão mais ainda para continuarem soltos.

Por falar em "desparecidos" por onde anda "Valdinar dos Inocentes", aquele que matou a família inteira no bairro do Monte Castelo e depois fugiu de Pedrinhas na maior inocência.

Junior do Mojó virou Junior do Mocó.  Se tudo tivesse sido combinado não dava certo ou deu?


 



11 de novembro de 2011

BLOG É COMO FILHO: TEM QUE TER ASSISTÊNCIA, ALIMENTAÇÃO E AFETO

Meses após deixar o Programa "Questão de Ordem" na Rádio Capital montei o Blog. A experiência com a família Rocha ensinou-me a pluralidade das oligarquias. Aprendi que uns tem fome, outros vontade de comer.

Roberto Rocha&Cia são tão crápulas quanto Sarney, com a agravante da sede pelo poder.  Foi está sede que afogou muitos nos "Lagos dos Leões". Dizia Heráclito que "ninguém banha duas vezes no mesmo rio sem sujar-se".

Não tenho garganta para engolir sapos de rochas, mas aprendi a aguardar o momento de juntá-los em um saco só para atirá-los despenhadeiro abaixo. Tenho certeza de que outros em melhor posição pensam igual.

O Blog do Cesar Bello nasceu da necessidade de completar o que havia iniciado na Rádio Capital. Jurei pelo amor do meu filho, Augusto, que continuaria denunciando, inclusive hipócritas como a família dos Rochas.

Manter blog é como cuidar de filho. Assistência, alimentação e afeto são componentes básicos. Estou tendo a grata experiência de cuidar de dois ao mesmo tempo: Augusto e o Blog do Cesar Bello. Paciência eles vão se entender.




FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO: PLAYS AFASTAM BLOGUEIRO DA FARRA

O jornalista Décio Sá é um incorrigível defensor da família Sarney. Seu blog é uma extensão do Sistema Mirante. O departamento de maldades inicia suas orquestrações contra os inimigos naquele espaço alugado.

Nutrido com informações privilegiadas por fontes oficiais e oficiosas, o blogueiro mantém a boa audiência pela na falta de iniciativa inteligente  das oposições, que não se dispõe a integralizar as mídias alternativas.

Como é próprio aos subservientes o escriba eletrônico tem texto fraco, análises parciais e pouco conhecimento da história político-partidária do Maranhão. Sua alienação em termos ideológicos serve como luva aos Sarneys.

Para dar víeis de engajamento, vez por outra faz críticas sob encomendas. A alta sociedade que vive as expensas de Sarney é o alvo alternativo.Quando contrariado ou expurgado das delicias do poder "detona".

Em matéria recente derrama toda sua bílis sobre os playboys que descartaram sua participação em uma farra em São Paulo. Agora como criticar gastos inúteis se são financiados, endossados e avalizados pelos Sarney?

Na realidade a crítica é uma espécie de promoção daqueles que são beneficiados pelas "dispensas de licitações", pelos desvios das verbas públicas e pelo tráfico de influência oriundos do governo da Sarney.

Seria bom que ao mostrar a farra os herdeiros da "Dimensão Engenharia" em São Paulo, Décio Sá informasse que da construção dos Hospitais, UPAS  e outras obras é que "sobra" dinheiro para a compra de um Audio R 8 de  R$  600 mil e um novo helicóptero de R$ 6 milhões.

No fundo eles se entendem. Tudo é mera publicidade com ar de indignação.  Eles pensam o Maranhão entre carros, helicópteros, pernas e bebidas.


.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...