1 de outubro de 2011

O BLOGUEIRO "CARIDOSO" SARNEIZOU DE VEZ

João Alberto ainda nem botou os pés na Secretaria dos "Aspones" e já cooptou o blogueiro "Caridoso". Para demonstrar fidelidade " Luís Cariri" inventou que o roqueiro "Dinho", tinha elogiado Sarney na Expoema em São Luís. Carcará gostou dos afagos pelo distrato promovido pelo blogueiro e o levou para curtir em Bacabal.

"Caridoso" apresentou para João Alberto os três filhos (Luís Pablo, Neto Ferreira e Hacker Cardoso). Todos são blogueiros de mãos cheias, mas vida de blogueiro é como a de borracheiro. Vivendo de "furos" e com a concorrência grande nada está garantido.

No diálogo João Alberto prontificou-se a arrumar um "carguinho"  para Hacker Cardoso. Na saída recomendou a Caridoso duas "coisitas". Primeiro incensar sua possível candidatura a Prefeito de Bacabal e a segunda precaução na produção de filhos.

João Alberto enfático e modulando a voz entre fina e grossa  alertou  "Caridoso":
__ Luís tu estás com a prole grande.

Caridoso sem saber que prole e família são a mesma coisa, emendou na bucha a recomendação de Carcará:

__Senador, a prole não só esta grande como grossa também.

 

BIGODES NOS OSSOS DE MIGUEL ARRAES: ROBERTO ROCHA NO COMANDO DO PSB

Roberto Rocha é um destes crápulas da política do Maranhão que ainda tem sobrevida pelas influências da família Sarney. Os acordos para a manutenção destes biltres são feitos em Brasília. Sarney sempre usa da influência no Congresso Nacional para conseguir o que quer no Maranhão.

Agora mesmo um "cabo de guerra" foi travado pela direção do PSB no município de São Luís. Roberto Rocha filiou-se ao PSB para cumprir"ordem de missão", com o objetivo de afastar o partido de João Castelo(PSDB).

A direção estadual do PSB engoliu a filiação de"Bob Esponja" e a municipal digeriu a indicação de Roberto Rocha  para presidi-la. O acordo foi determinação do Presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos. Sarney acertou a fatura apoiando antecipadamente Ana Arraes para o TCU. A ministra indicada é mãe do governador de Pernambuco Eduardo Campos.

É desta forma que Sarney faz política. O fisiológico é quem norteia as suas "ideologias". Eduardo Campos como pretende ser Presidente da República passa a condição de cliente sempre em débito com Sarney. O PSB como tantos outros partidos no Brasil tem o carimbo patrimonialista. Nos ossos de Miguel Arraes cresceram bigodes.

Isso é política de "alto nível". Eduardo Campos sabia desde sempre, que precisaria do apoio de Sarney para a indicação da mãe, Ana Arraes para o TCU. Sarney "garroteou" o PSB no Maranhão ao filiar Roberto Rocha no PSB, indicá-lo agora para presidir a comissão provisória municipal. O "cheque mate" vem em 22 de outubro ao emplacar Ribamar Alves na presidência da comissão estadual.

30 de setembro de 2011

MUITOS SÃO CANDIDATOS, MAS É A GENÉTICA QUEM DEFINE OS MANDATOS

Falta menos de uma semana para definição das filiações partidárias. Essa é a época das vacas reconhecerem os bezerros. Todos que possuem potencialidades eleitorais são pastoreados. Uma vez "ferrados" são soltos no pasto. 

Depois vem a seleção natural com base no fenótipo ou seja nas características observáveis. Se estas características eleitorais associarem-se ao material genético herdados dos progenitores(genótipo) nasce um político promissor.

No Maranhão política e genética distinguem entre  ser candidato e  ter mandato. Muitos são convocados ao fazer político, mas é genética quem definirá a maioria dos mandatos. Essa infelizmente é a dura realidade que se produz em torno dos clã e das condotierres no nosso provinciano estado. 

Pipocam os primeiros vagidos no PTC do deputado estadual Edvaldo Holanda. Todos os candidatos a vereadores sentem-se traídos com a candidatura da irmã do deputado federal Edvaldo Junior. "Edvalda Filha" espera ser a mais votada e com os votos da legenda assegurar uma cadeira na Câmara de Vereadores em São Luís.

Edvaldo Junior foi originado nesta mesma proveta, mas agora aparece como um político geneticamente promissor. "Edvalda Filha" nasce como alelo pelo gene do progenitor o deputado estadual Edvaldo Holanda. Aos candidatos do PTC ficará o ônus de bancarem o nepotismo político, carregando o beatificado voto para a legenda.

Essas regras genéticas vigoram em quase todos os partidos políticos do Maranhão. As estruturas partidárias são vergadas no período eleitoral para patrocinarem eleições em famílias. Já não está na hora de acabar com este abuso em nome de pais,  filhos, filhas e de quem os pariu?

JOÃO ALBERTO: QUEM ACHA QUE MORAR CASA DE TAIPA É CULTURAL, NÃO TIRA PALHA DO VIZINHO

Os políticos do Maranhão surpreendem até as "falanges da miséria". João Alberto tempos atrás declarou para que morar em casas de taipa não atestava miséria. João Alberto afirmava que o povo por influências culturais adotara o "estilo miserá" de habitação.

Não é que agora no retorno ao Palácio o "aves raras" quer acabar com os telhados de palha. João Alberto entrou de licença por tempo indeterminado e assume a Secretaria de Projetos Especiais. Como programa inicial a substituição de casas de palha no interior por moradias cobertas de telha.

João Alberto mudou a mentalidade rapidamente ao confrontar os números dos "empalhados" (300 mil casas) com os recursos de 1,8 Bilhão para a execução do programa.

Esse "miserave" é o mesmo que andava nas palafitas de São Luís  enganando o povo com PROMORAR, executado finalmente por Jackson Lago quando Prefeito de São Luís.

O que motiva João Alberto é a exorbitância de valores usados na "Fábrica da Miséria". Quantos já não ficaram ricos combatendo a miséria? Essa sim a única industria lucrativa no Maranhão.


 

29 de setembro de 2011

REPRESENTAÇÃO NO SENADO: DOIS PLAYBOYS E DOIS VELHINHOS

O Maranhão não tem sorte com seus políticos. As Câmaras de Vereadores do Maranhão são verdadeiros estábulos com honrosas exceções. Nas Prefeituras Kabões, Nenzins, Boca Quente, Abnadab Léda. Surama Castro, Soninha Campos, Luíza Rocha, Bia Aroso e por ai vai.

Na Assembleia Legislativa basta citar Carlos Alberto Mil homem, o Tatá. Na Câmara dos Deputados ele, não menos que ele, "Chiquim' Escórcio" e Pedro que fez que foi,mas não continuou e acabou fundido. Tem ainda, Costa Ferreira essa múmia de bíblias nas mãos com 30 anos de "representação".

No senado sujeira prá todo lado. Sujeira de bebê com Clóvis Fecury e Edinho Lobão. Sujeira com cheiro azinabrado pela falta de zinco, com Cafeteira e José Sarney. Dinho por favor manda leite Ninho e Mucilon. Que Maranhão é esse?

Dinho aqui Tatá não respeita a Constituição. Ele emendou a Bengala de Nice Lobão para 75 . O Maranhão vai ficar rico, vamos faturar um bilhão. Refinaria, Marcenaria, Aciaria tudo vem um dia. Que Maranhão é esse? Mas o sangue anda solto//manchando os papeis//documentos fieis// ao descanso do patrão. Que Maranhão é esse?

PLANO PLURIANUAL 2012/2015(PPA) PODE VIRAR PPC(PÉ, PESCOÇO E CABEÇA)

Hoje o governo do Estado do Maranhão promoveu o Encontro de Lideranças. A apresentação do Plano Plurianual 2012/2015 ficou a cargo da própria governadora Roseana Sarney. Foram catalogadas  de forma inovadora 2.272 propostas dos municípios maranhenses.

O Secretário de Planejamento Fábio Godin mostrou a seguir os números para execução deste Plano Plurianual(PPA). Com todas as possibilidades de crescimento e por mais vertiginosas que sejam as condições, o sonho de PPA pode virar PPC (Pé, Pescoço e Cabeça).

Os temores são as de sempre com Receitas menores que as Despesas, Investimentos sem Desenvolvimento e Empréstimos com aplicação dos recurso divergente da forma original dos projetos. Afora o pagamento do juros da dívida Pública que retira 13% todos os meses da arrecadação do estado.

Sem fábricas ou indústrias, agropecuária de subsistência, comércio dependente do funcionalismo público o Maranhão mendiga eternamente por recursos constitucionais. Essa triste trajetória exige muita disciplina na aplicação do dinheiro público. 

O Plano Plurianual , as diretrizes orçamentárias (LDO) e o Orçamento Anual (LOA) são o tripé do Orçamento Público. Em conjunto PPA, LDO e LOA materializam a execução das políticas públicas. As regras rígidas não permitem em tese maquiagens na elaboração e execução.

 As matérias em epígrafe dependem da aprovação das Assembleias Legislativas. Ocorre que na mesma semana que o governo propõe ajustes para o desenvolvimento, os Deputados do Maranhão aprovaram em 1° turno a PEC da Bengala, que prorroga por mais 5 anos as aposentadorias compulsórias.

O "rombo"  que a PEC da Bengala poderá produzir no Orçamento lembra o "lençol de pobre". Se cobre a cabeça, descobre os pés, se cobre os pés descobre a cabeça".  O Plano Plurianual(PPA) pode virar PPC( Pé, Pescoço e Cabeça) para servir de pasto aos dinossauros do serviço público do Maranhão.

INTERNA: COM 4 MORTES POR DIA, ROSEANA DIZ QUE S.LUÍS É SÓ AMOR

Uma Roseana Sarney serelepe foi o se observou nesta manhã de quinta(29) no Multicenter Sebrae. Para começar a governadora do Maranhão chegou ao Encontro de Lideranças, pilotando um modelo de Test-Drive Nissan Leaf. Trata-se de carro com motor elétrico fabricado pela fábrica da Nissan que premiou a governadora como garota propaganda.

No discurso para as lideranças tive a impressão de que Roseana Sarney sofre de autismo. Tudo que ela dizia sobre Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança Pública era de um Maranhão imaginário, vivido somente por ela e compartilhado pelos familiares.

O ponto mais alto foi com os dados referentes a violência. Roseana Sarney sacou uma pesquisa do "cafundó do judas" e teve o despautério de insinuar São Luís como uma das Capitais menos violenta do Norte e Nordeste. 

Logo a seguir os dados da Secretaria de Planejamento mostravam 1.480 homicídios somente em 2011. Jornais e emissoras de rádios de São Luís anunciam diariamente uma média de 4 ou 5 mortes . Não sei as fontes da pesquisas usadas pela Sarney, mas credito-as provenientes da Clínica Lavardiere. Interna.

MAGNO BACELAR E A LÓGICA INCERTA DO GOVERNO DE ROSEANA SARNEY

Roseana Sarney como toda mimada tem os seus "eleitos". Entre eles Luís Fernando Silva e Max Barros são os "meninos dos olhos" da Governadora. Em que pese toda a dedicação da retina dos temíveis olhos verdes da Sarney, ambos amargam baixos índices nas pesquisas das intenções de votos.

A "gov" tem se movimentado muito além da sua rotina. O objetivo é aumentar os espaços políticos dos pupilos. Entrevistas, inaugurações, convenções, confusões marcaram as duas últimas semanas de Roseana Sarney. 

Em momento paralelo o Deputado Estadual Magno Bacelar tem sido um intransigente defensor dos Sarneys. Nada escapa as réplicas e tréplicas de Nota Dez no Plenário da Assembleia ou fora dele. Helicópteros viram carroças ou metaleiros passam a maconheiros.

O engraçado é não ver Magno Bacelar em destaque nas solenidades de reconhecimento. É muito comum nestes momentos vê-lo ou ouvi-lo se "esgoelando" no Rangedor em defesa dos Sarney. Essa lógica incerta parece traduzir o sadismo próprio dos mimados e o masoquismo dos "usados".

Será que como Magno existem outros no "Bacelar"? 

28 de setembro de 2011

O CHEIRO FORTE DE FLÁVIO DINO NOS LEÕES FAZ ROSEANA TRABALHAR

Roseana realizou em seus três governos uma grande obra para o Maranhão- a desarticulação do grupo político Sarney. Mimada, imperativa, intolerante, materialista  e gananciosa não consegui em momento algum firmar-se como gestora, patrocinando  a defecção de valorosos quadros do sarneismo.

Em contrapartida os negócios administrados pelo marido Jorge Murad tiveram progresso espetacular. Remessa de dólares para contas no exterior e aumento desproporcional  do patrimônio pessoal receberam destaque na imprensa nacional e internacional.

Felizmente Roseana e Jorge despedem-se da condição de inquilinos do Palácio dos Leões. Mesmo faltando 3 anos para o "arruma as mala" a $audade já é grande. A solução foi botar o pé nas grossas paredes do Palácio dos Leões e ungir Luís Fernando a condição de candidato a governador em 2014.

O principal oponente da ideia é Edinho Lobão. Lobinho não esconde de "seu ninga", que o pai, Senador Edson Lobão é candidato ao governo em 2014, com ou sem apoio da família Sarney.  Roseana insiste em fazer os "Lobos" engolirem o "cordeiro" Luís Fernando Silva.

Para mostrar disposição e determinação em fazer Luís Fernando Silva governador de proveta, Roseana Sarney durante a manhã desta quarta-feira(29) deu entrevista na Rádio São Luís, minimizando os pífios percentuais do pupilo. Os argumentos evidenciam a falta de modéstia, mas essa é forma real da Sarney.

Incansável como ainda não se tinha visto, Roseana Sarney estará na quinta(30), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana para apresentar o Plano Plurianual (2012 à 2015). O PPA é fruto de proposta colhidas e apresentadas nos "Seminários Municipais" capitaneados por Luís Fernando Silva.

O perfume de Flávio Dino pôr "Amostragem de 65%" não sai do Palácio dos Leões e vem funcionando como "energético" para as pretensões de Roseana Sarney. Quem quiser fazer a governadora trabalhar é só dizer que está sentindo o cheiro de Flávio Dino por perto.


STRESS: ALUÍZIO MENDES NO CORREDOR DA MORTE

A presença de Ricardo Murad(Saúde), Aluísio Mendes(Segurança) e Olga Simão(Educação) obedece a questões domésticas do governo de Roseana Sarney. Como no início do 3° governo o refrão "Tolerância Zero" implicava em austeridade, ao "Triunvirato" caberia a função "Zero à Tolerância".

Olga Simão nunca passou de uma diarista  na Secretaria de Educação do Estado. Pela intimidade com Roseana Sarney outorgava poderes das "Irmãs Cajazeiras" , enquanto cuidava da "diárias" e dos fartos recursos. Cumprida a missão foi "aposentada" sob o compreensível argumento de cuidar da saúde.

Agora é a vez de Aluízio Mendes, que outrora teve a função de proteger Fernando Sarney, das preventivas, provisórias e temporárias.  Como o destino das provas colhidas contra Fernando Sarney foi  o "lixo", Aluízio Mendes perdeu as funções e utilidade doméstica.

Ricardo Murad que parecia o primeiro à ser defenestrado pelo clã, espera no "Corredor Saúde é Vida" a sua hora. Cada Secretário ao cair, repete aos que ficam a frase de Marat a Robespierre- "Tu vais me seguir"


MARANHÃO NA CONTRAMÃO: A PEC DA BENGALA E NICE LOBÃO

Compulsando o livro "Conjuntura Nacional & Geopolítica do Brasil"(Livraria José Olímpio Editora, Coleção Documentos Brasileiros, página 6) de autoria do general Golbery do Couto e Silva, destaca-se o Maranhão no Brasil Colônia já como Estado em 1621. Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás eram Capitanias Hereditárias.

Muitos historiadores interpretam o apogeu do Maranhão somente na fase algodoeira. É um erro desprezar a gênese do  nosso desenvolvimento. Talvez a pesquisa explique as razões variadas do retrocesso, que se espalha por toda malha institucional e poderes constituídos.   

O Maranhão está na contramão, perdeu o bonde da história. O Estado virou motivo de chacota e escárnio entre os demais brasileiros e brasileiras. Tudo em razão da representação política que vive à praticar ignomínias e descalabros a luz dos holofotes.

O Projeto de Emenda Constitucional(PEC Da Bengala) que prorroga as aposentadorias de 70 para 75 anos, fere de morte a Constituição Federal. O endereço dos principais beneficiados são os Desembargadores do Tribunal de Justiça e os Ministros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

O suplente de deputado estadual Carlos Alberto Milhomem, o Tatá, argumenta que causa da polêmica é a desinformação. De fato deputado Tatá, o que falta são informações de todas as ordens. Tivéssemos autoestima e reconhecimento da nossa história não o elegeríamos, nem tão pouco a deputada Nice Lobão.  

27 de setembro de 2011

MAGNO SE RETRATA, MAS CARLINHOS AMORIM ADVERTE-O A NÃO VOLTAR PECAR

O Deputado Magno Bacelar tem se notabilizado na defesa de forma intransigente do Governo e do município de Chapadinha. Todos excessos tendem a serem castigados, repudiados e modificados. Contudo Magno Bacelar teve a virtude de reconhecê-los de forma pública compungido de sinceridade.

O fato de fazer referência ao município de Imperatriz de forma deselegante, motivou a réplica do deputado estadual Carlinhos Amorim. O equilibrado líder do PDT não reagiu de imediato as declarações de Magno Bacelar em respeito ao Regimento da Assembleia.

Magno falava pela liderança do governo e a oposição já esgotará todo o seu tempo. Ontem (26) Carlinhos Amorim mesmo tendo conhecimento da retração de Magno Bacelar, ocupou a tribuna para de forma urbana e civilizada contestar o parlamentar governista.

Carlinhos confessou que foi inquietante ouvir Magno se dirigir a Imperatriz daquela forma em sessão especial. "Refuto essas palavras como fiz com o repórter Roberto Cabrini, do SBT que, durante reportagem. declarou que Imperatriz é a capital da pistolagem".

De acordo com Carlos Amorim, a cidade de Imperatriz encontra-se hoje em uma situação privilegiada,por ser a segunda maior cidade do Maranhão, ter o maior número de habitantes e eleitores e que, ao longo dos anos, muito contribuiu para o crescimento do Estado.

Em conversa com o titular do Blog, Carlinhos Amorim disse que Imperatriz tem um povo ordeiro e acolhedor , sem aversão aqueles que a procuram seja a lazer ou a trabalho. O parlamentar destacou ainda as potencialidades econômicas do município como celeiro de empregos.

O debate retirou o Plenário da monotonia que enclausura os debates entre questões de governo e oposição. Retirando-se os excessos verbais de Magno Bacelar outras questões regionais poderiam enriquecer as temática da Assembleia Legislativa.

Carlinhos Amorim com o olhar desculpou Magno, sob o alertar de que o mesmo não volte a pecar. 

 

CASA CIVI II: JOÃO ALBERTO ESVAZIA AS FUNÇÕES DE LUIS FERNANDO SILVA

O "Tufão Pesquisa Amostragem" precipitou a nomeação do Senador João Alberto no governo de Roseana Sarney. João Alberto foi nomeado ontem(26) para a Secretaria de Projetos Especias com as funções de acompanhar, avaliar e cobrar resultados no governo ou fora dele.

José Sarney foi quem escalou João Alberto para o posto de 1°Ministro no governo da filha. O gesto denota aceno para classe política do Maranhão, sempre desprestigiada nos governos(I,II,II) de Roseana Sarney/Jorge Murad. 

João Alberto vem com "gosto de sangue na boca". Vai  fazer política "até dormindo", e ele sabe em que pese a idade. Com isso as funções de Luís Fernando Silva ficam "desmilinguidas". A "Casa Civil Política" passa a ter como endereço o "Palácio do Carcará".

Luís Fernando Silva doravante administrará a "Casa Civil Administrativa" cujas tarefas ficarão subordinadas as ações da "Casa Civil Política". Fernando Silva tivesse permanecido como Prefeito de Ribamar teria futuro político mais longo. Esse é o problema que advém de estar muito próximo da família Sarney.

Luís Fernando Silva morreu como um bebê na proveta. É mais uma vítima na galeria da ingratidão dos Sarney. Que seu exemplo sirva aos incauto e neófitos na política do Maranhão, ou até os experimentados que se arriscam na intimidade com esses vampiros.


26 de setembro de 2011

IGOR LAGO COMANDARÁ A OPOSIÇÃO NO FUTURO

Um novo desenho começa a esboçar-se no território "geopolítico" do Maranhão. Os próximos dez anos produzirão uma mudança radical nas esferas de poder. Flávio Dino deverá assumir o governo do Maranhão, tendo como opositor o médico Igor Lago que repetirá a trajetória do pai Jackson Lago.

O blog do Cesar Bello pela sua natureza analítica e independência arrisca-se na "premonição". Pode até parecer exercício de teratologia(do grego teratos= monstro+logos=estudo), mas é "geopolítica" com base-se nas relações de poder-política -estratégia.  

O pensamento de Rodolf  Kjellén criador do termo "Geopolítica"(início do séc. XX) fundou-se na obra Geografia Política de Friedrich Ratzel de 1897. Para eles o estado agia como um organismo territorial que mobiliza a sociedade para um objetivo comum.

Hoje outras abordagens costumam ser tratadas como temas relacionados a geopolítica. É desta forma que o estudo da estratégia, da manipulação e ação política que tomam por base os territórios serve a presente elucubração.

Flávio Dino e Igor Lago já demarcaram seus territórios. O primeiro avançou e busca constituir quadros para chegar ao governo e nele manter-se. O segundo apesar do grupo historicamente constituído, tem problemas pela degeneração patrocinada no exercício do governo.

Flávio Dino não tem telhado de vidro, mas jogou pedras no de Igor Lago.  O fato foi praticado no primeiro turno nas eleições de 2010 pelo "Departamento de Maldades" de Dino, ao disseminarem a falsa informação da inelegibilidade de Jackson Lago para as eleições de governador. 

O fato não foi propositadamente digerido por Igor Lago. A partir desse episódio o herdeiro de Jackson Lago justificou a demarcação do seu território para futura ação política. Esses serão os comandantes dos polos de poder nos próximos dez anos. Quem ainda viver verá e quem teimar sucumbirá.

FLÁVIO DINO É O HERDEIRO DO VOTO POPULAR NO MARANHÃO

As últimas pesquisas do Instituto Amostragem dissipam todas as dúvidas quanto as eleições de 2014. Flávio Dino é o herdeiro maior do voto popular no Maranhão. Sua trajetória acadêmica, profissional e política o elevaram a esse patamar tão cobiçado.

Três anos o separam das eleições para o governo do Estado. Com certeza lhe será exigida experiência na administração pública. A Presidência da Embratur deve proporcionar a Flávio Dino visibilidade com a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Mas existe uma pedra no meio do caminho em 2012. No meio do caminho existem várias pedras. É bom não esquecer deste acontecimento na vidas das retinas ainda não experimentadas.

Nunca esqueçam que no meio do caminho tem essa pedra(São Luís). Tem várias pedras no meio do caminho que se encontram nas eleições municipais em todo Maranhão.

O adversário é experiente, experimentado e sagaz. Sarney espera com paciência e peçonha para inocular o veneno que lhe é peculiar. A "grande serpente" está alojada na Lagoa da Jansen, dentro do Sistema Mirante de Comunicação. 

A contra informação produzida diariamente pelos filhotes da "grande serpente" deve ser motivo de atenção. Os dados estatísticos das últimas pesquisas não possibilitam a contradita do Sistema Mirante.

O grupo Sarney está "zonzo" pelos números que dão a Flávio Dino larga vantagem, mas não está nocauteado para aceitá-lo passivamente.   

Atenção, educação, humildade, caldo de galinha e muito trabalho.


25 de setembro de 2011

AS SETE NOTAS POLÍTICAS E ESTATÍSTICAS


De Luís Fernando Silva que no confronto direto com Flávio Dino(64%) amargou pífios 15,15% por cento das intenções de voto. A "taca" fez "Lulu" pensar em parir na inauguração da Maternidade de São José de Ribamar. Tadinho de "Lulu", ainda tá cedo meu preto. Contudo te conforma com 15.15%, pois tem tudo haver com debutantes.

As pesquisas mostram um Lobão recém saído de uma eleição vitoriosa para o Senado(32,73%), agora com 25,46% das intenções de votos para o governo . O retrocesso vem desde a história política ligada a ditadura, que somados ao ambiente familiar sarneista, só lhe permite vitórias em eleições majoritárias com concorrentes da mesma esfera de poder (José Reinaldo e Roberto Rocha). Para 69,31% do eleitorado maranhense, Lobão é puro retrocesso ao representar o continuísmo dos Sarneys.

MI
Mi diz então se a justificativa do recal eleitoral de 2010 vale para Flávio Dino(856,397 dos votos válidos) por que não valeria para Lobão com 32,73%? Se quantificar o percentual de votos teremos quase o mesmo número. Portanto o risco que corre Flávio Dino, também corre Lobão. A diferença e que no embate direto Flávio Dino vai para 62,62 contra pífios 25,46% de Lobão.

Faz de conta que Roseana Sarney chamou os "domesticados" para a entrevista de sexta(23) nos Leões só para falar de progresso no Maranhão. Faz de conta que esse lero-lero de "bombar", "deslanchar" não é para cobrir os efeitos dos números da pesquisa. Faz de conta que a pesquisa da Amostragem não mudou os planos de aposentadoria política de "Nha" Rose.

Só chamando o Padre Bráulio, aquele que Sarney mandou ordenar-se "Papa" na Itália, para fazer a multiplicação dos votos de Luís Fernando Silva. Do contrário ele termina tomando suco daquele pé de maracalho que tem em São José de Ribamar.

Lá vem "de velho", Roseana Sarney com o conversé de aumento do PIB, Refinaria, Marcenaria, Gusa, Ferro-Gusa, Ouro, Prata, Empregos, Oportunidades. Essas manchetes(Imparcial e Estado do Maranhão) entre vasos de porcelanas é só para encobrir a "murrada", que ela tomou do povo com as últimas pesquisas.

SI
"Si" para completar o drama o TSE arrochar o "buriti", apeando Roseana Sarney do governo antes das eleições de 2012, ou o Vice-Governador Washington Luís  meter a "macaxeira" em 2014, adeus Corina.

 

ROSEANA ESPANTADA COM AS PESQUISAS MUDA PLANOS DE APOSENTADORIA

Roseana Sarney chamou na sexta-feira(23) os jornalistas "domesticados" ao Palácio do Leões. O objetivo da entrevista era neutralizar os efeitos dos números das últimas pesquisas, realizadas entre 16 e 19 de setembro pelo Instituto Amostragem para o governo do Estado em 2014.

Flávio Dino dispara com mais de 60% no confronto ao Palácio do Leões contra os sarneistas Edson Lobão e Luís Fernando Silva. Os números são desconsertantes mesmo quando o embate envolve Roseana Sarney. Neste caso Dino ficaria 58,85% contra 26,31%  da Sarney, que sabidamente não pode concorrer ao governo.

A governadora diante da "taca" que lhe impõe os números (Flávio Dino 61.62% contra 25,46% de Lobão ou Flávio Dino 64% contra 15,15% de Luís Fernando) foi obrigada na entrevista a reconhecer o adversário como "fortíssimo". Ela tenta aliviar o impacto dos números, apresentando outras opções como o Ministro Gastão Vieira.

Assustada com o indicativo de que para 76,85 do eleitorado, Flávio Dino representa a mudança e renovação e 69,31% avaliam que Edson Lobão é continuísmo, Roseana Sarney quando questionada sobre aposentadoria diz apenas que "pretende" não mais candidatar-se ao Senado da República em 2014.

Como o fim do inverno no Maranhão em 2011 ocorreu só em setembro: "É pau é pedra é o fim do caminho".

QUANTO MAIS ROSEANA MENTE, MAIS FLÁVIO DINO SOBE NAS PESQUISAS

Quanto mais Roseana Sarney mente, mais Flávio Dino sobe nas pesquisas. Esta relação pode ser observada de forma direta nas últimas pesquisas dos Institutos Escutec e Amostragem- para maiores e melhores informações veja o Jornal Pequeno deste domingo(25). O fato só comprova o processo de conscientização do povo do Maranhão, que não acredita mais nas promessas dos Sarneys.

São Luís é o "tambor" que faz ecoar este sentimento de insatisfação por todo o Estado. A Ilha Rebelde em 2010, apenas puniu falsos oposicionistas pelas condutas criminosas no centro do governo. O fiasco da possível candidatura de Aderson Lago à vereador em 2012, poderá comprovar  mais tarde o que está dito agora 

Roseana Sarney sabe que a ascensão de Flávio Dino ao governo do Maranhão é fato irreversível. As tentativas de desonrar o adversário mostraram-se tão inócuas quanto as de cooptar. Flávio  passa a comandar os destinos do Maranhão tendo São Luís como amostragem.

Enquanto Roseana Sarney dá entrevistas(Imparcial e Estado do Maranhão) entre vasos de porcelanas, anunciando um progresso virtual e inexistente, o povo responde nas pesquisas dando à Flávio Dino 57,9%, das intenções de votos. Não tem jeito que dê jeito, Flávio Dino tá eleito prá governo ou prá Prefeito. 

Como diz o povo: "É Frávio". Para evitar contratempos ele tem Dona Dilma como madrinha.





FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...