5 de novembro de 2011

WEVERTON E AZIZ LANÇAM CARTLHA DO PDT: COMO CORROMPER DE A À ZIZ

O suplente de deputado federal Weverton Rocha(PDT) agenciava cobrança de propinas de ONGS. As informações são da revista Veja que circula neste final de semana. O Blog do Cesar Bello na sexta-feira(4) alertava sobre o objetivo da carreira "solo" do ex-assessor do Ministro Carlos Lupi..

Weverton Rocha é incorrigível quando o assunto é corrupção, desvios, fraudes e estelionato. Figura carimbada em investigações que envolvem malversação de recursos públicos, responde a processo desde o movimento estudantil. 

Chegou a Secretário da Juventude no governo de Jackson Lago, por influência do ex-Prefeito Tadeu Palácio. Uniu-se por laços familiares ao Secretário de Planejamento Abdala Aziz Santos. Juntos lançaram a "Cartilha do PDT" com o título "Como Corromper de A à Ziz".

Daí em diante tornou-se um "expert" em capacitação profissional . Na Secretaria da Juventude do Maranhão foi apontado em desvios no PROJOVEM. No estertor do governo Jackson Lago foi responsável  pelo pagamento antecipado das obras não executadas no Ginásio Costa Rodrigues.

Foi com esse curriculum que Weverton Rocha assessorou o Ministro do Trabalho. A repetição da conduta criminosa não espanta aos maranhenses. A vaga de deputado federal é para fugir da tramitação normal dos processos que lhe move a Justiça Pública do Maranhão.  

BOMBANDO: A LAVAGEM NO MERCADO IMOBILIÁRIO E NAS UNIVERSIDADES

Roseana Sarney em declaração apoteótica disse que o "Maranhão estava bombando". A imatura declaração usava a linguagem juvenil como marketing. A administração de Roseana Sarney é 90% virtual. Boa parte dos 365 dias dos anos de 2010 e 2011 foram gastos no tratamento de saúde da governadora.

Os problemas não se resumem a saúde física da governante. O que mais prejudica o Maranhão é a incapacidade administrativa e a inaptidão política de Roseana Sarney.  Depois que ela  voltou ao governo o Maranhão só coleciona fracassos em gestão pública.

Além dos piores índices nacionais em educação, saúde, segurança, empregos e renda os escândalos envolvendo a família Sarney - atos secretos no Senado beneficiando familiares e amigos de Sarney, desvios de recursos da Petrobras na Fundação José Sarney, uso particular do helicóptero da Polícia Militar do Estado do Maranhão pelo Senador Sarney entre outras mazelas, envergonharam nosso povo.

Contrapondo-se a "onda de desenvolvimento" vem o atraso na entrega de unidades residenciais na construção civil . Primeiro foi a "Vasconcelos", depois a Cyrela e ninguém duvide do pior.

O governo contraditoriamente apresenta o setor da construção civil, como um dos responsáveis pelo suposto crescimento do PIB do Maranhão em 7% em 2011. 

Nos Estados Unidos a "bolha" imobiliária foi fruto de especulação. Comprava-se uma casa para pagar em trinta anos, com a valorização constante dos imóveis, os tomadores de empréstimos refinanciavam os contratos junto aos banco credores, dando como garantia o próprio imóvel anteriormente financiado . 

O negócio era refinanciar, usar dinheiro para comprar e revender os imóveis com lucro fácil. Muitos tiveram a mesma idéia preguiçosa. Em agosto de 2007 sobravam casas para a venda. Os preços começaram a cair vertiginosamente, pois não tinha mais liquidez (facilidade para  vender).

O Maranhão há 50 anos é o Estado mais pobre da Federação. Tem a renda concentrada na mão de meia-dúzia de apaniguados. O nível de corrupção na esfera pública/privada é um dos maiores do planeta. Inexplicavelmente tem um mercado imobiliário aquecido.

Boa parte do dinheiro desviados das prefeituras municipais maranhenses são utilizados na compra de imóveis. Seguem a mesma fórmulas os recursos provenientes das fraudes, estelionatos, corrupção(ativa e passiva) nos três Poderes do Estado. A "lavagem no aquecido" mercado imobiliário não deixa rastros, mas é fato notório.

A ação da Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Receita Federal dificultou as remessas ilegais para o exterior e a lavagem dentro do Brasil. Como o dinheiro não pode ficar parado, vai em grande parte para o mercado imobiliário ou é investido no setor educacional.  O lucro é certo, tem liquidez e sigilo absoluto.

Os contratos de gaveta são realizados entre pessoas de extrema confiança, sem vínculos familiares ou profissionais o que torna impossível  delação premiada, confissão voluntária ou coisa do gênero. Imóveis, Escolas e Universidades são cédulas marcadas pela corrupção.  Não cabe generalizar, pois ainda tem muita gente honesta no Maranhão nestes promissores ramos empresariais.

A crise no Maranhão começou com Sarney governador, continua com a filha governadora e sabe-se lá o futuro que nos aguarda.

 

COISAS DO MARANHÃO: SENADOR REPRESENTA O SUPLENTE 30%

O Poder Judiciário realizou realizou na sexta-feira(4) sessão para comemorar 198 anos de atividades do Tribunal de Justiça do Maranhão. Ministra, juízes, desembargadores e suplentes de senadores foram distinguidos com medalhas. O destoante foi o Senador Edson Lobão representando o filho suplente de Senador Edinho Lobão. Coisas do Maranhão.

O jornal O Estado do Maranhão, na Coluna Estado Maior, em nota com título "Homenagem II" informa que a ministra Eliana Calmon(Medalha de Mérito Timbira) "já declarou vária vezes que chegou ao STJ com o apoio decisivo do então senador Edson Lobão".

Na mesma esteira rolaram Jamil Gedeon, Bayma Araújo, Mílson Coutinho, Jorge Rachid entre outros. Portanto não será novidade que a vaga destinada a OAB pelo quinto constitucional sofra as influências do "quinto dos infernos".

O termo tem origem no período colonial do Brasil e dis respeito a cobrança de impostos pelo Império dos "Portuga". A cobrança correspondia a 20% da produção do ouro na colônia.A ofensa era dirigida aos cobradores de impostos, qua ao exigir o "quinto" ouviam algo como: "Vai buscar o quinto no inferno ". 

Com o passar dos tempos tomou a forma atualmente utilizada, onde "nos" foi substituído por "dos", ou seja "quinto dos infernos". As cobranças dos impostos eram feitas as claras e autorizadas por decretos da Coroa Portuguesa. 

No Maranhão o suplente de senador Edinho Lobão, um dos homenageados é conhecido como Edinho 30%. Caso o influente senador Edson Lobão volte ao governo do Maranhão, o medalhado  Edinho Lobão vai a 50%. 

Voltaremos aos tempos dos "quintos nos infernos" ou dos 50% de Edinho?

4 de novembro de 2011

MILAGRE : O PIB DO BRASIL FICARÁ ABAIXO DOS 3%, O DO MARANHÃO ACIMA DE 6%

A virtualidade do governo de Roseana Sarney beira ao absurdo. Pesquisa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos(Imesc) lançada em 25 de outubro de 2011, revela a estimativa do crescimento do Produto Interno Bruto(PIB) com perspectiva de alta de 6 ,5%. A construção civil e o comércio seriam os responsáveis pelo "boom".

Rubens Sardenberg, economista-chefe da Federação Brasileira de Bancos(Febraban), diz que a soma de todas as riquezas(PIB) do Brasil poderá crescer abaixo de 3% em 2011, menos da metade dos 7% apurados em 2010. A razão é o agravamento da crise na Europa e os efeitos nocivos sobre o crescimento da economia no Brasil.

O surrealismo econômico maranhense é explicado pelo coordenador do Boletim de Indicadores Econômicos, o economista Felipe de Holanda. O "gajo" diz que apesar da instabilidade externa, o Maranhão vive um momento diferenciado com investimentos que totalizam 107 bilhões.

Como tudo do governo da Sarney termina em 7(crescimento em 7%, investimentos de 107 bilhões) a previsão parece história de pescador. Agora um detalhe o nível de endividamento do consumidor maranhense saltou de 53% em julho de 2010 para 74% em julho de 2011. O Alumínio, o minério de ferro e a soja produtos que concentram 97% da pauta de exportações já registram cotação 20% abaixo  em 2011.

O milagre maranhense é mais uma "obra de publicidade" do governo de Roseana Sarney. Nada nesse governo resiste a uma análise mais apurada. A melhor balança comercial é a foto das  sandálias "Carmens Miserians".


PARA RELAXAR NA SEXTA: QUEM PRODUZIRÁ O RÉVEILON DOS 400 CORNOS?

Um colunista social que escreve fresco por duas letras, andava sofrendo pelo dilema da dúvida. Produziria ou não a tradicional festa "caça-níquel" de fim de Ano? Os empresários não tem mais certeza do retorno do investimento ao agradar o xerimbabo dos Sarney. 

O cavaleiro de São Jorge Murad não está disposto a financiar os "lobys" do "esperto".  O Ano de 2012 é eleitoral, desgastar-se com os financiadores de campanha para patrocinar as nababescas viagens do afetado , não agrada "Dom Jorge".

Duas Letras "há" sessenta dias do final do ano, estava praticamente de e com a "Caixa" zerado. As repetidas viagens para a Europa na conta dos construtores e prestadores de serviços do governo da Sarney foram vetadas. Então CK da Ku com os clãs teve a idéia para "amansar" todos.

Como São Luís vai completar em 2012, 400 Anos, CK da Ku com os clãs resolveu criar a noite dos "Quatrocentos Cornos". A decoração de "ponta" é "toda original" do Maranhão.  Tem de todo tipo, cor, credo e profissão.

O destaque ficou para o  "corno vingador", aquele empresário que ao descobrir a amada nos braços de outro, sentou no colo do amante da mulher e em frenético sobe desce, gritava olhando para esposa- "Besta porra, isto é a vingança por me traíres".

Advinha o nome da peça com três letras?     

DILMA DE FORMA INVISÍVEL EMPURRA PARA A CAÇAPA AS BOLAS INDESEJÁVEIS

A próxima bola ministerial que vai para a caçapa tem a cara de Carlos Lupi. Ao ignorá-lo no beija-mão Dilma deixou o recado: "Sai senão eu te detono publicamente". A bomba prestes a explodir  no Ministério do Trabalho revela corrupção e orgias saturnais.

O Ministro do Trabalho já não divide mais os lençóis com assessor Weverton Rocha. Com as investigações Rocha foi deslocado para a Câmara dos Deputados. O objetivo da carreira "solo" de deputado federal é fugir da tramitação normal dos processos que acumula desde a adolescência.

O Brasil consegue produzir corruptos em escala industrial. Ministérios, Governos, Prefeituras Municipais, Secretaria de Governo, Senado Federal, Câmara Federal, Assembleias Legislativas, Câmaras de Vereadores, Tribunais são fábricas deste produto abjeto.

Forjados no propinoduto estes tipos revelam desde cedo propensão para o crime. Frios, calculistas os sociopatas negociam a alma e o corpo pelo poder. Durante algum tempo eles conseguem como no jogo de sinuca esconder-se por trás das bolas. Mais vem o dia da caçapa ou o suicídio político.

Com calma e de forma invisível Dona Dilma vai empurrando todos para a caçapa. Tem uma bola de bigode atracada com outra barbuda. Eles se agarram nos fios de cada um, muito embora já não se acredite mais em fio de bigode. 


POR 10 REAIS A POLÍCIA DE ROSEANA MATA, ARRASTA E O POVO APLAUDE

O  pedreiro José Ribamar Vieira Batista em tresloucado gesto evadiu-se de um posto de gasolina sem pagar. Perseguido pela Polícia Militar foi baleado, arrastado e por fim jogado na "gaiola" de um camburão. A desnecessária ação policial demonstra o despreparo e a truculência de grande parte do contingente policial do Maranhão.

Embora o acesso a carreira militar aconteça por concurso, o ambiente é composto no geral por membros com a antiga mentalidade miliciana. Assim o comportamento dos novos adapta-se ao meio composto pela maioria. Com métodos superados e a direção em completo despreparo, a Polícia Militar erra mais taticamente do que acerta com tiros .

O estrito cumprimento do dever legal é interpretado de forma corporativa pelo Comando da PM. O caso em tela comprova que a reação é desproporcional. A agressão não era iminente(prestes a acontecer). A atitude do policial militar foi imoderada. Os limites da ação são inaceitáveis. Há excessos na conduta do agente.

O perigo é que o povo abalado pela insegurança e o medo aplaude a selvageria. Todos pensavam que tratava-se de um perigoso assaltante perseguido pela "briosa". A conduta praticada pela vítima da Polícia Militar é considerada de bagatela. Pela insignificância não causa dano significativo ao patrimônio do ofendido.

Segundo a evolução da doutrina a conduta de bagatela não justifica a imposição de pena. Imagina a "pena de morte" em vigor no dia à dia. A falta de Políticas Pública, precisamente de Políticas Criminais leva a esse estágio nas comunidades e dentro da Corporação Militar. O Comandante Geral das Forças de Segurança é o ex-Segurança do Senador José Sarney, o Agente Federal Aluísio Mendes.

Enquanto isso nas Salas de Injustiças inauguram-se Fóruns, comemora-se a aproximação do Segundo Centenário da Justiça do Maranhão, o Presidente do Tribunal de Justiça assume o governo. Mas o principal que é pensar a existência do povo maranhense não ocorre, nem na forma cartesiana ou fora dela.

A teoria do "Cogito ergo sun"( Penso logo existo) é coisa para quem não tem o que fazer. Fico imaginando que o Coronel Franklin pensa dessas "baboseiras" que escrevo. Com voz entrecortada e a linguagem da caserna ele justificou a ação. O vídeo amador desmente a versão da Polícia Militar. 

Veja e pense. A próxima vítima pode ser você. Do cantor Gerô ao pedreiro José Ribamar nada mudou. Só tem um José de Ribamar imortal. O nome dele é José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa, no vulgo o ex-Presidente, ex-governador e atual Senador Sarney. Para esse a Polícia Militar cede até o Helicóptero de 16 Milhões.       

3 de novembro de 2011

FINA ESTAMPA: INAUGURAÇÃO EM CAXIAS REUNE PEREIRÃO E CREONICE CRISTINA

A inauguração do novo  Fórum de Caxias teve mais audiência do que a novela "Fina Estampa". O governador-desembargador, Jamil Gedeon Neto,  consegui reunir o creme do creme político-judiciário do Maranhão. A nata da nata dos colarinhos brancos deixou atmosfera perfumada entre "Chanel n°5" e Hermès 24 Fauborg. 

A reservadíssima Eliana Calmon preferiu não comparecer ao ambiente que misturava água e azeite. A respeitada dama do judiciário brasileiro só deve participar das comemorações dos 198 Anos do Judiciário Maranhense. Se ela soubesse das histórias que eu conto no livro "Honorários Bandidos" não compareceria.

Pontificaram em grande estilo Fátima Pereirão e Creonice Cristina. Não ocorreram brigas, tudo transcorreu na mais absoluta grã-finagem. Ambas loiríssimas estavam em harmonia no condomínio do poder.

Pereirão que não perde  um primeiro plano exibe sua Luis Vuitton. Creonice Cristina mais discreta esconde-se detrás ombro de Humberto Coutinho.

O governador em exercício é quem não estava muito a vontade. Melina a tudo observa com cara de poucos amigos. A desembargadora Madalena estava firme como uma cerejeira. Esconderam "Vidiga" o idealizador do Fórum.

Esse é o Maranhão que separa  o real do imaginário, que confunde IDH com a antiga AIH. O primeiro é Índice de Desenvolvimento Humano e o segunda Autorização para Internação Hospitalar. Será que depois de estar funcionando vão confundir Fórum com Fora ? Fórum Sarney, Fora Sarney.  



   

O CAPATAZ E OS BENGALAS: JAMIL EM EXERCÍCIO PARA ISENTAR ROSEANA ?

Durante o indigesto rodízio de governadores uma figura se notabilizou como capataz. O Senador licenciado João Alberto mostrou todo seu servilismo à família Sarney. Como uma espécie de "capitão do mato" João Alberto dirigiu todas as posses e tutelou os governadores de plantão.

João Alberto dava ordens, posicionava convidados e comandava os ritos de posse. Todos os governadores que estiveram na "berlinda" não assinaram nada sem sua autorização. Existe a expectativa de que o atual plantonista, por orientação de João Alberto sancione a PEC da Bengala.

O "governador em exercício" acenou neste sentido. Jamil Gedeon Neto disse que irá sancionar quatro leis de interesse do judiciário nesta sexta-feira(4). A PEC da Bengala aumenta de 70 para 75 anos as aposentadorias compulsórias dos servidores públicos.

Os principais beneficiados são desembargadores e ministros na iminência de completarem 70 anos de "bons serviços". Na fila do "último tango em São Luís" togados e laureados ministros umbilicalmente ligados a família Sarney.

A estratégia visa isentar futuramente a governadora "em tratamento". Quando o Congresso Nacional classificar a imoralidade como monstruosidade jurídica, Roseana Sarney dirá que não participou da votação e nem da sanção.

Enquanto isso nos arredores do gabinete palaciano nos Leões, João Alberto, com o olhar rápido e furtivo, alternado a voz entre fina e grossa  é um bisonho espetáculo. Ainda existe capataz porque a maioria das autoridades deste Estado, "não honram as calças que vestem".

O capataz e os bengalas.

EDSON LOBÃO O CLONE DO AMIGO DA ONÇA