28 de outubro de 2011

CEMAR É UM CASO DE POLÍCIA: MAIS UMA SEXTA-FEIRA NA ESCURIDÃO

ATÉ QUANDO?DIANTE DA PRIMAVERA ÁRABE O MARANHÃO ENGOLE PIPOCA

O controle das instituições no Maranhão é rígido. Nada escapa, o olhar "panótico" impregnou a malha institucional. Centenas de avenidas, ruas, bairros, escolas, prédios públicos levam o nome da família Sarney. O absurdo só tem comparativo com a Bagdá de Sadam ou a Líbia de Muamar Kadafi.

A primavera Árabe aterroriza  os tiranos no mundo inteiro. Talvez a solução fosse "pendurar o último Sarney nas tripas do derradeiro Murad". Mas é o próprio Karl Marx nas teses do Humanismo e da Alienação, quem mostra  o homem como herdeiro do patrimônio cultural da humanidade.  

 O que fazer então em um Estado onde os "intelectuais" são escolhidos pelos dedos sujos de Sarney? O que dizer de uma produção literária que limita-se revelar a presença de Hitler no Maranhão? O ex-Presidente da AML, Joaquim Itapary em artigo intitulado "assim é, se lhe parece" revela com ufanismo o fato.  

A AML e a Fundação José Sarney, coincidentemente tiveram os mesmos presidentes. É como matriz e filial. As escolhas de alguns dos seus membros obedecem ao crivo da subserviência. O último a ser "pendurado nas tripas de Sarney" é Antônio Carlos Lima, o Pipoca.

Figurante do inquérito policial(Operação Boi Barrica) que investigava Fernando Sarney. Antônio Carlos Lima, o Pipoca, era quem marcava a agenda do Ministro Lobão com Fernando Sarney. A esposa do novo imortal era sócia da concubina de Ernane Cesar Sarney, ambas envolvidas nas fraudes da Fundação Sarney.

Como se observa a intimidade com o "Olimpo" requer a imortalidade. Nauro Machado em Pátria do Exílio(Lume Edições) vocifera: Erra um velho nas vielas// Mais sombrias dessa terra// Nessas ruas como celas// Para quem em si se enterra// quando andando vou, indo nelas// Como quem seu inferno erra.

 

27 de outubro de 2011

LICENÇA DE ROSEANA SARNEY VIRA SARAMPO

Roseana Sarney será submetida a cirurgia reparadora no canal lacrimejante. A recorrência das lágrimas pode ser consequência da operação de clipagem de aneurisma realizada em 3 de junho de 2009. A origem do "choro despropositado" será objeto de diagnóstico para verificar-se a necessidade de nova intervenção.

Na época, os médicos  informaram que o aneurisma estava próximo ao nervo ótico e que poderia provocar alguma lesão. A cirurgia de clipagem de aneurisma durou 4 horas e em apenas 48 horas, Roseana Sarney foi transferida da UTI para um quarto de internação.

No dia 8 de junho de 2009, Roseana Sarney, já estava de alta, mas com a recomendação de que não poderia viajar de avião durante pelo menos 15 dias. Após 40 dias afastada do cargo de governadora, Roseana Sarney, reassumiu o governo em 10 de julho de 2009.

Neste período o vice-governador, João Alberto de Sousa, comandou em tese o Estado. Na realidade quem exercia, exerce e exercerá o governo  é Jorge Murad Junior. Durante a estadia de João Alberto no governo em 2009, ocorreram discrepâncias motivadas por ego$, superego$ e instinto$.

No recente pedido de licença por apenas dez dias foi diferente. Transferiram a data do feriado em comemoração ao dia do funcionário público de sexta(28), para segunda(31) . Como terça(1°), é dia de todos os Santos e quarta(2), dia de finados criou-se na prática um feriadão fora de época.  

O interessante é que o Poder Judiciário manteve o feriado na sexta-feira(28). Mais interessante ainda é que na segunda(31), no batente, em pleno exercício da Presidência do Tribunal Justiça, o Desembargador Jamil Gedeon Neto é quem assumirá  o governo.

Como se contagiados por sarampo o vice-governador, Washington Luís e o Presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, também pedirão licença. Qual o medo que ronda a "Casa Mal Assombrada"? O que motiva tanta precaução a ponto de torna facultativo o compulsório? 

Jorge Murad reinará solitário como é do seu agrado. Pelo próprio nome, o Presidente do Tribunal "Jamais" fará sombra ao plantonista do governo.  A "galera" delira, como diz um blogueiro governista. Ledo engano, tem quem pense. 


     

 

ARMAÇÃO: ROSEANA SARNEY QUER COLOCAR AMIGA ÍNTIMA NO TRE

Em curso a operação "Salgueiro" no TRE do Maranhão. Trata-se de um conjunto de forças que pretende emplacar a ex-procuradora do Estado Rosimar Salgueiro na Corte Eleitoral. Rosimar Salgueiro é Procuradora aposentada e  da turma que atravessa as madrugadas no carteado com Roseana Sarney.

A "jurista" é casada com o empresário José Carlos Salgueiro, o casal pif-paf sócios do empreendimento USIMAR EMPREENDIMENTOS AUTOMOTIVOS S/A constam no Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça na condição de apelados. 

Sérgio Muniz e José Carlos Sousa e Silva devem deixar o TRE na próxima terça-feira(1). Como o biênio dos dois encerra em finados e até o momento a Presidente Dilma não se manifestou sobre a recondução, ambos sentem-se embalsamados e cheirando a formol.

De acordo com o entendimento dos "pretórios" se em dez dias a Presidente não se manifestar, Sérgio Muniz e José Carlos Sousa e Silva serão substituídos por Rosimar Salgueiro e Francisco Ramos.

Eita Maranhão, mas como diria o Padre "O que se há de fazer em uma terra em que o sal não salga e a terra  não se deixa salgar". Olha a Salgueiro aí gente.

   


ACENDEU A LUZ VERMELHA: ROSEANA SARNEY CORRIGIRÁ ANEURISMA

Roseana Sarney poderá submeter-se a pequena cirurgia reparadora em São Paulo. A governadora reclama desde a clipagem do aneurisma de lacrimejamento constante no olho esquerdo. As fortes dores de cabeça, vômitos e perda da consciência durante voo recente  acenderam a luz vermelha.

 

A clipagem separa o aneurisma da corrente sanguínea. A bolsa é "amarrada" por dispositivos que lembaram grampos. Essa técnica protege o vaso e, mesmo que a bolsa venha se romper, o sangue continua circulando sem perigo para o paciente operado. Portanto, Roseana Sarney não corre perigo de vida.

Roseana Sarney deverá apenas certificar-se  da ocorrência ou não deste rompimento. Em caso afirmativo, ela gastou uma das sete vidas que temos direito. Isto porque a cirurgia anterior antecipou-se a ocorrência fatídica.

É raro descobrir um aneurisma antes que ele se rompa. Mas Roseana Sarney é monitorada "48 horas por dia". Ela pode e deve valer-se das condições materiais das quais é detentora. Contudo é preciso respeitar  a debilidade física que lhe atormenta desde a adolescência.

Para confirmar o diagnóstico de aneurisma cerebral, são necessários exames como tomografia computadorizada e angiografia cerebral. Esses procedimentos de "alta complexidade", somando-se a cirurgia de clipagem evitam a morte prematura. Eles são caríssimos e inacessíveis aos pobres mortais.  

A governadora prefere não arriscar fazer a pequena cirurgia no Maranhão. Agora imagina se fosse de "alta complexidade". Roseana vai para São Paulo, com certeza e a graça do bom Deus reassumirá o governo no dia 7 de novembro.

Durante o período de 10 dias, o vice-governador Washington Luís, o Macaxeira, assumirá o governo. A propósito, o que é marrom por fora, branco por dentro e sai sangue? A resposta é Macaxeira. E Macaxeira sai sangue ? Enfia que a resposta vem em menos de 10 segundos.



26 de outubro de 2011

BENGALA ENTRA EM TAVARES E TATÁ DIZ QUE ROSEANA É INCONSTITUCIONAL

Aprovada PEC que prorroga de 70 para 75 anos as aposentadorias dos servidores públicos. Foram favoráveis 30 deputados,  7 votaram contra. O governo antecipadamente sabia da ampla maioria e dos compromissos de alguns "oposicionistas" com a malha funcional corrompida.

Desta forma orientou o governista Edilásio Junior  encaminhar a votação contra a matéria. O objetivo era desgastar aqueles que fazem oposição só ao governo de Roseana Sarney, ignorando o restante dos que dentro da malha institucional exercem o controle da sociedade civil organizada.

O tiro foi certo, a bengala perfurou a incolumidade de Marcelo Tavares. O "líder" da oposição há menos de 48 horas bradava da tribuna da AL pela inconstitucionalidade da estatização da Fundação José Sarney. Quando os interesses envolveram togas e contas,  Marcelo virou Carneiro e votou Tavares.

O problema do Maranhão não é só Sarney, mas a malha institucional viciada, corrompida e sempre em defesa da manutenção dos privilégios. São nestes instantes que fica claro quem realmente quer mudar  mentalidades e práticas políticas.

O neoconstitucionalista Carlos Alberto Millhomem de 74 anos, se arrastou com muita dificuldade até a tribuna. Arfando e do alto de 150 quilos da mais pura gordura, bradava tal qual Marcelo Tavares em dias anteriores: inconstitucional é a fome, a miséria e a falta de segurança pública.

Tatá terminou chamando Roseana Sarney de inconstitucional. A governadora é constitucionalmente  responsável pelas políticas públicas no Estado. Portanto, os índices de fome, miséria, violência, analfabetismo, desemprego, mortalidade infantil, falta de saneamento são frutos de sua irresponsabilidade.

A deputada Nice Lobão foi até o gabinete de Tatá agradecer seu empenho pela aprovação da matéria em 2° turno. Detalhe , Nice Lobão, estava de bengala e disse que vai usá-la contra quem se manifestar "desfavorável a candidatura do Edson". O Edson é o Lobão de 79 aninhos.

O Maranhão em um "museu de grandes novidades". "O futuro repete o passado". O tempo parou em 1900 e bunda. Agora confere de bunda para cá.


    


25 de outubro de 2011

"SAULUS" : O CÓDIGO DA VIDA DE UM SUBSERVIENTE


Hoje foi um dia daqueles dito de "cão". Quando penso em livrar-me dos caninos afiados, deparo-me com o artigo do maior lobista do governo Sarney. Saulo Ramos pela força das influências transformou-se em Ministro da Justiça  e confidente do então Presidente José Sarney.

Mentor jurídico que permitiu a Sarney governar 5 anos, o "enrugado jurista" deixa as azinabradas ceroulas para cativar a conhecida subserviência. Faz defesa da estatização da Fundação José Sarney , mas esquiva-se de opinar sobre o ônus para o Estado em torno de R$ 1.200 hum milhão e duzentos mil reais.

Ultrapassado Saulo Ramos foi buscar no 1° Triunvirato sua inspiração servil. Desinformado ou querendo mal informar apresenta Júlio Cesar, Pompeu e Crasso em disputa política. Ignora o contexto histórico, a informalidade da aliança e os interesses financeiros dos dois primeiros em torno de Crasso.

O erro de Crasso vem de um ego fragilizado semelhante ao de Saulo Ramos. Para ambos a vida só faz sentido pela subserviência. Crasso era o homem mais rico de Roma, mas não tinha influencia política. Financiou Júlio Cesar e Cneu Pompeu.

Pompeu casou-se com a filha de Júlio Cesar, herdando muitas terras. A legislação favorecia aos negócios de Crasso. Júlio Cesar isola-se no centro do poder e elege o genro e o patrocinador cônsules em parceria. No momento certo Júlio Cesar e Pompeu expuseram Crasso e suas tropas a morte.


"Saulus" ao exercitar a subserviência, ignora propositadamente fatos do passados e no presente. O erro de Crasso foi orquestrado por Júlio Cesar e Pompeu. Portanto o crasso(erro) passa a crase(fusão) se é que ele pode entender a contração do genro(Pompeu) com o sogro( Júlio Cesar). 

A catilinária legalista de "Saulus" é minúscula, ante a legitimidade de livrar-se o Maranhão do patrimonialismo sarneysta. Saulo Ramos é "uzeiro e vezeiro" em reescrever a história em causa própria. Quem atesta é Jô Soares que assim se pronunciou no lançamento de Código da Vida.


 

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...