6 de outubro de 2011

A PROMISCUIDADE DOS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS

Em 1850, nenhum país do mundo ( exceto os Estados Unidos) conhecia  partidos políticos  no sentido moderno do termo: encontravam-se tendências de opiniões, clubes populares, associações de pensamentos, grupos parlamentares, mas nenhum partido propriamente dito.

Em 1950, estes funcionavam na maior parte das nações civilizadas, os outros se esforçavam por imitá-las. A diferença entre o original e a imitação está na autenticidade. Os partidos políticos autênticos tem profunda influência da sua gênese.

Essa é a primordial razão do fracasso dos partidos políticos no Brasil. Infelizmente a fundação de partidos tem somente conotação eleitoreira. Grupos Parlamentares, Comitês, Estatuto, Regimento, Plano de Ação, Calendário de Trabalho não tem função originaria.

No Brasil a primeira tentativa de organizar um partido surgiu em 1893. O Partido Republicano Federal constitui-se para assegurar a eleição de Prudente de Moraes. O PRF teve vida efêmera, desapareceu após cumprir seu objetivo eleitoreiro. 

Em 1913, Rui Barbosa, tentou estruturar o Partido Republicano Federal, mas a entidade sucumbiu com a fracassada campanha. Surge em 1929 a Aliança Liberal de âmbito nacional. Trata-se de uma aliança de governadores para obstar o processo sucessório instaurado no começo da Velha República.

No período 1945/1964, o sistema proporcional associado a irrelevância do quorum mínimo exigido, conduziu a multiplicação do número de partidos. Para evitar a pulverização, os partidos recorreram a constituição de alianças e legendas.

De 1964 à 1979 vigorou o bipartidarismo com a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Era permitido a fundação de novos partidos, mas a exigência de 120 deputados federais e 20 senadores impedia na prática a existência de mais de duas agremiações.

A partir de 1980, com retorno do pluripartidarismo as legendas foram se amontoando sobre siglas. Os vícios que impregnaram as primeiras tentativas ainda persistem. O proselitismo distorcido das origens das agremiações  as conduzem a alianças promíscuas.

Na quarta-feira(5) A Comissão de Constituição e Justiça aprovou o fim das coligações em eleições proporcionais. O argumento de fortalecimento dos partidos políticos parece lógico e coerente, mas só deverá ter validade a partir de 2016.

Enquanto isso não ocorre assistimos a promiscuidade nas trocas partidárias. Quase todas legitimadas pela busca da eleição ou releição. Não se ousa a falar em ideologia nem como ideia em ação. Um século e meio não foram suficientes para fundação de partidos políticos propriamente ditos. 

A PRINCIPAL FUNÇÃO DA CRIAÇÃO DE STEVE JOBS É A LIBERDADE

Steve Jobs não conheceu os pais, criança adotada na mais tenra idade, como adulto colocou o mundo na palma da mão. Ifhone, Iphode, infinitas informações. Contudo a principal função da sua criação é servir como instrumento para a liberdade dos povos.

A morte de Setve Jobs nos faz refletir sobre o uso das informações. Se nos colocarmos a serviço dos poderosos multiplicaremos o arbítrio e a opressão. Por outro lado, a cada vez que por Iflone, Iphode, Iphade ou simplesmente mostramos a verdade acenderemos a chama da liberdade.

O nosso compromisso com Jobs, Einstein, Chapllin, Luther King é reverenciá-los diariamente com a verdade. O primeiro homem a idealizar a construção de um computador foi Charles Babbage em 1821. Bill Gattes fundou a Microsoft e revolucionou o mercado tecnológico e de informações.

É preciso que cada um tenha consciência do seu dever ao usar a criação de Bill Gates e Steve Jobs. Se a serviço da verdade acende uma vela à Deus, se a soldo e pela mentira acende uma vela ao Diabo.

É preciso não esquecer que existem aqueles que acendem uma vela à Deus e outra para o Diabo. São muitos e "caridosos".


   






5 de outubro de 2011

RECADO PARA CARCARAZÃO : QUILOMBOLA NÃO É BOBO

O senador João Alberto começa  a mostrar-se no trato com o povo. Com pose de capataz, o Carcará chegou ao Palácio dos Leões as 10 horas, na manhã de quarta(5). Preocupado que as manifestações dos quilombolas perturbassem o sono de Roseana Sarney, João Albeeeerto questionou as motivações do protesto.

O quilombola Almirandi Costa deu como resposta a violência no campo. João Albeeeerto retrucou dizendo que aquele não era o local apropriado . Em seguida, Carcará em tom de intimidação alertou que eles deveriam respeitar a sede do governo.Ou seria o sono de Roseana?

O bravo quilombola respondeu ao Senador João Albeeeerto que enquanto ele estava preocupado com o descanso e a recuperação de Roseana Sarney, os quilombolas queriam Justiça pela morte do companheiro Vandenilson Braga, vitimado pelos jagunços da grilagem.

João Alberto se irritou, fechou a cara, tentando assim amedrontar o quilombola. Não adiantou, Almirandi Costa culpou o governo pela violência no campo, tachando-os  de irresponsáveis. Carcará mostrou a sua truculência verbal, dizendo que irresponsável eram os quilombolas que ousavam questionar a autoridade do governo.

A propósito encontrei nesta manhã(5) o deputado Roberto Costa, o Carcarazinho na 8a. Conferência Estadual de Saúde, por sinal muito bem organizada. Voltamos a discutir sobre sua postura no domingo(2) na Litorânea, em desrespeito ao Código Brasileiro de Trânsito(Leia matéria "DESPREPARADO: ROBERTO COSTA MULTADO AMEAÇA BLOGUEIRO").

Carcarazão e Carcarazinho pensam que tudo podem, seja contra quilombolas ou contra blogueiros. Eles não nos intimidam com a verbosidade chula e gestos grosseiros próprios dos violentos. O tempo cronológico e político destas duas besta esta chegando ao fim. É só esperar. Eles são aves de arribação.

Não temos pressa: "Eles podem esmagar uma rosa, mas não vai impedir a chegada da primavera".(Ernesto Rafael Guevara)



 

BLOGUEIRO "CARIDOSO" VISITA BACABAL E ESPALHA A SEMENTE DO MAL

Rapaz, depois da visita do blogueiro "Caridoso" à Bacabal o que tem de político passando mal, espantou até o babalorixá  "Bita do Barão". Roseana Sarney apavorada com "alfinetes" na cabeça encomendou ao mestre "Bita" ainda ontem(4) um "Tambor-Corta- Força". A governadora temia a que a ação de vodus lhe perturbassem o sono. 

Bita obediente remeteu via internet a "reza da cabra´preta". O e-mail foi encaminhado para o endereço eletrônico do falecido "Zé Negreiro" no exercício da Presidência da Associação de Macumbeiros Falecidos(AMF). O babalorixá e ex-Vereador Sebastião do Coroado interceptou o e-mail por conta de  empréstimos pós-morte do bruxo do "João Paulo". 

Sebastião do Coroado para garantir parte do Fundo Para Morte (FPM), desviou o e-mail da cabra-preta para sua fiel pagadora, Dona Cotinha do Codozinho, atual Tesoureira da AMF(Associação do Macumbeiros Falecidos). Ocorre que o Presidente da AMF, o ex-Vereador José Cupertino, não entende nada de "intramorte" , trocou tudo e encaminhou  para "quibanda".

O recado saiu todo errado o que era para Agô Pai Oxalá saiu no rumo de Ribamar. Saravá Pai Omulu caiu dentro da Prefeitura de Currupu. Com licença seu Tranca Ruas. Laiorê Seu Exu Caveira bateu no peito de Zé Vieira. O resultado é Zé Viera entubado no Hospital São Domingos.

"Pai Dudu" de Abaitolá pede ao Blog que que publique a "Oração Limpa-Blogueiro '', feita sobre encomenda da sociedade bacabalense para ser ofertada ao blogueiro "Caridoso": " Tuntun Jagatum Galá, Pisca a Punga a Lari Beibe, Pisca a Punga Punga , Sô Lê, Sô Lerê lê Bob, Pisca a Punga a Lari Beibe, Pisca Punga Punga. 

A tradução é : "Blogueiro, Blogueiro tu só pensa em dinheiro. Blogueiro, Blogueiro, Blogueiro cuida com Zé Coveiro, quando ele levantar vai mandar queimar teu traseiro. Blogueiro, Blogueiro tu deixa de ser trapaceiro. Vai com tua ziquizira para lá, para o lado de Carcará.


FAXINA NO MINISTÉRIO PÚBLICO: ELEIÇÃO DA AMPEM SERÁ DECISIVA

A eleição do Conselho Superior do Ministério Público manisfestou a insatisfação da classe com o comando da Instituição. A Procuradora Geral Fátima Travassos foi a grande derrotada no pleito. Os eleitos para o colegiado do órgão são na sua grande maioria, contrários ao modelo de administração atualmente adotado.

Existe dentro Ministério Público visível incomodação com posturas que expõe o "Parquet". A metáfora atribuída ao promotor Juarez Medeiros- "Casa de ferreiro, espeto de pau", descambou para a metonímia com vigor da sinédoque (o todo pela parte, a parte ou a parte pelo todo).

Isso ficou muito claro nas eleições do Conselho Superior do Ministério Público. E deve nas eleições da Associação do Ministério Público (AMPEM-MA) recrudescer ainda mais. O desejo de promover a "assepsia" na cúpula do Ministério Público vem das bases, portanto, trata-se de movimento irrefreável como deveria acontecer em toda a malha institucional no Maranhão.

A propósito da sinédoque os "novos" juntaram-se aos "velhos". Os ungidos em Gabinetes na Capital, mantendo a rede de intriga despertaram a ira dos que sofrem nos grotões. Tal qual nas revoluções democráticas as mudanças se tornam prementes e iminentes.


 "Noiva de Chuc", "Maligna", juntaram-se a "Litlle Purse" para colorir a derrota de forma mais mais amena. Te segura, não de "atravessa" que é só começo do fim. As eleições da AMPEM-MA são decisivas para a faxina no Ministério Público do Maranhão.

ROSEANA TEM SAÚDE DE PORCELANA

Roseana Sarney desde a adolescência enfrenta problemas de saúde. Com o passar dos anos esse quadro agravou-se. Para a retirada de nódulos e pólipos a governadora submeteu-se a várias cirurgias preventivas e reparadoras. 

Entre as últimas intervenções cirúrgicas a mais complicada foi a de "clipagem". O objetivo é evitar o aneurisma cerebral, que se traduz pela dilatação anormal de um vaso sanguíneo no encéfalo. A dilatação é causada por uma falha muscular da parede de uma artéria ou raramente de uma veia do cérebro.

O aneurisma é perigoso, pois ao romper-se no interior do crânio produz o aumento da pressão intracraniana. Como o crânio não tem elasticidade nenhuma, as estruturas do cérebro responsáveis pelos funcionamento dos órgão vitais são comprimidas, ocasionando a morte por parada respiratória.  

Roseana Sarney sentiu fortes dores de cabeça  quando deslocava-se no interior de um helicóptero para Esperantinópolis . Pelo o histórico clínico da Governadora Roseana Sarney poder-se-ia relacionar a dor de cabeça ao ambiente pressurizado da aeronave. 

No entanto a manifestação de vômito atestaria doenças do labirinto ou obstruções intestinais como resposta do organismo a fortes dores. Para evitar maiores surpresas o deslocamento de volta da governadora fez-se em automóvel.

A SECOM anuncia que a governadora manterá a agenda com programação intensa. Roseana Sarney ao agendar entrevista exclusiva com o titular deste Blog para segunda semana de outubro aconselhou-me juízo. Faço das palavras da governadora as minhas.

Roseana tem saúde de porcelana. Que o bom Déus lhe dê muita saúde e longos anos de vida.



4 de outubro de 2011

DESPOLITIZANDO O MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO

O resultado das eleições para  o Conselho Superior do Ministério Público "atravessa de morte" as pretensões da atual Procuradora Geral. O ex-procurador Francisco Barros de Sousa recebeu o apoio maciço da classe com 161 votos.

Raimundo Nonato de Carvalho(156), Regina Rocha (142), Suvamy Vivekenanda Meireles(132), Rita de Cássia Maria Baptista Moreira(131) foram a seguir os quatro mais votados. Doravante passam a compor o Conselho com Selene Lacerda(Corregedora) e Fátima Travassos (Procuradora Geral).

Os promotores mandaram um recado sem Rock nem Rio : "Ei Fátima vai tomar com Nicolau". Eduardo Jorge Hilluy Nicolau (130) perdeu assento por apenas um voto. A deusa da Justiça Themis de Carvalho amargou um "sete um" , ficando na honrosa última suplência.

Em casa de promotor não se faz política partidária nem com espeto, nem com travessos, travecos ou travassos de pau. Ui. 



2 de outubro de 2011

O RECADO SE REPETE: EI SARNEY VAI TOMAR NO C

A geração dois mil mandou Sarney tomar bem no meio do c. Fizeram no Rock Rio o que deveríamos fazer em todas as manifestações públicas no Maranhão. São nestes momentos que o povo pode em conjunto se rebelar e gritar  verdades.

No Maranhão todas as manifestações culturais populares ou não estão garroteadas pela família Sarney. O processo foi desenvolvido ao longo de quase cinquenta anos. Corromperam toda a a malha cultural  por meio das instituições de controle, servindo-lhes cargos e favores nos governos comandados pela família Sarney.

Corroboro com o pensamento de Antônio Gramsci que somente com a mudança da mentalidade faz-se a verdadeira revolução. Os agentes dessa mudança são os intelectuais e um de seus instrumentos mais importantes é a escola. "Todos são intelectuais, mas nem todos agem como intelectuais".

Li no "O Estado do Maranhão" que o jornalista Antônio Carlos Lima, o "Pipoca" inscreveu-se para ocupar a cadeira do imortal Carlos Lima na Academia Maranhense de Letras. Sabidamente o falecido e o candidato a vaga na AML serviram aos Sarneys. De maneira que na estética entre limas e rimas pipoca soa acústico.

Tico do Detonautas não tem apego a forma, mas mandou bem sobre o que pensa de Sarney. A resposta vem sempre de um oráculo sem paciência e despreocupado com a métrica. O recado dos jovens brasileiro para Sarney é curto e grosso: Ei Sarney vai tomar no c.

   

AS SETES NOTAS POLÍTICAS E SETENTA FUTRICAS



Dos maranhenses por não saberem escolher seus representante para  as Casas Legislativas(Câmaras, Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados e Senador Federal). Foi doído ver o Deputado Roberto Costa argumentar que o desconhecimento da lei (Código de Trânsito Brasileiro), anularia multa e a pena  por estacionar seu carro em desacordo com o artigo 182, inciso IV. Certo que é uma ficção jurídica o conhecimento de todas as leis, mas bastava observar a sinalização na extensão da Avenida Litorânea, para entender o caráter obrigatório do estacionamento de forma horizontal.


O Deputado Roberto Costa atracou a ré na litorânea quando argumentou que não existiram campanhas educativas para estacionamentos nas praias. Só para o Deputado Costa refletir em 5 de setembro de 2011, o Jornal Imparcial com o título "Desordem na Orla" inicia uma campanha sobre trânsito, tráfego e estacionamentos  nas praias de São Luís. Durante o transcorrer da ultima semana de setembro, matérias específicas do Jornal o Estado do Maranhão informam sobre as Operações da SEMTUR no combate aos estacionamentos irregulares.

MI
Mi diz uma coisa na administração de Canindé Barros não foi inaugurado o CTA- Centro de Controle em Áreas com o objetivo de orientar o trânsito de São Luís. É só aproveitar o que tem de bom e jogar fora a "espinha de peixe". Para não ter desculpas ou reclamações, basta integrar as informações aos Blogs, noticiários de Rádios Am e Fm e Jornais Televisivos. O CTA funcionava pelo monitoramento do trânsito através de câmara e antenas instaladas nas principais avenidas e cruzamentos de São Luís. Taí Deputado Roberto de  Costa pense nesta proposta e largue dessa obsessão de querer "botar dobradiça em asa de borboleta".


Faz de conta que ninguém sabe que Roberto de Costa quer "do nada" criar fatos contra a administração de João Castelo. Faz de conta que ninguém viu o Informativo do Gabinete de Roberto Costa, em Edição Especial  que ele tenta se promover com a questão do IPTU. Agora se ele teve o cuidado de encartar no Jornal Imparcial e Pequeno, como é que não teve para ler as matérias nos dois prestigiados matutinos sobre as operações coibindo estacionamentos irregulares?


Só o Deputado Roberto de Costa para alegar que o desconhecimento da lei patrocina a isenção de penas e multas. Eu só queria entender como um deputado desconhece o caráter inescusável da lei? Eu só queria saber se o deputado como advogado que é, sabe que a lei tem  o objetivo de atingir a todos(erga home)? Qual a faculdade que ensinou  em contrário para Roberto de Costa?


Lá vem de novo o Marafolia e o faturamento na "diagonal" de Fernando Sarney. Lá nos camarotes VIPS tem a maior concentração de "colarinhos brancos" por metro quadrado. Lá nos camarotes VIPS muitos acertos e coisas engendradas. Será que ela vai estar lá? Vou botar aquela do Timbalada que diz "Olha ela lá. lá. lá" ou a da Máquina "ei, lá vem elaaa a máquina"

SI
"Si" tudo der certo eu não vou contribuir para o enriquecimento dessa cambada que vive de "Marafolia". "Si" eu não me enganar Roberto de Costa vai está nos VIPS, "si' entupindo de "Old Par" e a cada dia com um par. Como tem manobristas o problema para o deputado não é a pista. Com certeza nos domínios dos feudos dos Sarney ele não leva multa. Ademais o Ministro do Turismo Gastão Vieira assistiu a tudo impassível, mas ao estacionar o fez dentro da lei e em obediência a orientação."Si" o Ministro do Turismo cumpre a lei em São Luís, Brasília, Rio de Janeiro ou onde vai, porque Roberto Costa não pode seguir o seu correto exemplo. Cidadão é assim "desmonta" do cargo e cumpre como qualquer um a lei. 

Olha Rose aí gente.

DESPREPARO: ROBERTO COSTA DEPOIS DE SER MULTADO AMEAÇA BLOGUEIRO

O Deputado Roberto Costa mostrou na manhã deste domingo(2) estar despreparado para as funções que exerce. O parlamentar governista estacionou o carro de forma irregular na Avenida Litorânea e realizou uma longa caminhada. Ao voltar foi regularmente multado e tomou ciência da Notificação.

Roberto Costa nervosos e esbaforido procurou o Chefe dos Agentes de Trânsito. Arguiu injustificadamente desconhecer a legislação e a inexistência de campanhas educativas para por fim a forma transversal e irregular de estacionar na Avenida Litorânea. .

O Agente de Trânsito Junior, que chefiava a operação "Litorânea Sem Estacionamento Espinha de Peixe", disse ao Deputado Roberto Costa que apenas cumpria as determinações do Código Trânsito Brasileiro e que a lei entrará em vigor na data da sua publicação.

Roberto Costa esbravejava nervosamente de que não aconteceram campanhas educativas ou avisos sobre a proibição da forma transversal do estacionamento. O Operador de Trânsito Wallace disse educadamente ao deputado que ele poderia arguir todos os fatos que achasse importante dentro do prazo de 15 dias, mas a própria sinalização neste sentido forá disposta há bastante tempo.

Quanto a orientação para estacionar na forma horizontal, os Agentes e Operadores de Trânsito esclareceram que desde as primeiras horas da manhã executavam a tarefa e somente aqueles que não seguiram a orientação foram multados de acordo com o artigo 182, Capítulo XV, inciso IV do Código de Trânsito Brasileiro. A medida tem por objetivo facilitar o fluxo de veículos na Avenida Litorânea.

O titular do Blog acompanhava toda a discussão e compactuava com os argumentos dos Agentes e Operadores de Trânsito. Intervimos por diversas vezes, mostrando que um legislador não poderia ter a despropositada postura e que por razões políticas não deveria agir sem conhecer os fatos na forma real.

Mas quando o informei que vários jornais, inclusive o jornal "O Estado do Maranhão", publicará matéria nesta semana sobre as operações de combate aos estacionamentos irregulares, o Deputado Roberto Costa incomodado com a minha presença e "aporrinhado" com as minhas intervenções , em tom ameaçador disse-me que deveria lhe respeitar como homem. 

Perguntei-lhe se a minha presença o incomodava e as razões da ameaça eram as verdades sobre sua infeliz postura? Minha mãe já com 80 anos de idade amedrontada pela agressividade do Deputado Roberto Costa interviu, pedindo  a seguir que deixássemos o local.

É desta forma que reagem esses trogloditas que se escondem em por trás dos mandatos parlamentares. Sou contra a exploração da vida privada de quem quer que seja, mas tentar promover-se diuturnamente distorcendo fatos para angariar visibilidade política, merece a denúncia na mesma proporção e intensidade.

Quanto a ameaça buscarei a tutela legal, como fiz nos outros episódios que ocorreram constrangimentos. Que de mim não esperem bravatas nem gravatas, apenas o conhecimento dos fatos e obrigatoriamente da lei.

 

MUSEU VIVO DE SARNEY EM FESTA: JOÃO ALBERTO FAZ 79 ANOS

Sarney aliado da ditadura militar castrou várias gerações no Maranhão. Os anos de chumbo impediram o surgimento de lideranças autênticas no Estado, mas o pior mesmo foi o processo de alienação posterior a 1964, sob os auspícios e patrocínio deste Sarney que se apresenta agora como democrata.

A censura somada a escutas dos órgãos de informações impediram a conscientização das novas gerações(1960/1970), do que vinha ocorrendo no Brasil e pelo mundo. O Maranhão neste momento ficou tão distante que poder-se-ia compará-lo a intransponível aldeia "Macondo", do romance "Cem Anos de Solidão" de Gabriel Garcia Marques.

Nos colégios a obrigação da disciplina Educação Moral e Cívica auxiliava a formação "paramilitar". Brasil a Pátria Amada, Ame-a ou Deixe-a. Não se tinha acesso a nenhuma formação ou informação que propiciasse o entendimento real dos fatos.

"Nas ruas, nos campos ou nas grandes construções marchavam indecisos cordões". Futebol e samba formavam a Pátria de Chuteiras e Bundas. Nos iludiram com gritos de gol e pelo "doce balanço do seu balançar".

Foi neste ambiente que proliferaram no Maranhão as lideranças artificiais com José Sarney. Algumas de tão pueris não arriscam-se hoje a continuar a farsa e na exposição do ridículo. Não existe mais o ambiente ditatorial a impor comportamentos e a moldar consciências.

Lembranças dessa ideologia são as do candidato e Coronel Eurípedes Bezerra com o slogan "2223, o amigo de vocês". O grau de politização resumia-se a rimas pobres como a epigrafada. No entanto um dinossauro continua solto, lépido e faceiro.

João Alberto fez 79 anos na sexta(30) e comemorou em Brasília. A festa do museu vivo de Sarney foi distante e não revelou a idade do quase octogenário. Não é antagonismo de gerações, mas como falar em renovação com um discurso que reproduz alienação?


Olha essa dupla de "jacarés" prontos para serem empalhados. João Alberto dando comando é a mesma coisa que Sarney no mando. Esse é o "Maranhão Novo de Novo". Tem jeito não, para eles só a morte. Quem sabe ela não me procure primeiro pela falta da sorte.

 
 


PRIMEIRO DIA DO QUALIFICA MARANHÃO