6 de setembro de 2011

AGORA FU...: PROMETERAM PETRÓLEO, OURO, PRATA, GÁS E O QUE VEM É LIXO

Rapaz essa Sarneyzada não vale um peido. Prometeram petróleo, ouro, prata, gás, indústria, refinaria, minas, empregos, aumento do Produto Interno Bruto e explosão da Renda Per Capita. Mas o que pode explodir é o Maranhão inteiro com a possibilidade da implantação de uma usina nuclear no Estado.

Roseana Sarney sabia há tempos da substituição da Refinaria e outros investimentos pela usina nuclear. A premonição "o Maranhão está bombando", revela de forma inconsciente o conteúdo guardado. A troca do progresso(refinaria) pela expectativa do medo(usina nuclear) é o que sobra depois de tantas promessas .

A Secretaria de Minas e Energia do governo de Roseana Sarney fez hoje(6) o anúncio catastrófico. A Eletronuclear  negocia com o governo do Estado do Maranhão a doação de uma área gigantesca para a construção de usina nuclear. 

O projeto envolve interesses internacionais e mais uma vez Sarney dispõe o Maranhão. A doação das terras em nome do progresso no passado repete-se no presente em nome sucesso. Passado, presente e o futuro do Maranhão acumulam-se como patrimônio material da família Sarney.

Após a semana da pátria o blog lança duas enquetes. A primeira sobre a instalação da Usina Nuclear no Estado A segunda sobre o projeto que transforma o Maranhão em patrimônio material de Sarney. 

Olha a resposta dos Pernambucanos para o lixo nuclear.


MODELO POLÍTICO ATRASADO PRODUZ DEPUTADOS DESCOMPROMISSADOS

O maior problema do Maranhão é a permanência da família Sarney no poder. Não é pelo domínio exercido ao longo de 46 anos, mas pela mentalidade retrógrada que produz atraso e subdesenvolvimento. Os dados de órgãos oficiais como o IBGE atestam a assertiva.

Pautados no fisiologismo(ações e decisões são tomadas em troca de favores), clientelismo(subsistema baseado na proteção em troca de apoio político) e patrimonialismo(estado em que o público confunde-se com o privado) a família Sarney estabelece relações políticas.

O resultado é o quadro vexatório presenciado e experimentado pelos maranhenses. O que preocupa ainda mais é a geração política que nasce da proveta eleitoral da família Sarney. Descompromissados, alienados da realidade social e existencial do povo pobre do estado, eles se divertem com a fama  parlamentar.

Para provar que o dito é verdade, trago o exemplo do deputado Alexandre Almeida. O jovem parlamentar foi guindado pelos Sarneys ao comando de "Frente Contra o Crack e Outras Drogas". O parlamentar mais ajustado ao cargo seria Raimundo Cutrim, hoje na alça de mira de Roseana Sarney.

Na reunião de ontem(5) na Assembleia Legislativa deputados federais e estaduais  discutiram durante toda manhã e parte da tarde sobre o problema das drogas. Alexandre Almeida não se fez presente, nem justificou a ausência.

Como os critérios de escolha da família Sarney são baseados no modelo ultrapassado, a produção resulta em parlamentares descompromissados ou secretários alienados. Escolhas erradas, pautadas no anacrônico, emperram a roda que moveria a história do Maranhão.

Dizem que Alexandre Almeida estava no PROJAC na Globo, gravando capítulo de Malhação. A produção não deve ser veiculada em decorrência do timbre de voz do parlamentar. Fizeram a dublagem mais o tom ainda continuou fino.



 




   

5 de setembro de 2011

PAPAGAIO COME O MILHO E O PERIQUITO LEVA A FAMA

"Sem sombra de dúvidas" que o Deputado Magno Bacelar é o "defensor-mor" de Roseana Sarney. Magno Nota Dez excede as expectativas e age como se fosse o líder do governo. Na defesa dos Sarney apanhou de norte à sul, de leste à oeste. Corajoso Magno Nota Dez não retirou uma vírgula das declarações pró-Sarney.

Ocorre que a natureza de Roseana Sarney é movida pela ingratidão. Roberto Costa, Tadeu Palácio e Raimundo Cutrim recentemente sentiram o "beijo-escorpião". Quando tentaram reagir já era tarde, estavam expostos a opinião pública e a máscara da família Sarney colada a face.

Nesta segunda(5) foi a vez do abnegado Magno Bacelar ser esquecido. Roseana Sarney chamou à Palácio líderes e vice-líderes do governo para uma reunião de trabalho, mas não convocou o "defensor-mor". Para a minha surpresa ao chegar na Assembleia, deparei-me com Nota Dez na tribuna defendendo José Sarney e o Programa de Saúde do governo de Roseana.

Magno Nota Dez faz lembrar o ditado "papagaio come o milho, periquito leva a fama". Aposto cem contra um, que Magno Bacelar  terá o mesmo destino de Costa, Palácio e Cutrim. Quem viver ainda verá.




"ALTA COMPLEXIDADE": CARLOS MACIEIRA SEM ANESTESISTA DE PLANTÃO

Não demorou nem uma semana para acontecerem as reclamações no "Maior Programa de Saúde do Brasil". O funcionário público Newton Cláudio Monteiro Bello fraturou a clavícula na madrugada da segunda(5) e procurou atendimento no Hospital Carlos Macieira.

Ocorre que até as 9:30 minutos não havia chegado nem um anestesista ao HCM. Roseana Sarney e o fanfarrão Ricardo Murad estiveram por lá fazendo inaugurações e promessas. O atendimento de "alta complexidade" é repetido a todo instante.

No momento que o cidadão precisa fazer uma simples cirurgia não encontra médicos. Não adianta mostrar máquinas, equipamentos de ultima geração, tecnologia de ponta sem que existam médicos. A compra destes equipamento serve como luva cirúrgica para operar no propinoduto.

O caso do funcionário público Newton Cláudio Monteiro Bello é a radiografia do atendimento de "alta complexidade".  Agora imagina o que vai acontecer nos Hospitais dos municípios do Maranhão. O Blog está a aberto para publicar todas as denúncias no atendimento de "alta complexidade".

O Maranhão só terá progresso, desenvolvimento e indicadores positivos, quando o ultimo Sarney for pendurado nas tripas do derradeiro Murad.

FRANCAMENTE: OLGA E ALBERTO É O TRIUNFO DAS NULIDADES

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos do maus, o homem chega a desanimar das virtudes, a rir da honra, a ter vergonha de ser honesto"(Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa,v.41, t. 3, 1941, p. 86).

As nomeações de Olga Simão e Alberto Franco nas pastas da Ciência e Tecnologia e Assuntos Estratégicos reproduzem os critérios de um modelo político anacrônico. Essa mentalidade pautada no fisiologismo clientelista está impregnada no desgoverno de Roseana Sarney.

Não é por falta de quadros na base governista, posto que seria leviano não reconhecer sua existência. O problema é que quem pensa bem no governo é alijado ou tolerado. O próprio Luís Fernando Silva pode estar com seu prazo de validade estabelecido e terminar como o irmão, Fernando Silva, colecionando carros velhos.

Fico imaginando Alberto Franco em uma reunião de Assuntos Estratégicos em Brasília. Olga Simão debatendo com cientistas de nomeada internacional sobre a base de Alcântara. Para quem já foi "Atenas" fica "apenas" a frustração de ver o triunfo das  nulidades.

Segundo Francis Bacon "saber é poder", mas no Maranhão é um estigma, passando seu possuidor a ser visto como perigoso. Um governo que despreza seus intelectuais e castra o desenvolvimento científico não merece credibilidade.

4 de setembro de 2011

SETE NOTAS POLÍTICAS, JURÍDICAS E DOS HOSPITAIS


Daqueles que precisarem das UPAS ou hospitais depois de inaugurados , principalmente no interior do Maranhão. Não chegará a 60 dias o período da euforia do "Maior Programa de Saúde do Brasil". Coisa que tem Sarney e Murad pelo meio não pode ser séria.  Maranhão, Estado e berço da corrupção.

 RÉ

O retrocesso da semana fica por conta da anunciada substituição no Senado da República. João Alberto prometia durante a disputa em 2010 cumprir o mandato de forma integral. Só que subserviente ao Senador José Sarney entregou o mandado ao $uplente Clóvi$ Fecury.

MI

Agora "mi" diz se não tava acertado tudo antes da eleição. Clóvis Fecury financiou a campanha de João Alberto na condição de suplente, para assumir no primeiro momento que justificasse a fatura. 


Faz de conta que eu sou abestado para acreditar que João Alberto não ganhou nada. Mais abestado ainda é quem acredita em pressão do DEM. Não tem a menor lógica, tirar o obediente João Alberto(PMDB) da base do governo e substituí-lo pelo apático Clóvis Fecury(DEM), cujo partido em extinção está distante de Dilma.



Só um néscio ou décio para acreditar que as obras dos Hospitais(Operária e Vinhais) estavam atrasadas por entraves burocráticos da Prefeitura de São Luís. Ricardo de forma pública segredou que não havia falado antes porque não é fuxiqueiro. Além de fuxiqueiro é propineiro.


Lá vem de novo a "onda de progresso" com inaugurações, descoberta de ouro, petróleo, aberta a licitação para duplicação da BR-135. É para dar a ideia de que alguma coisa está sendo feita no governo dessa infeliz. 

SI

Se o Maranhão não tem pobre Roseana Sarney, Cesar Bello é um dos homens mais ricos do planeta. Eu sou rico porque tenho uma rede e um pinico. Ora bosta!


PERDEU "DONDOCA" : DILMA FOGE DAS INAUGURAÇÕES COMO O DIABO DA CRUZ

"Sem sombra de dúvidas" no governo de Roseana Sarney instalou-se o maior "Propinoduto" do Brasil. Empresas como EDCONSIL, DUCOL, LASTRO, DIMENSÃO, PROENGE, URBANO, POI SERVIÇOS DE SEGURANÇA prosperaram milhões por cento .

Henry Duallibe dono da DUCOL Engenharia é primo de Jorge Murad.. No "Propinoduto" administra o setor de construção civil de obras governamentais. Flagrado no Helicóptero da PM em "acertos" com o Senador Sarney, o "capo das construções" disse achar tudo normal, lícito, transparente.

Henry Duaillibe conhece os Sarney na intimidade. A prova vem do período em que Roseana Sarney ficou no Senado. Rose mandou passagens aéreas para um "grupinho"- entre eles Henry Duallibe, irem à Brasília na semana do 7 de setembro. 

O objetivo da reunião de "trabalho" era saciar a compulsão da Senadora pelo jogo de baralho. Instalaram-se na residência oficial da Presidência do Senado. Durante uma semana a farra corria solta, até que a Folha de São Paulo denunciou a imoralidade as custas do contribuinte.

Sarney como de costume achou normal que a filha usasse a residência oficial do Senado, para um "piquenique" entre os amigos. Aliás desde o caso "Raskconicof" que Sarney perdeu a moral com Roseana. Rose atribui ao pai sua infertilidade de todas as ordens.

Com Dona Dilma é diferente "dondoca". Não adianta cobrir com a mão a cara de prefeitas corruptas como Sônia Campos(Axixá), que participam de inaugurações de UPAS. É preciso que modifiques o modelo policito anacrônico instalado pelo teu pai. Perdeste, Dilma não vem.


3 de setembro de 2011

A SUBSTITUIÇÃO DE JOÃO ALBERTO SEGUNDO O LIVRO VERDE DE KADAFI

Alguns livros nos causam repulsa antes que os compulsemos. A atitude preconcebida é estultice palmar.  Para  ser contemporâneo, avoco  passagens do do "Livro Verde" de Kadafi. O paralelo é a substituição do Senador João Alberto(PMDB) pelo suplente Clóvis Fecury(DEM).

Kadafi preleciona: "a assembleia parlamentar, apresenta-se, fundamentalmente, como representante do povo, mas esse fundamento, em si, não é democrático, porque a democracia significa o poder do povo e não o poder de um substituto.......".

Nada mais verdadeiro apesar de prolatado por um tirano. Serve como uma luva de boxe à justificativa pragmática dos partidos brasileiros. O programa político eleitoral na televisão substitui os programas ideológicos dos partidos.

No caso de João Alberto a substituição vai além das projeções de Kadafi. Jacques Lacam parafraseava dizendo- "O estilo é o homem". Entre os epigrafados fico com as verdades do ditador, apesar das performance de "Tigres".

Para completar o ex-homem forte da Líbia ensina à Roseana Sarney: "o problema político da "máquina de governar" e o mais importante entre os que se apresentam as sociedades humanas". "Muitas vezes, os problemas que surgem nos seios das famílias tem a sua origem nesse problema".

Compreender as razões que levaram João Alberto a deixar uma cadeira no Senado, a poderosa Comissão de Ética para assumir uma Secretaria sem orçamento próprio e sentido político no Maranhão, só com a leitura do "Livro Verde de Kadafi". Vá até a livraria Vozes na Rua do Sol-Centro.






DO PMDB FISIOLÓGICO AO PT IDEOLÓGICO NÃO SE FALA EM SARNEY

Alexandre Garcia entrevistou no "Espaço Aberto"  o líder do PT no Senado e o do PMDB na Câmara. Durante o debate  "Do PMDB Fisiológico ao PT Ideológico", o senador Humberto Costa e o deputado Henrique Eduardo Alves usaram de conhecidas catilinárias.

A impressão é de que os discurso circulares impregnaram a mentalidade da classe política brasileira. O cinismo de ambos em justificarem cargos como ofícios e tarefas é repugnante. Classificá-los fica fácil aos pregoeiros . Abacaxi só presta aos pares.

Durante a entrevista o "varrido" tema da faxina serviu como ideologia. É aceitável considerando-se o conceito de Marilena Chauí (ideias em ação). Todos defenderam para os outros, como se o PMDB e o PT não merecessem creolina e escovão.

A combinação prévia entre o entrevistador e os entrevistados poupou José Sarney. Para um programa com o título "Espaço Aberto" é decepcionante. Para os que pensam que a blindagem ao velho cacique é coisa só da "Taba" foi ainda mais frustrante.

FRANCAMENTE: COM BANANA E BOLO SE ENGANAM OS TOLOS

Roberto Costa tem surpreendido tanto na tribuna da Assembleia, como nas articulações políticas nos "Leões". Em postagem anteriores alertávamos sobre a gula  do indefectível parlamentar. Não deu outra senão o que prevíamos.

O desentendimento tem natureza fisiológica, posto que no gabinete da Assembleia ou SEJUV todos cargos foram indicações de Roberto Costa. A paz reinava entre as partes, com  Costa aparteando a oposição na defesa do governo.

Ocorre que as determinações nacionais dos partidos tem levado à divisões nos estados. Foi assim nas oposições com PSB tendo que engolir Roberto Rocha de intruso no "ninho''. Paulo Rios deixou o PSOL para o ingresso de Haroldo Saboia.

No governo faz parte da estratégia e "prévia", o deslocamento de João Alberto(PMDB) do Senado da República para uma "reles" Secretária no governo do Maranhão, abrindo vaga ao suplente de senador Clóvis Fecury(DEM).

A engenharia eleitoral começa a elaborar o memorial descritivo de 2012. A matemática de palanque eletrônico, leia-se televisão  ganha espaço aritmético(1, 2, 3, 4, 5.....), enquanto os desejos dos candidatos a progressão geométrica(2, 4 , 8, 16, 32).

Velozes e furiosos Roberto Costa,  Tadeu Palácio e Raimundo Cutrim foram alijados do processo em São Luís. Costa emudeceu, tornando-se arredio aos apartes no Rangedor. Palácio esperto saiu do governo, antes que o tirassem. Cutrim de "Batmam" passou a "Máscara".

Na "virada" Roberto com a "Costa" de "Carcará" manteve a SEJUV. Tadeu ficou sem "Palácio", na rua da amargura e Raimundo Cutrim de 007 passou a 171.

O espaço político ficou "Maximizado" para alguns e reduzido para outros. Francamente ou "estrategicamente" no Maranhão com banana e bolo se enganam os tolos. 


 

 

GRUPO MATEUS INAUGURA 47ª LOJA EM SÃO LUÍS : O SUPERMERCADO ESTÁ LOCALIZADO NO BAIRRO DA ALEMANHA

  Nesta quinta-feira, 25, o Grupo Mateus abre as portas de mais uma loja na capital do Maranhão. A companhia vai inaugurar um supermercado n...