23 de junho de 2011

CRUZ CREDO: COLUNISTA SOCIAL DA JUVENTUDE É FOTOGRAFADO COM TRAVESTI EM MOTEL

Um jovem colunista social participou da noite em que São Luís foi escolhida como samba-enredo pela Beija-Flor. Após as festividades na Escola de Samba de Nilopólis, o mancebo foi assistir um show em uma "travecaria". De lá "rumaram" para um sofisticado motel na Barra da Tijuca.

Tudo foi registrado por um blogueiro-intrigueiro, que não perde a chance de aumentar seus "arquivos". Eis o momento que o "traveco" ( de amarelo ) veste a "biba"( com sutiã preto ), antes da orgia.

Otonce isso não acontecia.  


"CORPUS CRISTH": GOVERNISTAS TROCAM ACUSAÇÕES NA MIRANTE, ENQUANTO A OPOSIÇÃO ACENDE AS VELAS

O deputado Cesar Pires domina como poucos a arte retórica na atual legislatura. Culto e experimentado na vida pública desperta a atenção quando usa a tribuna. Seus discursos e apartes são sempre bem fundamentados.

Não foi diferente no encerramento desta curta semana política. Na quarta(22) lamentou que as representações do Maranhão na Câmara dos Deputados, Senado e Ministérios ficassem inertes diante da perda do padrão internacional do aeroporto Hugo Machado.

Incompreendido, recebeu reprimendas do Secretário de Cidades Pedro Fernandes no Programa "Ponto Final". Fernandes acusa Cesar Pires de estar desafinado e o desafia a falar do "eterno problema da falta de água". Agindo assim o Secretário de Cidades "estocou" Ricardo Murad que não abre mão da CAEMA.

Dessa forma a oposição que além de diminuta é "escocesa", tende a perder mais espaços. Andam falando por aí que tem outro "Luciano" de "missa pronta". Será Luciano morrerá  para oposição? Vou falar com ele e volto ao assunto.

"CORPUS CRISTH" na política é dessa forma.



O CLONE: VALE A PENA VER DE NOVO

PAULO COELHO ABDALAZIZ E O OUTRO LADO DO RIO SARNEY

ANTES


No Maranhão das famílias quatrocentonas procriava-se com base no pedigree. Para casar bem nada era melhor que participar do consórcio Sarney- Murad- Duallibe- Lago-Lobão-Castelo-Rocha-Tavares. Tudo como no medievo pela necessidade de manutenção do poder.

Os tempos mudaram  conforme a máxima "mutatis mutandis". Mudar o que deve ser mudado se tornou imperioso. As oligarquias rurais multiplicaram suas riquezas a partir da chegada as Prefeituras Municipais. Portanto um novo ciclo de alianças se fazia necessário. Ademais as oligarquias tradicionais(Sarney-Castelo-Rocha-Tavares) já não sabiam conviver no mesmo espaço político.

Foi fácil unir a gula aos sequiosos glutões do Maranhão. Difícil é juntar o povo que tem fome, com aqueles que estão com vontade de comer. A genealogia da política maranhense é tarefa que começa a ser executada em pesquisa. O entrelaçamento do rural com o urbano passa nas margens dos "Lago" com as do "Dono do "Mar". Entre a cidade de Viana de Abdalaziz Santos Neto e o Maranhão da família Sarney tem um "Gordin" ou  Fábio Godin.

Dessa "pororoca"(encontro das águas do "Lago" com as do  "Dono do Mar") tudo é muito poético, transcendental e holístico como na Outra Margem do Rio Sarney  de Paulo Coelho Abdalaziz:

"Nas margens do Rio Sarney eu sentei e chorei.

Conta lenda que tudo que cai nas águas deste rio - das folhas folhas de pagamentos às aves de rapina - se transformam em pedras no seu leito.

Ah! quem me dera pudesse arrancá-los das tetas dos governos e atirá-los na correnteza, e então não haveria mais desvios, corrupção, nem tráfico de influências, nem suas lembranças.

Às margens do Rio Sarney eu me sentei e chorei.

Em algum lugar este rio se junta com outro, depois com outro, até que distante dos meus olhos e do meu coração- todas as águas se misturam com as do "Dono do Mar ...anhão".


DEPOIS



22 de junho de 2011

O FUTI: DEPUTADO DOMINGOS DUTRA "SEQUESTRA" TRÊS MINISTRAS E O PRESIDENTE DO INCRA

Roseana Sarney está definitivamente desprestigiada no governo de Dilma Rousself. Durante sua primeira estadia em Brasília(2011) foi noticiado com estardalhaço que dois ministros viriam ao Maranhão. No prazo de 15 dias os ministros da Justiça e Integração estariam em solo maranhense.  

O aumento do número de penitenciárias e obras de caráter preventivo às enchentes eram as pautas das esperadas visitas. Os ministros não compareceram até hoje, nem mandaram representantes. Se os recursos foram liberados não ocorreu a publicidade devida.

Para completar o quadro hoje(22), outras pinceladas foram dadas por três ministras(Direitos Humanos, Igualdade Racial, Desenvolvimento Agrário) e o Presidente do INCRA. Ao desembarcarem em São Luís para discussão da problemática dos quilombolas, preferiram primeiramente acompanhar o Deputado Domingos Dutra à sede do INCRA no Bairro do Anil, onde foram calorosamente recepcionados pelo povo dos quilombos.

Roseana no estilo "escreveu não leu, pau comeu" descatitou as ministras e o Presidente do INCRA. "Aqui tem governadora, tem comando, eu exijo respeito". As desculpas  das ministras foram que os assessores informaram os itinerários e horários de formas equivocadas. Podia notar-se um sorriso de canto de boca nas justificativas apresentadas. 

Para quem tem o pai tão influente, essa foi uma demonstração decadente.





O MARANHÃO É O RETRATO DA FOME COM A VONTADE DE COMER

A cada publicação de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) o Maranhão desponta progressivamente de forma negativa. A amostragem revela que entre os 50 municípios mais pobres do Brasil, 32 estão no Maranhão. A menor renda foi registrada em Belágua(MA), com o valor de R$ 147,70.

Por outro lado os empreendimentos que se instalam no Maranhão, não tem apresentado saldos significativos no emprego da mão de obra local. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados(Caged), do Ministério do Trabalho, revelam que o Maranhão teve, no mês de maio, saldo de apenas 24 empregos. Sem qualificação, admissão e demissão ficam no mesmo patamar.

Foram os piores desempenhos entre as 24 unidades da Federação que obtiveram saldo positivo. Em termos de renda o crescimento de 49% não traduz qualquer mudança na economia. É um saldo acumulado sem que exista a distribuição de forma igualitária. Os resultados são a desigualdade e a exclusão social, tendo com conseqüências o aumento da criminalidade. 

Quando a miséria se soma a pobreza, juntamos fome com a vontade de comer. Esse é o retrato do Maranhão e sua gente.


21 de junho de 2011

ROSEANA APERTA ROBERTO COSTA : ELE QUER DÁ UMA DE PERIQUITO QUE SE SEGURA COM O PÉ E COME COM O BICO

Roseana Sarney cobrou na segunda(20) definição do Deputado-Vereador-Secretário da Juventude Roberto Costa(PMDB). Garoto criado entre a Vila Bessa, Lira, Belira, Codozinho e Madre Deus assimilou várias derrotas eleitorais. Quando consegui  a titularidade de um mandato parlamentar firmou-se no apoio ao governo. 

Roberto Costa se destaca como aliado de Roseana Sarney. Defende de forma objetiva e ataca de maneira destemida. É um dos melhores quadros governista. Diminui-se na estatura parlamentar quando torna circular, ofegante e repetitiva as críticas à administração do Prefeito João Castelo. 

Ocorre que o "Garoto Prodígio" vem cozinhando o "galo" na panela da Secretaria da Juventude há vários meses. A "conta gotas" consegui a nomeação dos 19 cargos da estrutura da SEJUV. Esperto mantém idêntica estrutura na Assembléia, onde dispõe de mais 19 cargos entre assessores e técnicos. Zero não mata zero e tapioca não morde o milho. São 38 cargos com o pé no Executivo e bico no Legislativo.

Roseana, "criada na casca do alho e no baralho" não passou recibo para o "Valete de Espada". Luís Fernando Silva "Ais de Ouro" fez chegar aos ouvidos de Roberto Costa sua semelhança com um "Periquito". Costa se aborreceu com a comparação, mas tudo foi superado.

Nesta segunda(20) Roberto Costa foi chamado aos Leões. Lá chegando encontrou Roseana com o olhar perdido entre as árvores. Desconfiado perguntou o que a preocupava naquele instante. Roseana calma e com o linguajar bem maranhense respondeu: "Rapaz, esse periquito. Ele se segura com o pé e come com o bico".




FALTAM LIDERANÇAS AUTÊNTICAS: PARA VEREADOR DE SÃO LUÍS VOTE NO CARIOCA

A pobreza de lideranças políticas no Maranhão é "franciscana". O que se vê nos ultimos anos  faz "frade de pedra" corar. São Luís sempre funcionou como uma espécie de "tambor" para outras regiões  do Estado. De maneira que todos os políticos com assento no Senado, Câmara Alta ou na Assembléia Legislativa são votados na Capital.

Vários vereadores da "Ilha Rebelde" são oriundos da Baixada Maranhense. Esses esforçados "baixadeiros" tem facilidade em constituírem sólidas amizades. Honestos conseguem rápida  ascensão social. Alguns dos  bairros de São Luís tem população constituída na sua maioria, por esses queridos irmãos. Temos orgulho de tê-los no nosso convívio. O linguajar tem no "ti" sonoridade vibrante e peculiar. É bom ouvi-los. 

Nas ultimas eleições a "poeira cósmica" trouxe candidatos de outros Estados para São Luís. Tem um tal de "Carioca" que já é suplente de vereador com 3 mil votos. Ele diz que em 2012 se elegerá vereador na Capital.. O partido escolhido foi o PRTB do João que não Câncio. Lá tem uma turma boa de voto que promete surpreender.

"Carioca" garante que duaxs coisaxs  não "vai"  faltar: a primeira são os xis ; a segunda os xis na forma de cifrão$. Excuta excuro me expera na exquina da excola a exquerda no excuro, não exquece o exqueiro. "Agora é nóixs".


Carioca ao lado de João Alberto com a camisa do Moto..       


20 de junho de 2011

O MODELO POLÍTICO FALIDO E AS NOVAS LIDERANÇAS NO MARANHÃO

A falta de alternativa na Secretaria da Juventude do Estado traduz a falência de um modelo político anacrônico. Ao longo de 45 anos "lideranças" foram forjadas em práticas ultrapassadas. Com a presença de Roseana Sarney a frente de quatro governos retrocedemos ao colonial. Vigoram fortes: fisiologismo,  patrimonialismo e o clientelismo.

O fisiologismo é a relação política em que ações e decisões são baseada na troca de favores. A prática estritamente associada a corrupção está presente em todas as esferas administrativas da gestão Sarney. As dispensas de licitações na Secretária de Saúde são marcas indeléveis deste modelo.

O patrimonialismo se carateriza pela ausência de limite entre o público e o privado. As empresas da família Sarney ou dos notórios apadrinhados são sempre as beneficiadas com verbas públicas. Fornecedores, prestadores de serviços, construtores, empresários equacionam custos/benefício pautados nesta regra.  

O clientelismo é um sub-sistema de relação política, em que uma pessoa recebe proteção em troca de apoio político. Roseana Sarney exige como moeda a submissão dos cooptados, submetendo-os a acordos para manterem-se na vida pública. As Prefeituras dos Municípios são evidentes exemplos do "franciscanismo" político que impera no Maranhão. Não é sem razão que Bia Venâncio os mistura com os santos em Paço do Lumiar. 

Roberto Costa, Ruy Pires, Sousa Neto são dignos representantes deste modelo político. Roberto Costa segundo um blogueiro governista já "abocanhou" os 19 cargos da SEJUV. Diz o escriba que "Bob Costa" "entrou duro no jogo" contra as pretensões de Luis Fernando Silva. É o atestado do que escrevo sobre este governo.  

Eu vejo o futuro repetir o passado//Vejo um museu de grandes novidades// Roseana a tua piscina está cheia de ratos// Tuas idéias não correspondem aos fatos.  

19 de junho de 2011

MARANHÃO: UMA FÁBRICA DE MISÉRIA E MISERÁVEIS

Os ultimos dados do IBGE transformam o Maranhão em uma fábrica de miseráveis. A cada pesquisa  aumentam os números desta vergonhosa realidade."A Fábrica" produz um morador na mais extrema pobreza, para cada quatro dos seus habitantes. No total de uma população de 6,5 milhão, 1,7 milhão vivem na mais completa indigência. Eles representam 25,7%  ou 1/3 dos maranhenses. É a assustadora metade da metade.

Essa população vive com renda de R$ 40,70(Quarenta Reais e Setenta Centavos). A luta é para sairem da condição de miseráveis e passarem à pobres. Para tanto é preciso aumentarem os ganhos em 31,00(Trinta e Um Reais). Este contingente ficou fora do Programa Bolsa Família.

Quando leio que a Secretaria de Turismo(SETUR-MA) assinou um Termo de Convênio com o Arraial da Lagoa no valor de R$ 872,000,00(Oitocentos e Setenta e Dois Mil Reais) para dez dias de "folguedos", penso que a unica solução seja amarrar cada Sarney nas tripas de um Murad.

Não sei até quando este povo poderá suportar, mas tenho a impressão de que ao se revoltar, nada será poupado. Quatro são os governos de Roseana Sarney. Nas suas administrações ocorreram aumentos vertiginosos da miséria e dos miseráveis.


Quem sabe um dia as "grades" os confortem em alinhados trajes? 


O MAL NÃO DORME: DEPOIS DA MORTE DE LUCIANO MOREIRA , SARNEY COLOCA FERNANDO FIALHO NA PROVETA POLÍTICA

O Senador José Sarney as vésperas de deixar a Presidência do Senado dá inequívocas demonstrações de senilidade. O título de "Timoneiro da Transição" não lhe cai verdadeiro, posto que continua com o olhar focado na ditadura. Ultrapassado o tuxáua não se liberta dos memoráveis tempos das "indicações" para as Prefeituras das Capitais.

Sarney aposta em Fernando Fialho Filho seu apadrinhado na ANTAQ( Agência Nacional de Serviços Aquaviários) para Prefeito de São Luís em 2012. A informação está na coluna do "cientista político" Pergentino Holanda página 3, com o título "Lembrando Fialho". Na opinião de Sarney, Fernando Fialho é o "cara".  Pesa para tanto o fato de Fernando Fialho ser filho de um ex-Prefeito de São Luis,também indicado por José Sarney. 

As benesses patrocinadas pelo Golpe Militar de 1964 não saem das entranhas mentais do velho murubixaba. Sarney a partir de 1970 nomeou todos os Prefeitos de São Luís até 1984: Ivar Saldanha, Fernando Fialho, José Libério, Antonio Bayma, Roberto de Pádua Macieira e Mauro Fecury. Foram 15 anos de indicações e consequentes reprovações nas urnas. Esta é a razão de São Luís ser chamada "Ilha Rebelde".

Depois que  "Atenas" virou "Jamaica" querem no compasso do "regue" domesticá-la. De "Pinto" ao siliconado ex-Prefeito "Cafetão" todos se apressam em cortejá-la. Mas o que impressiona são as indicações do Senador Sarney. Pautado na mentalidade do "quero","mando" e "faço" apresenta Fernando Fialho pelas colunas sociais e João Alberto pelas políticas.

Será que vice é versa ou nós já ouvimos essa conversa? Tudo indica que Sarney ainda não digeriu a indicação de Flávio Dino para EMBRATUR e tenta criar a figura de Fernando Fialho como paralelo em Brasília.

O mal não não dorme e nem descansa. Depois da morte de Luciano Moreira, Sarney botou Fernando Fialho na proveta política. 


 


18 de junho de 2011

VIVA RICARDÃO: ARRAIAL DA LAGOA VIROU OMELETE DE OURO( OITOCENTOS E SETENTA E DOIS MIL REAIS)

Foi assinado um Termo de Convênio entre a Secretaria de Turismo(SETUR) e a Fundação São Luís Convenções e Eventos. Responde pela SETUR Roberto Martins dos Santos e pela Fundação Eleotério Nan Sousa. O objeto do Convênio é o Arraial da Lagoa 2011, no valor de R$ 872.000.00( Oitocentos e Setenta e Dois Mil Reais). O Diário Oficial de 01 de junho de 2011 vem com a informação em Publicações de Terceiros.

O arraial da Lagoa ou da Liga Independente é capitaneado por Ricardo Murad. A utilização do ex-deputado Nan Sousa no polo passivo tem o cheiro apodrecido de laranja. Ricardo Murad compulsivo não resistiu a oportunidade de transformar o Arraial da Lagoa em um grande omelete de ouro. Os gastos com os pagamentos das "brincadeiras" estão orçados em R$ 82.000.00(Oitenta e Dois Mil Reais) por dia. Brincadeira!

Ainda bem que Flávio Dino vai estar a frente das verbas da EMBRATUR nas comemorações dos 400 Anos de São Luís. Do contrário Ricardo Murad multiplicaria por dez o número de ladrões do conto Alibabá. Em boa hora Dona Dilma nomeou Flávio Dino para a Presidência da Empresa Brasileira de Turismo.  



DETRAN: FEDEU PARA A FDL (FIDÚCIA DOCUMENTOS LTDA)

O DETRAN-MA anunciou há tempos atrás um contrato de concessão de serviços públicos com a FDL . Pelo generoso contrato a empresa ficaria como concessionária dos serviços de documentação por 25 anos. O filé era a cobrança da Taxa de Registro de Contratos de Alienação Fiduciária. Dos recursos arrecadados 90% ficariam com a FDL e apenas 10% caberiam ao Estado do Maranhão.

Como a concessão de serviços públicos no Maranhão tem a mentalidade do vitalício e hereditário, o contrato assemelhava-se ao presentear de avô para neto. A FDL tem entre os seus sócios José Ferreira Gonçalves Neto que como empresário de cartórios não tem fé pública, mas fortes vínculos com a "Trindade Política" do Maranhão". Tudo seria feito em nome do pai, filha e do espírito de Jorge.

Desde 07/06/2011 saiu a decisão do Conselho Administrativo da Corregedoria do DF determinando a perda de delegação de Oficial Registrador de Cartórios do sócio fundador da FDL Luís Gustavo Leão Ribeiro. O atestado de capacidade foi condenado juntamente com o dono da empresa. Portanto nenhum dos sócios da FDL citados tem fé pública.  

Felizmente o Deputado Marcelo Tavares trombeteou na Assembléia Legislativa a mamata escandalosa.Até hoje não se tem notícia da publicação do vergonhoso contrato, para que produzisse seus efeitos legais. Contudo ficaremos de vigília e tentaremos verificar se foi usado o mesmo atestado de "capacidade"  no Maranhão. 


     

SARNEY AINDA CONSTERNADO COM A INDICAÇÃO DE FLÁVIO DINO NÃO PARTICIPA DO VELÓRIO DE LUCIANO MOREIRA

Todos sabem a fama de "rasga-mortalha" do Senador Sarney. Não tem enfermo que resista a visita de José Sarney. Em um prazo máximo de 48 horas após as condolências são requisitados os serviços funerários. Vários são os relatos que atestam a tenebrosa reputação do epigrafado.

Sarney tem fascínio por velórios onde sempre aparece solidário a família dos mortos. As exéquias de Luciano Moreira  não escapariam dessa atração mórbida do Presidente do Senado. Grande era a curiosidade pela ausência do "Papa-Defunto" que não compareceu na Assembléia Legislativa, local em que o corpo do deputado foi velado. 

Ocorre que a nomeação de Flávio Dino para EMBRATUR produziu um sentimento de perda maior. A perda do espaço político junto a Presidente Dilma, que já não é mais exclusividade de coronel da política do Maranhão. Flávio Dino a partir de agora senta a mesa das decisões no Planalto Central. O que virá desta nova posição só o tempo para responder.

O jornal "O Estado do Maranhão", na Coluna "Estado Maior" tenta minimizar a ausência. Diz o articulista que por recomendação médica Sarney permaneceu na Capital do país. Será que ele ainda pensa reverter a nomeação de Flávio Dino como fazia nos tempos da ditadura? Será que a Coluna que leva o sugestivo nome de "Estado Maior" pensa que alguém é besta?   

 

É SÃO JOÃO: A MÍDIA TEM OS OLHOS ABERTOS PARA OS BURACOS E FECHADOS AOS BOIS

São justas e merecidas as homenagens fúnebres ao Deputado Luciano Moreira. O choro convulsivo de Roseana Sarney foi o reconhecimento público da sua incompetência na infra-estrutura do Estado. Quantos ainda terão que morrer de forma trágica para que se efetive um plano de recuperação,manutenção e fiscalização das estradas maranhenses?

Do acidente fatal com Luciano Moreira se extraia a lição da ausência dos Poderes Públicos. A Federação, o Estado e os Municípios não tem planejamento conjunto para minorar os gravíssimos problemas que multiplicam mortes de forma geométrica ( 2, 4, 8, 16, 32.....).

Pavimentar, sinalizar, iluminar e fiscalizar são verbos que deveriam ser conjugados de forma uníssona no tempo presente, mas infelizmente saem do pretérito imperfeito(pavimentávamos, iluminávamos, sinalizávamos, fiscalizávamos) para o futuro do presente(pavimentaremos,iluminaremos, sinalizaremos, fiscalizaremos).

"É São João". A mídia tem olhos abertos para os buracos e fechado aos bois.

 

17 de junho de 2011

COMEÇA O ENTERRO DE SARNEY: FLÁVIO DINO FOI NOMEADO PRESIDENTE DA EMBRATUR

Concomitante as cerimônias fúnebres do deputado federal Luciano Moreira outra de natureza política se inicia na manhã desta sexta feira(17). Em Brasília foi publicado no Diário Oficial a nomeação de Flávio Dino para a Presidência da Empresa Brasileira de Turismo(EMBRATUR). O senador José Sarney moveu mundos e fundos para impedir o ato da Presidente da República Dilma Rousself.

O Senador Sarney a exemplo daquele que o iniciou na política impede há 45 anos o surgimento de novas liderança no Estado do Maranhão. O método sempre foi controlar no gargalo do Planalto cargos e a liberação de recursos. Tanto José Sarney como o falecido senador Vitorino Freire  usaram o Maranhão como mercadoria  no atacado. Os clientes em preferencial são os detentores do poder na Presidência. 

Sarney pelo seu mimetismo político ainda consegue manter-se no poder. Para tanto negocia apoio no Congresso Nacional  e peneira todas decisões relativas ao Estado do Maranhão em Brasilia.  Nada escapa a lupa de um grupo de assessores que garimpam qualquer iniciativa relativas ao feudo. O próprio Sarney já foi flagrado em investigações da Polícia Federal neste exercício.

A atual Presidente da República não enconde de ninguém seu encanto pela capacidade política do ex-deputado Flávio Dino. Flávio era o candidato de Dilma ao governo do Maranhão. Pela composição política da época Roseana foi digerida pela mandatária. Pai e filha não se adaptaram ao governo de Dilma pautado em resultados.

Começa o enterro político de José Sarney. Que se sigam os atos posteriores com a extrema unção breve.


MAUSOLÉU DE SARNEY NO CONVENTO DAS MERCES