17 de outubro de 2011

QUAL O NOME E ENDEREÇO DESSA BRUTA DA BAIXADA DO MARANHÃO?

AGORA É A CEMAR: FALTA ENERGIA ELÉTRICA NO CENTRO DE S.LUÍS

É de total desrespeito a relação das empresas prestadoras de serviço público com os consumidores do Maranhão.  Água, Luz ou Telefonia são serviços constantemente interrompidos por longos períodos, sem que CAEMA, CEMAR, OI, TIM, CLARO, VIVO apresentem justificativas aos destinatários finais.

Apesar da expressa determinação quanto a natureza contínua dos serviços públicos(artigo 22 CDC), o que se observa no dia à dia é o descaso das empresas prestadoras dos serviços. Não se vê o Ministério Público ou PROCON com atuação regular na fiscalização  e punição dos infratores.

Nesta segunda(17) amanhecemos repudiando o aumento das tarifas de água em 87%, proposto pela CAEMA. A tarde a CEMAR deixou o centro de São Luís a merce das oscilações  da energia elétrica. O problema deve perdurar durante toda a noite como é costume nestes casos.

A governadora assiste a tudo entre vasos de porcelana. Roseana Sarney deveria exigir dos órgãos fiscalizadores atuação constante e punições exemplares. Isso também faz acreditar na proposta de "Tolerância Zero!.

AS SETE NOTAS POLÍTICAS


Da população de São Luís, futuramente obrigada a pagar as contas de água com valor acrescido em 87% . A proposta de aumento está na mesa para autorização da governadora Roseana Sarney.  A justificativa é que a tarifa da Capital é a mais baixa do País. 

O deputado governista Roberto Costa(PMDB)argumenta que o aumento da tarifa possibilitará investimentos  na prestação e manutenção do serviço de abastecimento  na Capital. O nobre parlamentar esquece a histórica relação  CAEMA/CONSUMIDOR, onde a prestação do serviço sempre foi deficitária e o preço das tarifas exorbitante diante qualidade do serviço.

É mais do que retrocesso o que se espelha na orientação do Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, que orienta o Diretor-Presidente da CAEMA, João Henrique Moreira Lima, à esburacar avenidas, ruas e logradouros sob o pretexto de manutenção de serviço de esgotos, logo após a execução das obras de asfaltamento da Prefeitura de São Luís.

Tal atitude só podia brotar de uma mente doentia como a de Ricardo Murad. Roseana Sarney deveria fazer como nas outras ocasiões em que o abuso do Secretário de Saúde comprometeu a sua administração. Não podemos acreditar que essa mentalidade mesquinha tenha sua origem no Palácio dos Leões.

MI
"Mi" diz uma coisa quando é que a CAEMA  prestou bons serviços no Maranhão? Nunca. As tarifas ao contrário do que dizem Roberto Costa e Alexandre Almeida sempre foram altas, independente da prestação do serviço que é péssima. 

Em 30 dias o consumo real(águas nas torneiras) não chega a 50% em São Luís. Existem casos na Capital e no interior  em que há interrupção por mais de 90 dias do serviço de abastecimento de água. Finalizando, "mi" diz se não foi Ricardo Murad, que em entrevista no jornal "O Imparcial" garantiu o aporte de R$230 milhões para a solução definitiva do problema da Adutora São Luís.

Faz de conta que ninguém está percebendo que o aumento da tarifa das contas de água em 87% é para o "Caixa 2" da campanha de Max Barros. Faz de conta que todos os consumidores de água de São Luís querem contribuir para a campanha do Secretário de Infra Estrutura à Prefeito de São Luís. Faz de conta que nós aceitamos o convite para a festa do PACU,onde eles entram com o p. e os consumidores com o c.


Só falta colocar Geografia na campanha de Max Barros para repetir-se as eleições de 1984. No lançamento alguns remanescentes estavam eufóricos, entre eles Benedito Buzar o marqueteiro de Jaime Santana. No sereno a manjada equipe de esponjas de Fernando Sarney composta por Fernando Belfort, Tininho, Toninho Piaçaba e outros vassouras. Na plateia o pé-frio Luís Bucão, acompanhado de Godão, Babão e Helena Bolão.


LÁ 
Lá vem de novo Ricardo Murad com a história de investimentos no setor de abastecimento de água na Capital. Logo no início da sua malfadada administração à frente da SES, o "carcamo" prometeu no estilo que compromete Roseana Sarney, a resolver definitivamente o problema de água em São Luís e no Maranhão.

Quem vê o cabra falando com aquela postura de homem sério e entonação eufórica, bota logo é o balde em baixo da torneira. Ricardo não é mais para falar em São Luís sem levar chupa de laranja nos "olhos". Nós estamos te aguardando nos palanques carcamano sacana.

SI
"Si" Roseana Sarney cair no conto do "Pereirão" e enriquecer Ricardo Murad com o aumento de tarifas, podeir tirando o "cavalo de eleitoral de Max da chuva".

16 de outubro de 2011

MURAD DETONA A CAMAPNAHA DE MAX:TARIFAS EM 87% E O BEIJO NO ASFALTO

Castelo tem um aliado ocasional no núcleo do grupo Sarney, mas não sabe. Trata-se do Secretário de Saúde, deputado licenciado Ricardo Murad. Com a mentalidade da imposição, o "Porco Bravo", desmontou a própria eleição para a Presidência da Assembleia Legislativa. 

Agora, o "Javali", começa a desconstruir todo o processo em elaboração na pré-campanha de Max Barros. A sutileza do lance de Sarney ao projetar de forma mágica o candidato do PMDB na duplicação da BR-135, contrasta com a idiotice de Ricardo Murad em mandar esburacar ruas, avenidas e bairros a pretexto de serviços de esgoto pela CAEMA sob seu controle . 

A população assiste revoltada a ação pré-ordenada da CAEMA. A Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão, sob orientação de Ricardo Murad planeja suas ações somente após a execução das obras de asfaltamento da Prefeitura  nos bairros de São Luís de S. Luís. O "Beijo no Asfalto" terminará por atingir a pré-candidatura de Max Barros.

Ricardo Murad foi denunciado pelo Jornal Pequeno e respondeu de forma raivosa as acusações. O vereador Ivaldo Rodrigues em Carta Aberta à Governadora no mesmo jornal neste domingo(16),  mostra a bílis que se extrai da convivência com Ricardo Murad. 

Sutilmente relembra dos vitupérios de quatro letras, com o qual Ricardo brindou a cunhada e os de cinco como expôs o irmão. As célebres ignomínias não foram esquecidas pelos do povo, mas como provêm da forma mais amarga das ofensas é comum aos civilizados perdoarem o agressor .

Acredito na imensa capacidade do perdão. Penso que Roseana / Jorge multiplicaram o perdão por setenta vezes sete às infâmias do cunhado e irmão. Contudo só posso entender a permanência de Ricardo Murad no núcleo do grupo Sarney por medo ou pena.

Castelo agradece a presença desse aloprado no centro das decisões do adversário. A cada avenida, rua ou bairro que Ricardo Murad mandar a CAEMA esburacar o povo lincará à pré-candidatura de Max Barros. Já não basta mandar aumentar em 87% as tarifas das contas de água ?

Max, tira Ricardo de perto. Conversa com Jaime Santana e reavalia os erros da campanha de 1984. Um deles foi a autoridade de Ricardo Murad nas decisões. Começar uma pré-campanha tutelada pelo "Departamento de Maldades" é um erro primário. Maximiza Max. É bom para ti e melhor para São Luís.





AS BABOSEIRAS DOMINICAIS DE SARNEY: "NÃO TEM CRISE NO MARANHÃO"

Sarney como escritor é um arremedo intragável. Seus personagens literários não superaram o universo provinciano de sua gênesis. Com existência longa e afortunada de vivências históricas falta à Sarney talento. Isso  não se herda, compra ou consegue por influências.

Liturgias e homilias permeiam a obra repetitiva e modorrenta. Do "Norte das Águas" à "Ferrovia Norte-Sul" tudo em todos os aspectos da sua vida é circular, sem inovação. É um conservador inato que fala, lê e escreve com medo. 

Sua biografia a metamorfose melhor escreveria. Regina foi apenas mais uma criação artificial(1). Palmério lhe fez doer a dor moral(2). Ao final(3) como jornalista, Sarney inverte e tem veia ficcional(4). Depois de tanto au(1), au(2),au(3),au(4) se aprende a não rimar na prosa jornalística.

Vejam as baboseiras de Sarney neste domingo(16) no jornal O Estado do Maranhão. CRISE, BRASIL E MARANHÃO: "No Maranhão, no balanço da economia dos estados(1), estamos(2) numa "frase" extraordinária(3) de crescimento e progresso". Modifique a palavra fase por frase para dar sentindo a todo texto. 


   

15 de outubro de 2011

DUPLICAÇÃO: COM DUAS DENÚNCIAS ACATADAS, BIA CONTINUA NO CARGO

O Maranhão tem decisões judiciais que fazem diariamente os ossos dos  finados Clóvis Beviláqua, Pontes de Miranda, Rui Barbosa e Nélson Hungria revirarem nos túmulos . A falta de coerência entre uma decisão e outra, excessivos pedidos de vistas, inexplicáveis alegações de suspeições sugerem "algo de podre na nossa Comarca".

O caso da Prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio, é o mais emblemático entre os que envolvem decisões sobre continuidade de mandatos eleitorais. Bia Venâncio responde com ré em 12 Ações de Improbidade Administrativa e teve duas denúncias  acatadas nas Câmaras do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O "galo" cantou, o passarinho fez "piu-piu", a bezerra cozinhou, mas as togas celestiais não viram motivo para afastá-la do cargo. Aboletada na cadeira de Prefeita, Bia Venâncio paga mais de 30 jornalistas para manterem inoxidável sua blindagem junto a opinião pública . 

Como o ex-Prefeito de Urbano Santos, Abnadab Léda, Bia Venâncio pensa ser reconduzida ao cargo em 2012, comandando a Prefeitura de Paço do Lumiar. Para tanto filiou-se no PSB, fugindo do processo de perda do mandato por infidelidade partidária e financiou o afastamento do atual Vice-Prefeito Raimundo Filho.

O próximo passo é a escolha em 2012, de um vice-prefeito da confiança dos Sarneys. Bia Venâncio, Zequinha Sarney e "Nelmias Sarney" sabem que as  decisões judiciais seguirão o entendimento dos juízes do projeto "Pauta Zero" do CNJ.    

Espera-se no decorrer da penúltima semana do mês de outubro, a decisão do desembargador Marcelo Carvalho que solicitou "ressonância judicial" de Bia Venâncio. O magistrado quer por via de certidões e outros documentos, fazer levantamento real e pormenorizado de todas ações judiciais interposta contra a ainda Prefeita Bia Venâncio.

Vamos aguardar as próximas 24 horas. Do contrário, o caso não se decidirá antes recesso forense de fim de ano. É nesta engenharia de prazos, recursos, razões, contra razões, pedidos de vistas, alegações de suspeições que repousa a certeza de Bia Venâncio em comandar sua própria sucessão em 2012.

É Maranhão, terra do bigodão.

BRUTA DO MORRO DO "ZÉ BOMBOM" POSOU PARA O BLOG DO CESAR BELLO

CAEMA: CAIXA D'ÁGUA VAZIA PARA O POVO, MAS O COFRE CHEIO PARA OS DE SARNEY

A Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão(CAEMA) anuncia aumento de 87% nas contas de água. O deputado Roberto Costa, o Carcarazinho, apoia a inciativa. Em discurso na Assembleia Legislativa lembrou os tempos de "menino" com lata d'água na cabeça, no Lira, Belira e outros qua.

O moço revelou que gostava do "exercício" das Marias. Qualiragem a parte, Dona CAEMA, tem suas contradições. Para o povo as caixas de água estão quase vazias em eterno racionamento. Mas o cofres estão permanentemente aboletados paras os apaniguados do Senador José Sarney.

Itaquê Mendes Câmara transformou água em vinho. O ex-Diretor-Presidente ao deixar a CAEMA montou uma loja de queijos & vinhos. O colunista social Pergentino Holanda um eterno "mamador" divulgava a época a "arte de bem receber" dos Câmaras.

Ulisses Assad apadrinhado por Fernando Sarney foi mais longe do que seu antecessor. "Ula" transformou água em pó e a ele retornou. Neste período PH adquiriu uma mansão no bairro do Calhau apelidada de "República da Lua Azul".  Enquanto a Receita Federal dormia eles tomavam no c.

Nélson Almada Lima afilhado de Jorge Murd foi mais cometido do que os outros. Lima não se dispôs a laranja, mesmo assim responde a processos por contratações irregulares na CAEMA . Na administração de Nélson Almada Lima, PH, empregou a família de cabo(Glorinha Holanda) ao rabo(Nacor Holanda).

De plantão o engenheiro José Henrique Moreira- outro Lima. Indicado por Ricardo Murad, dele não se tem notícias de decantar água em vinhos ou pulverizar os reservatórios da CAEMA . Tudo é lavado por uma tal Ivana, que como uma periquita se segura com o pé(Educação) e come com o bico(CAEMA). Nessa o PH está neutro.

Como se observa em apertada síntese Dona CAEMA não serve aos pobres, mas embriaga os apadrinhados, afilhados, indicados da família Sarney. Do colunismo social ao radialismo marginal todos de mansões, carrões e milhões. Receita Federal neles.


14 de outubro de 2011

MARANHÃO DA FARTURA: FARTA ÁGUA, FARTA ESGOTOS, FARTA SANEAMENTO..........

O governo de Roseana Sarney anuncia aumento de quase 100% nas conta de água em São Luís. O deputado Roberto Costa(PMDB)- aquele que acha o valor do IPTU um absurdo, agora entende que a elevação do preço na prestação do serviço de abastecimento é normal.

O pífio argumento do deputado governista fundamenta-se no baixo valor da tarifa das contas de água. Roberto Costa diz que sem majorar a empresa não pode fazer investimentos no setor de abastecimento e  pagar regularmente as despesas com encargos e a manutenção do serviço

O aumento brutal dos valor das contas de água em 87%, não se justifica, usando o basilar princípio do orçamento em que a receita (tarifa) tem de ser superior as despesas(custeio e manutenção). Isto porque a qualidade da prestação do serviço da CAEMA é historicamente irregular e deficitária.

Sem investimentos e com as despesas de custeio e manutenção previsíveis, nada autoriza o aumento de 87% nas contas dos consumidores domésticos . Trata-se com certeza de mais uma estratégia  para "encher a caixa d'água eleitoral"  de Max Barros e promover a aposentadoria prematura de Ricardo Murad.

Essa é a única "caixa" que deve se manter "cheinha" mesmo depois das eleições de 2012. Ricardo o povo está de olho rapaz. Desse jeito  Max Barros não chega a 10% das intenções de votos. E quem acredita que Ricardo Murad está preocupado com isto?

A MÃO QUE AFAGA É A MESMA QUE DESEJA

A mão que aparece na foto abaixo é de um deputado estadual do Maranhão. O famoso estava assistindo um show de "forró", não se conteve e foi direto na suposta "caixa de joia". Para sua surpresa encontrou dois bagos e um cajado bem grande. Assustado "Vossa Excelência" gritou- égua macho me lasquei.

Os "paparazzi" acompanharam tudo, inclusive o toque na "manjuba" da "moça". Ganha R$ 100 Reais quem descobrir o nome de "Vossa Excelência". Comente, informe, denuncie ou ligue 098-88893129.



DEPOIS DO MORRO "ZÉ BOMBOM: ALUÍZIO MENDES NEM COMO "SONHO DE VALSA"

Localizado no bairro do Coroadinho, em São Luís, o "Morro do Zé Bombom"  é um marco na história da criminologia no Maranhão. A comunidade  vítima da falta de políticas públicas sofre as consequências do descaso do governo.  

O tráfico de drogas tornou-se a atividade mais lucrativa, impondo comportamentos  e ditando selvagens regras de convivência. Como animais famintos traficantes demarcam os espaços pelo uso da força de armas pesadas.

Crimes são cometidos a luz do dia sem que os autores incomodem-se com a identificação pessoal. A vingança é um prato que se come incendiando a casa dos desafetos. Fura-se os olhos de um jovem de 22 anos e cinicamente dizem: "Olhão" faltou luz.

Neste universo macabro vidas inocentes são condenadas desde a existência. Não existe perspectiva de vida e a esperança de dias melhores advém com o uso e tráfico de drogas. Este fascínio atrai famílias inteiras e espalha-se como as drogas no organismo social.

O governo estadual embora constitucionalmente  obrigado, nunca elaborou "Política Criminal" de prevenção e combate a criminalidade. Os Secretários de Segurança e Penitenciária foram escolhidos por critérios pessoais e políticos respectivamente.

A falta de visão de Aluízio Mendes espelha-se na inexperiência de Sérgio Tamer. Diante do quadro crescente da violência urbana o primeiro está mudo e o segundo surdo. A governadora assiste a tudo inerte entre vasos de porcelana no Palácio dos Leões.

Governadora, depois dos episódios do "Morro do Zé Bombom", Aluísio Mendes nem como "Sonho de Valsa". 


CONFIRMADO: DUPLICAÇÃO DA BR-135 VIRA TRAMPOLIM ELEITORAL DE MAX BARROS

Confirmada manobra para beneficiar a pré-candidatura de Max Barros a prefeitura de São Luís. No início da noite de quinta(13) começaram a "pipocar" nos blogs informações orquestradas pelo governo. Todas falseando a verdade davam conta que por pressão de Barros, o DNIT garantira para junho de 2012 a duplicação da BR-135.

A estratégia começou na quarta(12) com o anúncio da viagem de Max Barros ao Planalto Central. Uma grande equipe de mídia acompanhou o Secretário de Infraestrutura a Brasília. Hoje(14) rádios,televisões,  jornais e blogs devem incensar  Max Barros, atribuindo-lhe os "louros" da duplicação da Br-135.  

A maioria dos deputados maranhenses consideraram-se enganados. Durante a semana uma mobilização suprapartidária envolveu parlamentares da base aliada e da oposição, tendo como bandeira a questão da duplicação da BR-135.

O movimento que pretendia acampar no Ministério dos Transportes ficou esvaziado. Orientado, Max Barros, antecipou-se  a todos e reuniu-se com a cúpula do DNIT. Tudo foi adredemente preparado para alavancar a candidatura de Max Barros a prefeitura de São Luís estagnada em 6%.


13 de outubro de 2011

VIAGEM PROMOCIONAL DE MAX BARROS À BRASÍLIA PROVAÇA INSATISFAÇÕES NA AL

A tentativa de promoção do Secretário Max Barros na duplicação da BR-135 provocou um racha na base do governo. A estratégia atropelou os parlamentares governistas que hoje(13) realizaram duas reuniões em separado. De um lado os  incondicionais " maxistas " e do outro aqueles que não querem vincular a duplicação da BR-135 ao projeto eleitoral de Max Barros.

Os "maxista" são liderados pelo Presidente da Assembleia Arnaldo Melo, que não vê manobra alguma na presença antecipada do Secretário Max Barros em Brasília. Questionado pelo titular do blog se toda essa mobilização não tinha o objetivo de alavancar a candidatura de Max Barros, Arnaldo Melo, respondeu de forma lacônica que a Assembleia não trabalha com "factoides". Então tá cheiroso.

Os revoltosos sentem-se "enganados" para usar as palavras de Arnaldo Melo. Argumentam que o projeto eleitoral de Max Barros não pode sobrepor-se a envergadura da duplicação da BR-135 . As reuniões foram monitoradas pelos arapongas de Roseana Sarney na Assembleia Legislativa.

Max Barros viajou levando a tiracolo uma portentosa equipe de mídia. Além dos da Mirante fazem parte da bagagem do "maxista" o "imparcial" Raimundo Borges. Na "tietagem" o filhote Bruno Borges que recentemente filiou-se ao PMDB. "Borginho" é candidato a vereador em São Luís em 2012.

 

DUPLICAÇÃO DA BR-135: VIVA MAX, ELE É BARROS E A ELE VOLTARÁ

Começa a cheirar armação essa mobilização em torno da duplicação da BR-135. No princípio era a falta de verba para hoje tudo poder ser  resolvido pelo verbo. O edital de licitação para o início das obras foi lançado e relançado inexplicavelmente eivado de erros primários. Em seguida vem o cancelamento do processo licitatório sem qualquer explicação técnica.

Revolta geral,  principalmente na Ilha de São Luís a cidade mais prejudicada pelo atraso das obras. Todas as forças políticas são mobilizadas com promessas de marchas e acampamentos no Ministério dos Transportes.

Os quilom-135 juntam-se aos "Sem BR" e  fazem discursos inflamados na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado da República pela duplicação da importante via.

De repente, não mais que de repente o Ministério dos Transportes esclarece o motivo do cancelamento da licitação. Tratava-se de um problema de avaliação do projeto na parte técnica, envolvendo topografia, estudos geológicos, interferências no percurso e outras situações menos ordodoxas.

Do barro da Via Expressa surge o Secretário de Infraestrutura do Maranhão, Max Barros, com ares de "Sassá Mutema". Rádios, televisões, jornais e blogs "bufarinheiros" ou  "caridosos" anunciam a ida do Sr. Secretário para Brasília como prenúncio de solução.

Esse factoide foi engendrado no Planalto Central por "Zé Bandalha" e tem o apoio do Ministério dos Transporte. Na planice  do Maranhão a trama tem as digitais de Carcará e Carcarazinho. O objetivo é criar espaço político para o prefeitável Max Barros no cenário de Brasília com repercussão em São Luís. Como muitos tem verme na cabeça, o gosto ou cheiro do "Barros" parecerá filé de "Dino assaudo".

Vou tratar de tomar nesta quinta(13) secnidazol dose única do genérico. Serve para todo tipo de lombriga. Se não tiver nas farmácias do seu bairro compre pavermina, padrac ou "piula" bombom. Não recomendo comprar no "Morro do Zé Bombom" é morte certa. É bom repetir a dose na outra semana para evitar recaída.   

Como dito no início da postagem, no começo era a falta de verba, para depois o verbo de Max duplicar cem por trinta e cinco. Aqui do meu "pinico" continuo clamando que Max é Barros e ao barro ele voltará.


12 de outubro de 2011

MASTURBAÇÃO: MINISTÉRIO DIZ QUE FREIO NA BR-135 É DE ARRUMAÇÃO

O Ministério do Transporte esclarece que o freio na licitação das obras da BR-135 é de arrumação. O projeto de duplicação apresenta erros gravíssimos que poderiam comprometer a execução da obra, quiça levando-a a sua total paralisação.

Diante do impasse o Ministério chamou o projetista responsável para promover os ajustes necessários e finalmente licitar a esperada obra. O interessante é que o edital foi relançado em 28 de maio de 2011. Ou seja o mesmo edital foi elaborado duas vezes, contendo os mesmos erros. Errar é humano, mas duas vezes é DNIT

A deputada Cleide Coutinho em seu discurso na terça(11) alertava que anteriormente ocorrerá, a seu pedido, audiência pública com a cúpula do DNIT. Naquela oportunidade os representantes do órgão não fizeram qualquer menção as dificuldades técnicas, devido as condições geológicas do terreno e da maciça ocupação da faixa de domínio do traçado da rodovia por diversos tipos de interferência tais como cabeamento óptico e instalações elétricas.

Do lado da pista de quem vai existe 18 km de dormentes de uma ferrovia. Do lado da pista de quem vem, mais furada do que taba de pirulito a tubulação da Adutora Italuís. Presta atenção nessa história de vai e vem e vê se não dá em "saliência".

Ganha um pirulito "Transnordestino" quem souber o nome da ferrovia, dois pirulitos "Eletronorte" quem descobrir o nome da empresa estatal que se beneficia com o cabeamento óptico e linha de transmissão dentro do Campo de Perizes .  

Em parte é preciso reconhecer que é costume no Maranhão oferecer facilidades para depois cobrar dificuldade$. De outra parte é muito estranho somente agora  o DENIT enxergar as invasões na área de domínio, cabeamento óptico, instalações elétricas e os  lençóis freáticos descontínuos.

"Traduzindo uma parte na outra parte" é masturbação cujo fetiche maior são as verbas do Ministério dos Transportes. "Uma parte de mim almoça e janta a outra se espanta". O mal é que não dorme. Na terra de "Ferreira" o espeto é o da "Gular".


O PODER DAS CRIANÇAS E AS CRIANÇAS DO PODER

As homenagens a Nossa Senhora Aparecida juntam-se as prestadas as crianças. Sou devoto da minha mãe e faço tudo para o que resta da vida prolongue-se para meus filhos. Augusto com apenas dois anos é minha esperança desde o nome do local em que mora. A Vila Esperança é atualmente o meu laboratório existencial.

Cresci na Vila Bessa e isso influenciou inicialmente no meu modo de viver. Lev Vygostky advogado e pedagogo russo equacionava o comportamento, somando o meio à história de vida. "O saber que não vem da experiência não é realmente saber". Em psicologia tudo é provável, mas nada é definitivo.

O certo é que  meu pai não se duplicou pela minha existência. Desembargador, austero, metódico vivia de forma tão simples o cotidiano, que lavava e aspirava seu próprio carro. Radioamador por diletantismo detestava atender telefone. Quem o fazia dizia ser "da residência do desembargador Luís Bello". Quando eu atendia falava sem cerimônia  e com desejo " é da casa do desembargador Cesar Bello".

Havia naquela época uma contradição ao vê-lo dedicado ao automóvel e cultuado pela autoridade. Certa vez o pai do Desembargador José Joaquim Figueredo dos Anjos o procurou com seu indefectível terno preto. Trazia os processos e o protocolo de recebimento. Assumi as funções do meu pai promovendo um eterno sorriso dos falecidos.  

O desembargador José Joaquim Figueredo dos Anjos quebrou o sistema de casta do judiciário do Maranhão. Da Vila Bessa para a Rua do Sol muitas coisas e desejos mudaram na minha vida. A história e o meio influenciaram-me  não no sentido da repetição, mas da superação de tudo o que eu já li, vi ou ouvi.

Tornar  "hereditária" a existência pode prejudicar o coletivo. Mas tudo em psicologia é probabilístico. Veja-se os exemplos no Maranhão onde filhos(as) repetem aos pais. Como seria bom se escolhessem outros caminhos em que suas aptidões vicejassem  realmente.




   

SEBRAE : PROJETO MARANHENSE CONCORRE NA ETAPA NACIONAL DO PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR

  Correalização do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, premiação vai ter campeões anunciados nesta quarta-feira (24), durante event...