29 de outubro de 2011

PSB ENQUADRA "RIBAMAR PESÃO" E COLOCA "BOB ROCHA" DE MOLHO

Acompanhei o 14° Encontro Estadual do Partido Socialista Brasileiro(PSB) na Assembleia Legislativa. Surpreendeu-me  a participação espontânea das delegações de dezenas de cidades maranhenses. Outro fator saudável foram as divergências de encaminhamentos para as eleições municipais em 2012.

Reunião de partido político sem discussões lembra os tempos da ARENA e PDS, jocosamente chamado de Partido do Sim Senhor.   Tudo era previamente ajustado, nada fugia a pauta estabelecida e de agrado do regime militar.

Sarney comandou os dois partidos que apoiaram incondicionalmente os militares plantonistas na Presidência da República. Antônio Carlos Magalhães, Marco Maciel, Jarbas Passarinho, Ibraim Abi Haikel controlavam junto com Sarney  a vida partidária brasileira.

Nos dias atuais os Diretórios Nacionais ainda intervém nas decisões Estaduais. Recentemente o Partido dos Trabalhadores do Maranhão passou pela vexatória situação . O PSB também teve de engolir suas "rochas" no diretório de São Luís, por conta de uma fatura chamada Ana Arraes paga à José Sarney.

Ocorre que quando um partido político reúne todos os diretórios do estado, fica muito mais difícil o controle da Direção Nacional. O que vale são as articulações junto aos delegados municipais e a atividade proselitista . Se vão ocorrer intervenções futuras ninguém pode afirmar. Tudo é possível  para Sarney. 

Mas por enquanto, o PSB no Maranhão fica longe das mãos de Sarney. Na reunião deste sábado(29), o ex-deputado Federal José Antônio Almeida foi reeleito Presidente do Diretório Estadual. O deputado federal Ribamar Alves, o Pesão e Roberto Rocha de São Luís não compareceram ao 14° Encontro.

Ribamar Alves e Roberto Rocha não tem liderança dentro do PSB. Ambos sabiam antecipadamente da derrota para o grupo do ex-governador José Reinaldo Tavares. Desarticulados enviaram uma comitiva de Imperatriz para tentar tirar o brilho do 14°Encontro do PSB no Maranhão, mas foi em vão.

O PSB fechou as portas para Sarney, enquadrou o deputado Ribamar Pesão e botou as barbas de Roberto Rocha de molho. Agora é aguardar o choro de "Pesão" para o bigodão.

LOUCURA: NO MARANHÃO DA FAMÍLIA SARNEY ATÉ CHIFRE DÁ CHOQUE

O grave problema da prestação dos serviços públicos é nacional. Ocorre que no Maranhão consumidores e usuários não tem consciência dos seus direitos. Este fato facilita a vida dos transgressores estejam eles na máquina pública ou na iniciativa privada.

A falta de informações soma-se a leniência das autoridades públicas. Por vezes os interesses das instituições fiscalizadoras agrega-se aos dos empresários, que exploram a prestação ou terceirização dos serviços públicos. 

Água, luz e telefone são serviços que beiram o caos. Mas as faturas emitidas mensalmente não admitem atrasos superiores a 15 dias. Os tarifas são as mais caras do Brasil, sem falar nos aumentos constantes como agora pretende Ricardo Murad na CAEMA em 87%.

A família Sarney vendeu a CEMAR em 2003, para a GP Investimentos e posteriormente, a PCP entrou no seu capital e acabou por comprar as ações no fundo. Hoje controla 100% das ações no valor de R$1,9 bilhão. Como se observa compraram por 1 real e lucraram 2 bilhões.

Esta transação escabrosa teve Jorge Murad Junior como principal operador. Na outra ponta outro Jorge, que mais "Pontual" não apareceu também. A venda irrisória produziu lucros astronômicos . Ficaram propositadamente na CEMAR, membros da máfia como Jorge Leite Soares na Relação com Investidores.

Jorge Leite Soares é aparentado de José Sarney e funciona como um gerente da família dentro da CEMAR. A presença na sintomática Diretoria de Relações Institucionais permite fatiar os lucros com base em acordos passados.

Enquanto a família Sarney vende o patrimônio Maranhão a preço de banana, a CEMAR presta serviço de "quinta categoria". Não adiantam reclamações mesmo "a distância", nem tão pouco ações judiciais. Fiscalização, multas ou coisas do gênero são "piadas de camarão".

Segundo o contador de "causos", Jorge Leite Soares, qualquer problema na "Justa ou no Judiciaró", "Fefé" resolve.  Fiscalização? "O Camarão é nosso" arrota o cônsul franceses no Maranhão.

O bom mesmo é ler suas historinhas para "boi dormir" aos domingos no Jornal "O Estado do Maranhão". Mas boa mesmo é vê-lo  nas poses com a "Beth Soares" nas colunas do PH.

Eita Maranhão de "pontudo" e esticado. Se duvidar até chifre dá choque.


 

28 de outubro de 2011

CEMAR É UM CASO DE POLÍCIA: MAIS UMA SEXTA-FEIRA NA ESCURIDÃO

ATÉ QUANDO?DIANTE DA PRIMAVERA ÁRABE O MARANHÃO ENGOLE PIPOCA

O controle das instituições no Maranhão é rígido. Nada escapa, o olhar "panótico" impregnou a malha institucional. Centenas de avenidas, ruas, bairros, escolas, prédios públicos levam o nome da família Sarney. O absurdo só tem comparativo com a Bagdá de Sadam ou a Líbia de Muamar Kadafi.

A primavera Árabe aterroriza  os tiranos no mundo inteiro. Talvez a solução fosse "pendurar o último Sarney nas tripas do derradeiro Murad". Mas é o próprio Karl Marx nas teses do Humanismo e da Alienação, quem mostra  o homem como herdeiro do patrimônio cultural da humanidade.  

 O que fazer então em um Estado onde os "intelectuais" são escolhidos pelos dedos sujos de Sarney? O que dizer de uma produção literária que limita-se revelar a presença de Hitler no Maranhão? O ex-Presidente da AML, Joaquim Itapary em artigo intitulado "assim é, se lhe parece" revela com ufanismo o fato.  

A AML e a Fundação José Sarney, coincidentemente tiveram os mesmos presidentes. É como matriz e filial. As escolhas de alguns dos seus membros obedecem ao crivo da subserviência. O último a ser "pendurado nas tripas de Sarney" é Antônio Carlos Lima, o Pipoca.

Figurante do inquérito policial(Operação Boi Barrica) que investigava Fernando Sarney. Antônio Carlos Lima, o Pipoca, era quem marcava a agenda do Ministro Lobão com Fernando Sarney. A esposa do novo imortal era sócia da concubina de Ernane Cesar Sarney, ambas envolvidas nas fraudes da Fundação Sarney.

Como se observa a intimidade com o "Olimpo" requer a imortalidade. Nauro Machado em Pátria do Exílio(Lume Edições) vocifera: Erra um velho nas vielas// Mais sombrias dessa terra// Nessas ruas como celas// Para quem em si se enterra// quando andando vou, indo nelas// Como quem seu inferno erra.

 

27 de outubro de 2011

LICENÇA DE ROSEANA SARNEY VIRA SARAMPO

Roseana Sarney será submetida a cirurgia reparadora no canal lacrimejante. A recorrência das lágrimas pode ser consequência da operação de clipagem de aneurisma realizada em 3 de junho de 2009. A origem do "choro despropositado" será objeto de diagnóstico para verificar-se a necessidade de nova intervenção.

Na época, os médicos  informaram que o aneurisma estava próximo ao nervo ótico e que poderia provocar alguma lesão. A cirurgia de clipagem de aneurisma durou 4 horas e em apenas 48 horas, Roseana Sarney foi transferida da UTI para um quarto de internação.

No dia 8 de junho de 2009, Roseana Sarney, já estava de alta, mas com a recomendação de que não poderia viajar de avião durante pelo menos 15 dias. Após 40 dias afastada do cargo de governadora, Roseana Sarney, reassumiu o governo em 10 de julho de 2009.

Neste período o vice-governador, João Alberto de Sousa, comandou em tese o Estado. Na realidade quem exercia, exerce e exercerá o governo  é Jorge Murad Junior. Durante a estadia de João Alberto no governo em 2009, ocorreram discrepâncias motivadas por ego$, superego$ e instinto$.

No recente pedido de licença por apenas dez dias foi diferente. Transferiram a data do feriado em comemoração ao dia do funcionário público de sexta(28), para segunda(31) . Como terça(1°), é dia de todos os Santos e quarta(2), dia de finados criou-se na prática um feriadão fora de época.  

O interessante é que o Poder Judiciário manteve o feriado na sexta-feira(28). Mais interessante ainda é que na segunda(31), no batente, em pleno exercício da Presidência do Tribunal Justiça, o Desembargador Jamil Gedeon Neto é quem assumirá  o governo.

Como se contagiados por sarampo o vice-governador, Washington Luís e o Presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, também pedirão licença. Qual o medo que ronda a "Casa Mal Assombrada"? O que motiva tanta precaução a ponto de torna facultativo o compulsório? 

Jorge Murad reinará solitário como é do seu agrado. Pelo próprio nome, o Presidente do Tribunal "Jamais" fará sombra ao plantonista do governo.  A "galera" delira, como diz um blogueiro governista. Ledo engano, tem quem pense. 


     

 

ARMAÇÃO: ROSEANA SARNEY QUER COLOCAR AMIGA ÍNTIMA NO TRE

Em curso a operação "Salgueiro" no TRE do Maranhão. Trata-se de um conjunto de forças que pretende emplacar a ex-procuradora do Estado Rosimar Salgueiro na Corte Eleitoral. Rosimar Salgueiro é Procuradora aposentada e  da turma que atravessa as madrugadas no carteado com Roseana Sarney.

A "jurista" é casada com o empresário José Carlos Salgueiro, o casal pif-paf sócios do empreendimento USIMAR EMPREENDIMENTOS AUTOMOTIVOS S/A constam no Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça na condição de apelados. 

Sérgio Muniz e José Carlos Sousa e Silva devem deixar o TRE na próxima terça-feira(1). Como o biênio dos dois encerra em finados e até o momento a Presidente Dilma não se manifestou sobre a recondução, ambos sentem-se embalsamados e cheirando a formol.

De acordo com o entendimento dos "pretórios" se em dez dias a Presidente não se manifestar, Sérgio Muniz e José Carlos Sousa e Silva serão substituídos por Rosimar Salgueiro e Francisco Ramos.

Eita Maranhão, mas como diria o Padre "O que se há de fazer em uma terra em que o sal não salga e a terra  não se deixa salgar". Olha a Salgueiro aí gente.

   


ACENDEU A LUZ VERMELHA: ROSEANA SARNEY CORRIGIRÁ ANEURISMA

Roseana Sarney poderá submeter-se a pequena cirurgia reparadora em São Paulo. A governadora reclama desde a clipagem do aneurisma de lacrimejamento constante no olho esquerdo. As fortes dores de cabeça, vômitos e perda da consciência durante voo recente  acenderam a luz vermelha.

 

A clipagem separa o aneurisma da corrente sanguínea. A bolsa é "amarrada" por dispositivos que lembaram grampos. Essa técnica protege o vaso e, mesmo que a bolsa venha se romper, o sangue continua circulando sem perigo para o paciente operado. Portanto, Roseana Sarney não corre perigo de vida.

Roseana Sarney deverá apenas certificar-se  da ocorrência ou não deste rompimento. Em caso afirmativo, ela gastou uma das sete vidas que temos direito. Isto porque a cirurgia anterior antecipou-se a ocorrência fatídica.

É raro descobrir um aneurisma antes que ele se rompa. Mas Roseana Sarney é monitorada "48 horas por dia". Ela pode e deve valer-se das condições materiais das quais é detentora. Contudo é preciso respeitar  a debilidade física que lhe atormenta desde a adolescência.

Para confirmar o diagnóstico de aneurisma cerebral, são necessários exames como tomografia computadorizada e angiografia cerebral. Esses procedimentos de "alta complexidade", somando-se a cirurgia de clipagem evitam a morte prematura. Eles são caríssimos e inacessíveis aos pobres mortais.  

A governadora prefere não arriscar fazer a pequena cirurgia no Maranhão. Agora imagina se fosse de "alta complexidade". Roseana vai para São Paulo, com certeza e a graça do bom Deus reassumirá o governo no dia 7 de novembro.

Durante o período de 10 dias, o vice-governador Washington Luís, o Macaxeira, assumirá o governo. A propósito, o que é marrom por fora, branco por dentro e sai sangue? A resposta é Macaxeira. E Macaxeira sai sangue ? Enfia que a resposta vem em menos de 10 segundos.



FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...