29 de abril de 2011

GRIPE E GREVE

Estou realizando poucas postagens neste dois dias em razão de uma terrível gripe. A virose é daquelas que ao se instalar incomoda o dia e as noites sem sono. Como entre as seqüelas estão o entupimento das vias nasais e a protuberância  de catarro no peito, lembrei-me de Graça Tajira Secretária Adjunta na Educação.

Graça Tajira se diz amiga do peito de Roseana Sarney, portanto acha-se intocável no cargo. Ela exerce funções na cúpula da Educação há 40 anos, sem mostrar desempenho técnico satisfatório. Prova maior são os constantes e reprováveis índices do do Maranhão, nas variadas pesquisas nacionais. Como Graça Tajira existem burocratas aos borbodões na Adminsitração do Estado. Viciados e ultrapassados emperram ainda mais o desempenho da máquina estatal. 

Ocorre que Roseana desde as denúncias que envolvem as "Irmãs Cajazeiras da Educação" (Graça Tajira, Carmem Aroso e Zélia Mendonça) mandou aviso prévio, alertando ao se recuperar de uma gripe, que do peito mesmo só "catarro". Segundo fontes bem informadas que comentam no Blog Cesar Bello, Roseana Sarney só espera o fim da greve para escarrá-las da SEDUC. 

Se Roseana Sarney passar a foice e o martelo na SEDUC, pouca coisa ficará de pé. É aguardar que depois da conversa com o Ministro Fernando Hadad vem Tsunami na Educação. Não vai ficar Adjunta sobre Adjunta . Eitió. 


  


HIERARQUIA, TEMOR, MEDO: ISSO ACONTECE ATÉ EM LONDRES

O casamento na Grã-Bretanha segue a receita do conto de fadas. Um príncipe junta-se a uma plebéia, modificando sua existência. Em torno a multidão acumula-se como massa de um espetáculo comercial. O objetivo secular é promover o culto aos poderosos. Realeza, nobreza e clero permitem deixar-se ver, em fórmula adotada desde a França de Luís LIV.

Vitor Hugo autor do célebre romance "Os Miseráveis" aborda de forma ingênua esse olhar. "Eles não entendem que o consumo suntário dos mais ricos é que lhes dá trabalho e emprego". Um tempo depois, porém, essa  maneira de entender murcha e a faísca do olhar dos pobres sobre o luxo dos ricos o modifica. Vitor Hugo foi o maior responsável pela difusão da preocupação com a miséria.

James Joyce professa sua fé política contrária as monarquias constitucionais ou não. Define os reis como saltimbancos e questiona se as monarquias eram desejáveis por direito divino? A principal obra "Ulisses" inspira-se na filosofia de Vico e segue vigorosamenete as quatro fases que o italiano atribuiu ao destino de toda sociedade: a teocracia, a aristocracia, a monarquia e a anarquia.

A realeza constituiu-se pela exploração da miséria humana. Hierarquia, temor, medo, sociabilidade e  etiqueta são velhas fórmulas que se repetem de Londres ao Maranhão.


   


28 de abril de 2011

SÓ A GREVE MUDA A VIDA

Roseana Sarney tenta de todas as formas desqualificar a greve dos professores no Estado. A cada investida do governo mais fortalecido fica o movimento nestes 60 dias de paralisação . Hoje a CSP-Conlutas, sindicatos, partidos políticos, movimento popular e estudantil emprestaram apóio ao SINPROESSEMA. Acampados em frente a SEDUC no Bairro do Monte Castelo, os professores recebem a solidariedade de todos que para lá se dirigiram em passeata . 

O ato trouxe as ruas de São Luís a atmosfera da rebeldia, que há muito não se respirava na cidade. Os protesto começaram na tradicional Praça Deodoro e prosseguiram até o acampamento. Nenhum dos poderosos de plantão foi poupado das críticas dos manifestantes. Dilma, Sarney, Roseana, Olga Simão e Castelo foram impiedosamente escarnecidos pelos presentes.

Roseana Sarney baixou a guarda, após pronunciar-se de maneira infeliz para blogs de aluguel. Abriu desde as ultimas 24 horas negociações por intermédio do Vice-Governador e da própria Secretária de Educação. Ficou acertado uma nova rodada de conversações nesta sexta-feira(29). Os grevistas mantém a resistência e não abdicam das reivindicações da categoria

Ao rever erros históricos cometidos contra os professores, o governo pode começar a corrigir sérias distorções do setor educacional.


NA FERRADURA: GOVERNO PERDIDO E SEM SENTIDO APELA NOVAMENTE PARA O VIRTUAL

A atual administração de Roseana Sarney está irremediavelmente perdida e sem sentido. O primeiro semestre de 2011 ficará marcado pelo descaso na saúde, fugas inexplicáveis de perigosos assassinos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, paralisação e perseguição na Educação, aumento do número de mortos nas estradas e acima de tudo pela crueldade do governo com o povo do Maranhão.

Roseana pressionada pela opinião pública socorre-se do cunhado, o presepeiro Ricardo Murad. A tiracolo Murad desfila com a farsante, em visita a obras que a Sarney sequer sabe o prazo de entrega. Promete ponte para o 4° centenário, transformar pobres em milionários. Novas estradas chegando, o petróleo jorrando é a mesma conversa de 45 anos atrás.  

No fundo ela caminha contra o vento, sem lenço e sem documento. Mas com muito poder quer mudar os rumos dos ventos, inverter papeis e documentos.

  

27 de abril de 2011

SARNEY ELEGE CARCARÁ QUE PEGA MATA E COME

Calígula cruel e tirano imperador romano elegeu seu cavalo de nome "Incitatus" senador de Roma. Guardadas as devidas proporções o Senado Brasileiro se assemelha ao período decadente da Instituição Romana. Com a sua maioria constituída por figuras envolvidas em escândalos políticos, o Senado atual lembra mais as antigas chefaturas de polícia.

Com três meses de atraso, o Senador Sarney anunciou o nome do fiel companheiro João Alberto como Corregedor da decadente Câmara Alta do Brasil. Cabe ao Corregedor investigar parlamentares por atos relacionados ao mandato.

Quando se trata de investigações o nome de João Alberto se relaciona a "Operação Tigre". Foi em junho de 1990, na cidade de Imperatriz que o Subsecretário de Segurança Luís Moura (condenado posteriormente por comandar o crime organizado) e o coronel José Rui Salomão(faleceu em conseqüência de enfarte) receberam de João Alberto uma espécie de "licença para matar". João Alberto acreditava que o crime só poderia ser derrotado, se combatido com o mesmo grau de violência que os criminosos ostentavam.

João Alberto estava errado ao querer aplicar a Lei do Talião e muitas vidas inocentes foram perdidas. Raro era o dia em que ao menos dois copos não aparecessem com sinais de execução em alguma parte da cidade. Daniel Sousa na época repórter policial do jornal "O Progresso" juntou um acervo com mais de 70 fotos de cadáveres _ só de pessoas mortas com características de execução da "Tigre".

Agora João Alberto é Corregedor do Senado Brasileiro.

Oh Tempos! Oh Mores!

Até quando Sarney vai abusar da paciência do povo brasileiro. (Quosque tandem abutere Sarneynina patientia nostra) .



  

GOVERNO CRUEL E INSENSÍVEL NÃO PAGA CASA DE REPOUSO DE IDOSOS

O gestão atual de Roseana Sarney  é a mais cruel e insensível na história administrativa do Maranhão. Nunca se viu tanta maldade com a população como agora. Faltam desde medicamentos às verbas para manutenção do  único Hospital para o tratamento do câncer no Estado. As reformas nos hospitais públicos não tiveram planejamento, deixando a população sem atendimento e a mercê da piedade divina.

Na área de Educação a governadora nega-se ao diálogo com a categoria em greve. Autoriza cortes nos salários dos professores de maneira indistinta, como forma de pressiona-los a retornarem humilhados as salas de aula. Mente quando diz que o Supremo Tribunal Federal considerou a greve ilegal, posto que a decisão é monocrática e ainda não foi submetida ao colegiado do órgão julgador.

No entanto passou dos limites ao deixar sem pagamento os funcionários do Solar do Outono. A casa de repouso dos idosos fica ao lado do Centro Social Urbano da Cohab. Há quatro meses nenhum servidor recebe um real, nem tem previsão de pagamento. Os funcionários estão tirando do próprio bolso para custearem as despesas com transporte.

Este é o governo mais cruel e insensível que o Maranhão já assistiu em sua história administrativa.


EDUCAÇÃO PREPARA NOVO ESCÂNDALO EM LICITAÇÃO DE VIGILÂNCIA ARMADA

Em curso na Superintendência de Administração da SEDUC processo de licitação em caráter emergencial. Desta feita a  empresa felizarda é a Atlântica de Luis Carlos Cantanhede Fernades. Luís Carlos Cantanhede Fernades é aquele que inventou a primeira mentira sobre a origem de R$ 1, 5 Milhão, encontrado nas dependências da Lunus de Jorge Murad. O pagamento da fatura pode ter demorado, mas ao que tudo indica  não vai falhar.

O contrato de vigilância armada é no valor de R$ 20 Milhões e envolve contingente de mais de mil vigilantes.  O objetivo é promover a segurança do ambiente escolar e resguardo do patrimônio publico nas escolas. 

A Superintendente de Administração da SEDUC é quem comanda as negociações segundo fontes. A poderosa  Sandra Maria.Ferreira apresenta-se como parente da governadora Roseana Sarney. Tem vida pregressa longa na adminsitração pública do Estado. Esteve a frente da Direção Administrativa e Financeira do DETRAN-MA, quando o dirigente do órgão era José Benedito Prazeres.

Benedito Prazeres se aposentou e preparou o filho, Fred Prazeres, para servir a família Sarney. Fred Prazeres é um dos sub-chefes da Casa Civil e mantém fidelidade canina a Fernando Sarney. Sandra Maria Ferreira por sua vez emplacou o filho Luciano Ferreira Filho na Assessoria Jurídica do Detran-MA. O jovem advogado destaca-se como piloto de Kart. 

Os empresários que estavam de "SENTINELA" será que vão ficar no "PACIFICO" a ver navios?

A briga promete e o Blog está está de olho, para ver se uma mão vai "lavar" a outra. Há quem diga  que duas mãos "lavam" uma cara. O certo mesmo é que o sabão da fábrica dos Murad "lava" o resto.

Êita revolução na educação!



GOVERNO DE MISÉRIA OU MISÉRIA DE GOVERNO?

Em comentário na postagem "EDUCAÇÃO: GOVERNO PRESSIONA COM O CORTE DOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES EM GREVE", um professor faz desabafo que além de ser  testemunho de coragem é relato de dor e aflição.

Reclama o lente que Roseana está tirando o pão da boca dos seus filhos. Considera a causa dos professores revolucionária e marco contra a ditadura Sarney. Promete em reunião com a categoria recolher os contra-cheques para fazerem uma grande fogueira, como reação ao ato autoritário que lhes reduzem ainda mais os salários. Denuncia os diretores de escolas que recebem gratificações, em contrapartida aos cortes apontados nos Diários Escolares. Promete ainda resistência com o sangue e suor de uma classe que não se entrega.

O comentário é uma peça que espelha revolta profunda e disposição à luta na forma mais armada. Entre as principais causas está o comovente pedido do filho, que quer comida, mas o professor não pode lhe dar porque Roseana lhe usurpou o salário.

Não se brinca com a fome do povo, nem tão pouco pode-se fazer troça da miséria humana.

26 de abril de 2011

GOVERNO DE ROSEANA DEVE REPETIR O MARANHÃO ENTRE OS PIORES

O governo de Roseana Sarney patina entre o descaso e a incompetência. Durante o primeiro semestre de 2011, nada positivamente relevante poderá ser computado para o Estado. Greves, escândalos, denúncias, desvios foram constantes desde  os dias iniciais da atual gestão. Poucas são as esperanças até o final de mais um governo da Sarney, que saindo do virtual não resiste ao menor contato com a realidade.

O prenúncio veio com o anúncio do Secretariado, na sua maioria  sem habilitação. Entre os incapacitados, três se destacavam dado a escolha pelo critério da intimidade com Roseana Sarney. Olga Simão, Aluísio Mendes e Ricardo Murad respectivamente nas Secretarias de Educação, Segurança e Saúde.

Todos três já deram sobejas provas dos motivos que os mantém nos cargos. Mas Olga Simão representa o que há de vir de pior para o Maranhão.  O governo sem projetos ou iniciativas na Educação deve repetir o Estado, entre  os piores índices do Brasil em mais um ano de administração .
  




EDUCAÇÃO: GOVERNO PRESSIONA COM CORTE NOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES EM GREVE

O governo Roseana Sarney apela com corte nos salários dos professores em greve há 50 dias . Os descontos como instrumento de intimidação, só reforça o ânimo da categoria de radicalizar o movimento . Depois das tentativas anteriores infrutíferas nada mais assusta os mestres. Tudo e todos já foram utilizados nas mais variadas formas sem sucesso. Agora querem puxar os professores para a sala de aula pelo bolso.

Fazer descontos de salários de grevistas é mais um novidade da República do Maranhão. O direito de greve é assegurado na Constituição Federal, só que no Maranhão dos Sarneys isso implica em corte de salários. A medida é ilegal e imbecil, posto que tira o estímulo do retorno a sala de aula. O precedente histórico é do não menos oligárquico João Castelo. 

O deputado César Pires subiu a tribuna  da Assembléia na segunda-feira(25), para fazer a defesa de um requerimento em que pede ao governo, o ressarcimento dos valores descontados dos grevistas na educação. Com mais de dois neurônios Pires percebe que a medida ilegal e autoritária, em nada contribui para a solução do problema .    

O governo aceita convocar Olga à explicações ensaiadas, mas corta os salários dos grevistas como forma de pressionar a categoria a retornar a sala de aula. Fica difícil desta maneira qualquer tipo de encaminhamento, objetivando o fim da greve na educação.  


25 de abril de 2011

CONVOCAÇÃO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DÁ A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A OLGA O QUE ELA NÃO TEM MAIS

Tudo indica que Olga Simão mesmo de forma tardia está sendo imolada. O sacrifício passa pela convocação da Assembléia Legislativa em razão do tempo, que marcha contrário aos interesses do governo. Com mais uma semana sem aulas o ano letivo fica comprometido. Sem ano letivo todos os repasses de recursos  federais serão cancelados. 

A convocação é o aceno para as negociações terem êxito. Mas também implica na permanência temporária de Olga na SEDUC. Afinal qual a razão de convocar a Secretária em audiência na Assembléia Legislativa, se ela não sustenta mais no cargo?  

O governo de forma inteligente divide o problema da Educação com o Legislativo. Ao retirar a pressão das suas artérias ganha folêgo e acelera o retorno as aulas . O Sindicato tem no impasse a cobrança da opinião pública, de forma que deve sentar-se rapidamente para negociar com os deputados estaduais.

O ônus da paralisação no estágio anterior era só do executivo. Se ocorrerem avanços e consolidar-se  acordo de modo a não comprometer o ano letivo, o nome do novo Secretário de Educação passa pela Assembléia Legislativa.

Os deputados governistas que votaram contra, o fizeram pelo medo das conseqüências eleitorais deste novo perfil na SEDUC.

Dai  a César o que é de César e a Olga o que ela não tem mais. 

PARA A FAMÍLIA SARNEY NO MARANHÃO BABAÇU ABUNDA

O Projeto de Lei de autoria do Deputado Stênio Resende que autoriza a derrubada das palmeiras de babaçu em áreas urbanas, coincide com as reclamações das construtoras quanto ao valor dos terrenos nas regiões centrais . Para se ter a idéia do interesse dos empresários da construção civil, desde 2009 o Programa "Minha Casa Minha Vida" não edifica uma unidade  no Maranhão .

Para as construtoras não compensa comprarem os terrenos com preços astronômicos e venderem as unidades por valores irrisórios. As casas são financiadas pela Caixa Econômica Federal, fator que patrocina o retorno imediato dos investimentos. Contudo as áreas para as construções urbanas disponíveis estão com preços estratosféricos. A solução vem do desmatamento das em áreas onde imperam as palmeiras ancestrais. 

Com uma oferta bem maior dos terrenos os preço caem, multiplicando o lucro das empresas. Emprega-se um maior número de trabalhadores na construção civil. Gera-se números temporários que somam-se de forma mágica no aquecimento da economia.  Tudo muito próprio ao palco pré-eleitoral de 2012.

Stênio Resende é líder do governo de Roseana Sarney.  O projeto tem a assinatura dos interesses da família Sarney. Deverá com certeza ser aprovado por maioria folgada e fogosa pelos afagos dos construtores. 

Há pouco tempo Roseana Sarney participava das passeatas pela manutenção dos babaçuais. Mas no Maranhão quando se trata de interesses da família Sarney babaçu abunda.

Rose eu não te entendo ou será que entendo ? 

24 de abril de 2011

SÃO LUÍS NOS QUATROCENTOS ANOS ENTRE A BEIJA FLOR E OS URUBUS

Além da Beija-Flor os "Urubus" rondam os 400 anos da ilha São Luís. Agora é Sílvio Tendler o cineasta das "esquerdas" que faz loby com Joaquim Haickel e o colunista social PH. Tendler está filmando o documentário "Poema Sujo". A produção tem como foco o poema mais ousado do maranhense Ferreira Gular. O cenário tem São Luís como palco e o momento adequado para reverenciar o "Poema Sujo". Aliás do jeito que não se anda na cidade, o "Poema dos Buracos" também mereceria louvação.

Sílvio Tendler segundo o articulista Pergentino Holanda "quer matar dois coelhos de uma só cajadada: homenagear o poeta pelos oitenta  e São Luís pelos quatrocentos anos de fundação". Contudo o cineasta quer que o amigo Joaquim Haickel consiga do governo ou empresa a "insignificante" importância de R$ 50.000.00 (Cinqüenta Mil Reais), para fazer face as despesas de filmagem em São Luís. Depois ele fatura com o documentário.

A resposta ao  vem do próprio "Poema Sujo":

menos, menos
menos que escuro
menos que mole e duro.

Claro, claro
Mais que claro.

Constelações de alfabeto
Noites escritas a giz
pastilhas de aniversário
domingos de futebol
enterros corsos comícios
roleta bilhar e baralho.

"Cogito" que a ausência de pontuação no poema é influência da prosa de Charles Bukowisk.



PEDRO NOVAIS : O MINISTRO DO AMOR

O Jornal "O Estado do Maranhão" de propriedade da família Sarney informa no sábado(23) na Coluna "E Mais", que o Ministro do Turismo o maranhense Pedro Novais tem trabalhado duro . O objetivo é alavancar projetos, mas nas horas de repouso ele descansa no Rio de Janeiro com os familiares.

Sempre achei estranho os sucessivos mandatos do deputado federal Pedro Novais. Ele não é visto nos municípios, nem mesmo em São Luís . Quando por cá aporta as bases preferidas são Rosana e Lenoca. Entre os pratos opíparos do ministro o curimatá é o mais requisitado. 

Pedro Novais é "pule de dez" nas listas fechadas das próximas eleições em 2014. Dona Dilma não quer nem ouvir falar no nome do requisitado.

ZURRO E ZORRA TOTAL: UM SECRETÁRIO DA CHINA

Sarney místico justifica o atraso do Maranhão, pela lenda do enterro da cabeça de burro. O letrado age com a esperteza que lhe acompanha desde a tenra existência. Desvelar é retirar o véu da ignorância e para tanto faz-se necessário o esclarecimento. O velho tuxáua tem fortes motivos para incutir no inconsciente coletivo a lenda. Afinal dizem que ele tem uma fazenda de burros no Amapá e outra no Maranhão. 

A crença é oriunda do meio rural e cultivada pelos criadores de cavalos. O cruzamento entre um burro e uma égua origina o jumento. Quando uma égua ficava prenha só se saberia se de cavalo ou burro, com o nascimento de jumento ou não. Como tinha que se esperar um longo tempo para o revelar-se, a espera passou a ser agouro. 

Os criadores passaram a matar e enterrar os jumentos longe das casas, para evitar o cheiro nauseabundo e as doenças possíveis com a putrefação. Então estes cemitérios eram lugares de azar e coisas ruins. Essa é a origem da lenda, que nasce do interesse comercial dos pecuaristas. Exterminar os jumentos foi a solução encontrada.

Na realidade o problema do Maranhão ainda continua sendo burros e jumentos. Nas ruas, secretarias, campos e construções são todos iguais braços dados ou não . Pessoas sem habilitação na direção de Secretarias resulta em estultice palmar. É o caso de Olga Simão na Educação, Aluísio Mendes na Segurança e Ricardo Murad na Saúde.

Como se não bastasse os titulares o ornejo orquestra-se entre os adjuntos. Agora trouxeram o "China" para adjunto de Esportes. Ele é da "cota" de Ricardo e faz "linha" com uma das rebentas(filhas) de Murad. Do cruzamento não vai dar outra coisa. É zurro e zorra total

23 de abril de 2011

DEU NO CLAUDIO HUMBERTO: SARNEY É O JUDAS DAS REVISTAS NACIONAIS

Claudio Humberto informa sob o título "Fogo no Marimbondo", que Sarney é o preferido atual das denúncias de escândalo das revistas semanais. O prestigiado jornalista define a investida das revistas como anti-biografia. Segundo Humberto Sarney parece não acusar os golpes.

Se Claudio Humberto fosse do Maranhão entenderia o dissimular de Sarney. O aprendizado da arte foi com o punguista conhecido pela alcunha de Faisca. O "descuidista" há tempos idos escolherá a Rua Osvaldo Cruz(Rua Grande) para o ofício dos furtos. 

Certa vez Faisca foi flagrado ao furtar o o porta-cédulas de uma transeunte na artéria em epígrafe. A vítima que de início ficará inerte a ação do meliante, reage a seguir aos gritos - ''pega ladrão, pega ladrão . Faisca esperto e dissimulado repete em tom mais alto apontado para frente - "pega ladrão, pega ladrão". Aos poucos a turba tola repetia o ritornelo, sem que se pudesse identificar o autor do furto.

Sarney meu caro Claudio Humberto está no Vaticano, a espera de audiência privada com Bento XVI. Os bancos Suíços não são mais confiáveis, mas o banco do Vaticano é inexpugnável.

"Pega o ladrão, pega o ladrão"! Sarney faz de conta que não é com ele. 

 

A MALHAÇÃO ELETRÔNICA DE JUDAS: FISIOLOGISMO E INDUMENTÁRIA

A formatação de Judas na blogosfera maranhense obedeceria ao caráter fisiológico. Com certeza José Sarney contribuiria com a cabeça, pois há 50 anos trai os interesses do Maranhão por mais de "trinta dinheiros". Os olhos seriam os de Roseana, que expressam verde interesse por dólares nos bancos Suíços. O nariz de Chiquinho Escórcio, cujas ventanas são capazes de sentir a quilômetros o cheiro de safadezas. A boca de Ricardo Murad como oráculo de mentiras,injúrias, calunias e difamações. Os ouvidos de Jorge Murad que escutam gritos no silêncio, quando o assunto é dinheiro.

Quanto aos membros melhor distribuir o braço direito para Edinho Lobão e o esquerdo para Abdalaziz Santos. As pernas ficam as duas para João Castelo andar, frear ou acelerar sobre os buracos de São Luís. Os outros apêndices não publicáveis são do devaneio de cada leitor.

O tronco teria o pulmão do Poder Judiciário a oxigenar os desmandos, a Assembléia doaria o coração nos movimentos de sístole(fechar) e diástole(abrir) dos interesses dos poderosos . Os rins  retirados da malha institucional corrompida que filtra os interesses de Sarney e seu bando. O fígado transplantados da imprensa bufarinheira que exerce o controle das informações e destrói os inimigos do sistema. O estômago viria dos falsos oposicionistas, no vai e vem dos seus interesses pessoais e eleitorais. O intestino delgado das igrejas a quebrar o egoísmo humano, com o interesse da coleta dos dízimos. O intestino grosso cuja função é transformar o muco em fezes, são os eleitores que não excretam aquilo que não presta do organismo social.

A indumentária do Judas Eletrônico foram obtidas na Fundação José Sarney. O fardão da Academia Brasileira de Letras foi a escolhida. O chulé  de Olga Simão e a caatinga de Aluísio Mendes são sugestões dos leitores.


           

SEBRAE E SUZANO CELEBRAM PARCERIA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PEQUENOS NEGÓCIOS NO MARANHÃO

  A iniciativa visa beneficiar 1.100 empreendedores urbanos e rurais que atuam em dez municípios da Região Tocantina maranhense Com o objeti...