25 de julho de 2011

"AGORA É SAL": REFINARIA DO MARANHÃO VIRA PROJETO PARA 2020

Está explicada a desistência de Roseana Sarney de candidatar-se a qualquer cargo eletivo em 2014. A filha de José Sarney perdeu o discurso de redenção para o Maranhão. A tão propalada Refinaria Premium foi postergada mais uma vez. No Maranhão quando as coisas não dão certo costuma-se dizer "agora é sal".

Na véspera das eleições para o governo do Maranhão em 2010, Roseana Sarney trouxe o presidente da Petrobrás, José Gabrielli ao Estado. Ambos asseguravam  a inauguração da Refinaria Premium impreterivelmente em 2014. A Refinaria repetia a velha cantilena de José Sarney com  "novas estradas chegando// o petróleo jorrando// empregos chegando// Novo Maranhão ou o Maranhão Novo de novo.

Agora o discurso é bem diferente como acontece sempre depois das eleições. A Petrobrás informa que o plano de negócios da estatal entre 2011 e 2015 trabalha com a perspectiva de adiamento  do cronograma da Premium no Maranhão. A primeira fase prevista para começar em 2014 foi alterada para 2016 e a segunda prevista para 2017 redimensionada para 2019.

Refinaria de fato quem sabe só a partir de 2020. Abaixo a pompa e circunstância para a implantação da mentira. Logo em seguida de maneira imprópria e demagógica  Lula diz que vai tirar o povo da merda. Roseana Sarney é a imagem das promessas descumpridas. Com o "pré-sal" da Refinaria Premium, Roseana corre o risco de receber um pacote de merda nas suas aparições públicas. Duvida?


.









A "VIA EXPRESSA" BARRETINHO, RICARDÃO, SARNEYZINHO, SARNEYZÃO

A forma de execução da "Via Expressa" atropela a tudo e a todos, como diria Ricardo Murad nos tempos de "vaselina". Na licitação a bolada de R$ 100 Milhões ficou dividida entre a EDCONSIL de "Fernandão"(da cota de Ricardo Murad) e a Marquise- peço ao leitores por comentários ou email, informações sobre o dono e vinculações da "Marquise". 

Faltam as autorizações que responsabilizam os executores da obra Tais autorizações são de extrema importância, haja vista que a "Via Expressa" com certeza promoverá desequilíbrio ambiental e ofensa ao patrimônio arqueológico. Não se ouviu falar até agora em audiências públicas para discussão dos temas epigrafados.

O Secretário de Infra-Estrutura explanou sobre o traçado da obra somente em uma ocasião. O local adredemente escolhido foi a Assembléia Legislativa, onde Arnaldo Melo sempre ameaça de prisão os que contrariam os desejos da família Sarney. A data em pleno festejos juninos é um indício fortíssimo do temor das discussões e articulações em torno da questão ambiental   

Não restam dúvidas que local e data tinham dois objetivos primordiais. Primeiro afastar ou neutralizar com ordem de prisão os revoltosos com maior ímpeto na argumentação. Segundo impedir a discussão da inevitável ofensa ao meio ambiente e ao patrimônio arqueológico na execução da "Via Expressa".

O deputado Sarney Filho que se arvora de defensor do meio ambiente não deu um "piu" sobre o assunto. O Ministério Público parece que botou um "capacete" sobre a "Via Expressa". Eita via que expressa bem o Maranhão. "Barretinho, Ricardão, Sarneyzinho, Sarneyzão".     

CARIDOSO VIU O GALO CANTAR, MAS NÃO SABE EM QUE LUGAR

Infelizmente falta memória aos blogs no Maranhão. Tem uma "renca"de blogueiros que pela idade justificadamente não tem noção do passado. Outra "penca" dos que se dizem blogueiros apesar da idade não processam os fatos na forma real. Tudo em razão descaso com a "História Política do Maranhão" ou ainda pelos acertos e patrocínios .

Os blogueiros limitam-se em copiar notícias de variadas fontes. Falta a opinião e para isso a soma do passado com o presente é essencial. A verdade muitas vezes é manipulada com o intuito de favorecer as partes envolviadas nos fatos. Poucas são as fontes que com honestidade fazem a notícia pela opinião de forma independente. Mantemos contudo, a esperanças nos blogs como instrumento de transformações no Maranhão.

Como as omissões são recíprocas e os interesses mórbidos, repete-se nos blogs o erros do passado e presente. Talvez esta falta de noção dos novos, unindo-se a estultice dos velhos produza alguma mudança. Mas por enquanto temos que conviver com o canto do galo sem a noção do endereço.

Não é que o blogueiro "Caridoso" postou o ex-Deputado Marconi Caldas como único referencial ao "Caldas" nas demissões do DENIT. Pior ainda  manteve "nomeado" Leonidas Soriano Caldas, o "Leleco",  afastado do cargo da direção do DENIT no Maranhão desde o ano passado.

"Caridoso" o referencial mais acertado ´para "Leleco Caldas" é seu pai, o ex-deputado Lister Caldas. Lister  avocava a autoria da sentença "quem viver verá" . Os Caldas(Violeta e Marconi) eram os dontários em Paço do Lumiar até que o golpe militar de 1964 aposentasse o Desembargador Tácito da Silveira Caldas.

Em Paço do Lumiar os "Arosos" sucederam aos Caldas, repetindo até hoje o mesmo processo de domínio e enriquecimento sem causa, tendo o apadrianmento da família Sarney. Assim fazendo pode-se contribuir para que os mais novos despertem para o caráter vitalício e hereditário dos cargos públicos no Maranhão, bem como possibilita o entendimento dos vícios e costumes na malha política, social e intitucional do Maranhão.

24 de julho de 2011

AS SETE NOTA POLÍTICAS



Do colunista Pergetino Holanda. Depois que PH se virou nos "24" para conseguir público para o lançamento da "Abreugrafia" de Sarney recebeu do diretor editorial de Regina "Nãoescreveria", Pascoal Soto uma pérola de elogio. Pascoal Soto, o "Pascoalito" confessa que "PH é daqueles  que parece ter escondido uma varinha mágica sempre pronta a realizar um sonho". Não é que "Pergera" gostou tanto da "varinha" que publicou o comentário no seu caderno de "amenidades". Tem gosto para tudo.


É puro retrocesso priorizar a "Via Expressa" que liga os negócios da família Sarney, em detrimento do Corredor de Transportes Urbanos que pela coerência do traçado técnico beneficia a população de São Luís. O estardalhaço com a implementação da "Via Expressa" visa prejudicar a liberação dos recursos do "Corredor de Transportes". O Governo Federal poderá indispor os recursos do "Corredor de Transporte" pela impressão de duas obras com a mesma finalidade.

MI

Me diz quem é mesmo Regina Echeverria. A "biografa" de Sarney é a cara de Almerinda, mãe de "Nelson Piquet", aquele das festas "troantes". Corre o risco de "Ze Bandalha" estar usando essa cambalacheira como "mula" dos seus interesses.


Faz de conta que ninguém sabe que a "Via Expressa"  facilitará o fluxo entre os Shopings da família Sarney. No começo o Jaracati de "Jorgin" e "João das Burras". No meio o São Luís que "Zé Bandalha" tem 35% das ações e os Claudinos "lavam" o resto. No fim o Shoping da Ilha, onde os Sarney e Murad detém em nome de terceiros grande parte dos empreendimentos.

"SOL"

Forte no fim da manhã nas praias de São Luís, mas a "Fernalandia" só foi instalada no início da tarde. A "Fernalândia" é um aglomerado de "puxa" que fica em volta de Fernando Sarney na Praia do Meio. Dizem que os "entrozados" não ficam de fora das "bocas". Fefé faz de Secretário(Nagib Haickel) à oficial no gabinete da irmã Roseana(Fred Prazeres). Não tem inquérito que tire o sono deste rapaz.


A filiação do sarno-enrustido Roberto Rocha lascou o PSB. "Bob Esponja" vai cumprir mais uma ordem de missão da régua e do compasso do velho "Lóia". Era assim que Luís Rocha se referia a Sarney. O DNA é tão forte que mesmo não valendo "um peido", Roberto Rocha ainda quer ser candidato a Prefeito em São Luís. Só os tolos não percebem que a filição e candidatura de Roberto Rocha tem o objetivo de prejudicar a formação de alianças contrárias a Sarney.

SI

Se a "Via Expressa" seguir o objetivo comercial em benefício dos negócios da família Sarney, álém da devastação ambiental e destruição do sítio arqueológico teremos muita especulação imobiliária.

SARNEY É UM CÂNCER QUE PRECISA SER EXTIRPADO

José Sarney é um cacique político dos mais atrasados. Forjado como liderança com base no fisiologismo . Mantém-se no poder por via do patrimonialismo. Sua visão tem como parâmetros o uso máquina do estado para distribuição de cargos e enriquecimento pessoal. O Maranhão há 50 anos serve aos apetites de Sarney.

Desde 1965, Sarney exerce a maior influência junto aos Presidentes da República no Brasil. Todos os governadores do Maranhão "comeram do seu pirão e provaram do seu cinturão". O modo de agir repete-se em todos os governos no Maranhão.

Durante os dois primeiros anos das administrações no Estado, ele locupleta-se, indicando construtores e prestadores de serviços, para em seguida intigrar-se com os escolhidos. Como influencia através de terceiros, sempre isenta-se das ilicitudes praticadas.

Assim na forma velada mantém-se no poder e sempre que "explodem atos secretos", ele nunca sabe de nada.Tal postura prejudica o desenvolvimento do Maranhão ao longo de cinco décadas. Os interesses comerciais e familiares prevalecem ante ao progresso do Maranhão.

Sarney é um câncer que precisa ser extirpado.        

23 de julho de 2011

O QUE REALMENTE ESSA VIA EXPRESSA?

Haroldo Tavares administrou São Luís entre 1970 e 1974. Idealizou o "Anel Viário" que ainda hoje escoa boa parte do trânsito de São Luís. Apesar da visão futurista em relação a trânsito e tráfego foi atacado impiedosamente pela mídia da família Sarney.  O senador Sarney apelidou o projeto de "Anel do Viado" e pelo efeito dominó(terceiros) disseminou o ultraje.

Haroldo Tavares deprimido exilou-se na sua residência na Beira-Mar. Após 41 anos a verdade veio a tona, mostrando que o "Anel Viário" era o melhor Projeto para São Luís. A outra "Via" preferida por José Sarney e capitaneda por Mauro  Fecury iniciava na Camboa, prologando-se pela Liberdade até a Avenida dos Franceses mostrou-se um paliativo.

Ocorre que Sarney tinha interesse financeiro na construção e pavimentação da "2a Via". O "tinhoso" já firmara compromisso com as "Pioneiras Sociais", no sentido de facilitar o acesso ao Hospital Sarah Kubitschek.

A história se repete com a família Sarney, pugnando pelos seus interesses comerciais em detrimento de São Luís. A "Via Expressa" inicia no Shoping Jacariti de propriedade de Jorge Murad /João Abreu, passa em frente ao Shoping São Luís que tem Sarney entre seus acionista e termina na frente ao Shoping da Ilha, onde os Sarneys/Murads  detém a maioria dos empreendimentos em nome de terceiros. São 7 Kilometros de Shoping à Shoping ou de intresses pessoais para interesse comerciais.

 Não precisa ser "expert" em urbanismo para observar o alcance dos Projetos em discussão. O "Corredor de Transporte Urbanos" tem no seu traçado a explicação técnica favorável, pois inicia na Avenida Ferreira Gullar, interligando o São Francisco, cruza a Carlos Cunha e segue até a Cohab, margeando o rio Anil, no total de 12 Kilometros. O objetivo colimado volta-se na essência para a população de São Luís.

É só comparar e lembrar da história. É preciso cuidado para que a farsa não se repita como tragédia. Agora o que é que Roseana quer dizer com "recursos assegurados"? Qual diferença dessa terminologia para aprovação? Só aqueles que não conhecem os Sarneys e nossa história, para acreditarem em boa vontade proveniente dessa raça.

O que a "Via Expressa" são interesses financeiros, com muita especulação imobiliária e destruição do meio ambiente e sítio arquelógico de São Luís. Tenho dito.  

EMPRESA QUE VAI CONSTRUIR A "VIA SARNEY" É DE "CHEGADO"

A Empresa Edconsil, uma das "vencedoras" da licitação para a contrução da "Via Que Expressa os Negócios da Família Sarney" é do "chegado" Fernandão. Ex-proprietário de motéis "Fernandão" caiu nas graças de Ricardo Murad pelo aluguel de helicópteros na campanha de 2010 . Pela ordem de faturamento cabe aos Murad o "gerenciamento" dos negócios da "Via Expressa'.

O sortudo vai construir em revesamento com a construtora Marquise 3 lotes nos 3 espaços da obra. A bufunfa e de R$ 100 Milhões, onde o Estado entra com 80 Milhões e o Governo Federal com 20 Milhões. Está tudo muito redondo e com cara de acerto. É o famoso "caxandá", aquele da musiquinha para "Kilanças"- "escravos de jó sé// jogavam caxandá// tira// bota// deixa ficaaar// Empreiteiro com empreiteiro fazem o racha//racha/chachá.

O lema deles é o dos "Três Mosqueteiros" , onde um come por todos e todos comem por um. Os superfaturamentos e aditivos são tão esperados quanto a péssima qualidade da obra. Prometida para setembro de 2012 , deve transformar-se em mote nos programas eleitorais governista nas eleições municipais. Já imaginou se Ricardo faz "que nem" os 72 hospitais, prometidos para dezembro de 2010.

Com a "Via Que Expressa os Negócios da Família Sarney", estes pestilentos vão "faturar" via Ricardo Murad. Depois disso, Roseana Sarney ainda terá o atrevimento de na televisão falar em melhorias e realização para São Luís.

Meu dedo anelar em riste e apoiado por dois os espera.



22 de julho de 2011

MACAXEIRA METE O "BICHO" EM SARNEY FILHO

O Vice-Governador sempre surpreende a família Sarney. Não é que o Wasghinton Luís emplacou "Mundico Teixeira" na Delegacia Regional da Agricultura. Trata-se de  um dos cargos federais mais cobiçados pelo volume de recursos em projetos no Maranhão.

Mundico Teixeira vai se alojar sabe aonde? Na sede do Incra. O "cumpanheiro" Munteiro diz que só vai tratar com o novo Delegado da Agricultura no Maranhão, na sede do PT e em sala sujeita a "varreduras". 

Por falar em duras, a disputa pelo cargo envolveu o deputado Sarney Filho. Derrotado por Macaxeira, "Zequinha" todo dolorido reclamou para o paipai. Sarney apenas recomendou ao filho que "durmisse" menos e articula-se de forma mais madura.    

A Macaxeira ainda vai causar muitas dores na Sarneyzada. É só aguardar que ele ainda mete mais "uns dois" no 2° escalão. Nessa "Zequinha" saiu "escalado" e escaldado. Brinca com Macaxeira que vocês vão entender porque ele é branco por dentro, marrom por fora e sai sangue.

OBRAS DA VIA SARNEY COMEÇAM NESTA SEXTA

Quase tudo no Maranhão leva o nome da família Sarney. Direta ou indiretamente os negócios no Maranhão giram em torno do clã Sarney. Empresários ou profissionais liberais buscam o endereço dos Sarney como via mais rápida na escalada ao $ucesso.

A Via Expressa que começa a implantação das obras hoje(22) bem que poderia chamar-se de "Via Sarney". Explica-se: a "portentosa" liga os negocios da família Sarney, que saindo das proximidades do Shopinhg São Luís/Jaracati em que os Sarneys são acionistas chega ao Shoping Sá Cavalcante, onde grande parte dos empreendimentos imobiliários são controlados pela "Sarna" através de "laranjas".

O Instituto do Patrimônio Histórico Nacional(IPHAN) manifestou-se contrário as agressões ao patrimônio arqueológico e auquitetônico no percurso da "Via Que Expressa Os Negócios De Sarney". Vamos ver se Sarney passa "por cima" da "Lima" e beneficia os "Laranjas". Mas pelo início das obras a "Via Expressa" vira "Sarneylandia". É só aguardar para conferir.

Tem jeito não, se correr Sarney atropela, se ficar parado ele mata.

Só a morte Severina. 


21 de julho de 2011

GRUPO SARNEY SEM CONSITÊNCIA PARA DISPUTA EM S. LUÍS

Blogs e jornais alinhados aos Sarneys esmeram-se na tarefa de plantar múltiplas candidaturas. De volta a surrada tática feudal de propagar a divisão nas províncias para hegemonia do reino. O condado de São Luís é cobiçado pelo rei "Dom Bigodon" há 27 anos. 

Durante a ditadura Sarney nomeou prefeito em São Luís: Fernando Fialho,Antônio Libério, Antônio Bayma, Roberto  Macieira e Mauro Fecury. Com a volta das eleições diretas nas Capitais em 1984, Sarney foi derrotado em todos os pleitos em São Luís, mas ele não se conforma de morrer sem vencer na "Ilha Rebelde".

Com a recente marca oficial carimbada pelo IBGE de 1 Milhão de habitantes, o interesse do grupo Sarney multiplicou-se no mesmo percentual. A província de São Luís passa de Capital a Metrópole. Fundo de Participação Municipal, Fundo para Educação e outros fundos sem mundo, foram regiamente acrescidos nos seus percentuais.

O grande problema dos oligarcas é o de não terem reciclado lideranças. As opções de Fernando Fialho e Max Barros representam retorno ao passado obscuro do Maranhão. O primeiro é filho do ex-Prefeito biônico Fernando Fialho nomeado sob a influência de José Sarney no início de 1970. O segundo é neto do ex-Governador Eugênio Barros(PSD) aliado do sicário Vitorino Freire, juntos governador e senador assaltaram o Maranhão nos anos de 1950.

Roberto Costa novo, bobo, tolo, sem consistência política ou experiência em eleições majoritárias é "canja de galinha". O padrinho político de Roberto Costa, o velho Senador João Alberto, conhecido como "Carcará" , já beirandos 80 anos e sem ajuda do fiel escudeiro Luís Moura- reintegrado como Delegado de Polícia, para logo em seguida ser aposentado seria "cozinhar o galo" em uma eleição tão próxima. O ex-prefeito Tadeu esta mais para cozinha do Palácio do que para uma candidatura à prefeito de São Luís.

Tem muitos blogueiros orientados pintado telas eleitorais com variadas nuances, mas falta quadros para os governistas. A candidatura de Flávio Dino à Prefeito de São Luís desmancharia sonhos do Palácio à Castelo. 


CASO LUÍS MOURA: A VOLTA QUE ROSEANA NÃO QUER EXPLICAR

O jornalista e blogueiro oficial da família Sarney, Décio Sá ufana-se de repercussão nacional. Deslumbrado o coitado se diz citado por Claudio Humberto, ex-Collor de Mello. O pobre diabo ligou seu nome de forma umbilical a família Sarney. O futuro lhe cobrará a subserviência, bem como o culto aos oligarcas. 

O inepto sempre distorce os fatos ao sabor dos interesses da família Sarney. Não foi diferente no caso do retorno de Luís Moura à Polícia do Maranhão. O incapaz insiste em passar a todos, que a decisão judicial do TJ-MA teria o condão de por fim ao Ato Demissionário.

O ignorante não tem conhecimentos para ir além das "tamancas". Tivesse o néscio dois neurônios a mais, questionaria a ausência dos recursos judiciais por parte do governo de Roseana Saraney. Qual a razão que impediu a impetração dos recursos nos Tribunais Superiores? É essa volta que a governadora ainda não soube explicar, nem Décio vai informar.

Quem vai pagar a conta dos "Moura" somos nós maranhenses. Enquanto o "Mouro" fatura com o brasão dos Sarneys.

20 de julho de 2011

ALÔ? ISO? É. FALA QUE EU TE ESCUTO

Escutas telefônicas clandestinas são prática repugnantes. Ocorrem em nacões "britânicamente" civilizadas ou em províncias "sarneymente" atrasadas.Quando autorizadas judicialmente são mecanismos eficazes no combate/controle ao "Crime Organizado" e a corrupção.

Dezenas de traficantes e centenas de políticos foram mandados para cadeia com o auxílio das escutas telefônicas. Presume-se que em conformidade com o que estabelece a Constituição Federal no artigo 5°, inciso XII. O Código Penal Brasileiro caduco desde 1940, não previu o crime de interceptação das comunicações. Foi preciso legislação específica(Lei 9.296 de 24 de julho de 1996) para tipificar o citado crime.

O sistema atual é filtrado nas concessionárias de serviço de telefonia pelo programa Vigia. Por meio deste sistema a operadora abastece com informações o programa Guardião, que armazena e avalia as gravações de ligações feitas ou recebidas pelo telefone suspeito.

É neste ponto que reside o perigo do arbítrio, vez que armazenar/avaliar fica a cargo de quem dispõe do Guardião. Assim "estimulada" uma conexão para o telefone suspeito, pode-se criar uma disma períodica de infinitos suspeitos.

Segundo fontes estariam na disma :

1° A "Trilogia dos Cutrins"(Presidentes e Deputado). Todos de cabelos negros como graúnas.
2° Um promotor que descobriu o Brasil.
3° Uma promotora que o nome lembra o "lítio" usado nas dependências.
4° Um Desembargado que "JÁ não dorme a MIL e uma noites".
ALÔ? 
Quem fala?     
É o  ISO. Fala que eu te escuto.

SARNEY, O DIABO E GIOVANI PAPINI O BIÓGRAFO DE CRISTO

Sarney durante o lançamento de sua biografia no Shoping São Luís(também de sua propriedade), de forma ufônica declarou- "Eu não tenho mais futuro, eu tenho é passado". A infeliz declaração fez lembar o fictício diálogo do biógrafo de Cristo com o demônio (O Diabo me disse).

Giovani Papini logo no início anota a contradição na eternidade de Lúcifer: "Ainda bastante jovem, mas com essa juventude que viveu demasiado e que é mais triste que a velhice". A longevidade incomoda quando o fardo advém das próprias ações, atitudes e posturas.

Sarney deixa escapar de forma inconsciente a inutilidade da sua trajetória política para o povo do Maranhão. No entanto, nós maranhenses sabemos da utilidade de sua existência para a oligarquia Sarney. Não é sem motivos que se diz que no Maranhão, José Sarney só não é dono de três "coisas" a saber:

1° O cuscuz "Ideal";
2° A fábrica de pipas de "Zezé Caveira" na Avenida das Cajazeiras;
3° A "boca de fumo" de "Peida Ralo" lá no João Paulo.

O resto é tudo dele




19 de julho de 2011

A ANTI-BIOGRAFIA DE SARNEY SERÁ LANÇADA EM DEZEMBRO

Não é para levar a sério o livro escrito pela jornalista Regina Echeverria. A "ilustre escritora" tem cara  de "cambalacheira". A proximidade prejudicou a isenção no relato da vida do biografado. A subserviência impediu a análise real da camaleônica trajetória de Sarney. Classifico o trabalho de maneira convexa(afastada) da realidade, sem atrevimento e inconsistente no perfil psicológico.

O deputdo federal Domingos Dutra(PT-MA) tem sido nas últimas décadas, o mais autêntico biografo de Sarney. O Blog vai recorrer a assessoria do parlamentar petista na busca de material anti-biográfico. De vereador por São Luís à deputado federal,  Dutra tem conteúdo vasto, coerente e verdadeiro sobre Sarney.

Outra fonte importante é o ex-governador José Reinaldo que tem a visão interna do submundo Sarney. Não sei se ele vai colaborar na anti-biografia. Ao rejeitar a recente tentativa de reaproximação do grupo Sarney, volta a crença na sua disposição de enfrentá-los sem tréguas.

Domingos Dutra e José Reinaldo bem entrevistados possibilitariam a produção de trabalhao côncavo(aproximado) da verdadeira imagem de Sarney . Não precisa ser biógrafo na estatura de Giovani Papinni, que de incrédulo passou a devoto fervoroso  de Cristo. Afinal a obra "O Diabo", deste espetacular escritor tem título mais adequado ao tipo em descrição.

"O diabo me disse"(Giogani Papinni) que pode transformar-se em "Madre Superiora"

COM SETOR DE FRANQUIA EM EXPANSÃO, ENTIDADE DO SEGMENTO REALIZA ENCONTRO NO MARANHÃO COM APOIO DO SEBRAE

  Evento em São Luís contou com a participação de franqueadores, franqueados e outros interessados no modelo de franquias Mercado que movime...