16 de dezembro de 2010

SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA DA SEDUC

Cristiano Arruda Superintendente de Engenharia da SEDUC não é funcionário do quadro da Secretaria nem engenheiro, mas está no órgão desde a gestão do atual Deputado Estadual Cesar Pires, tendo se afastado nos três meses da gestão de Anselmo Raposo, para tratar de assuntos pessoais.

De início fica constatado que o continua o apadrinhamento. Cristiano Arruda e outros atravessam três administrações no órgão (Cesar Pires, Anselmo Raposo e Olga Simão) todos ligados a Roseana Sarney. Esse que é o modelo de tolerância zero?

O atual Superintendente de Engenharia acumula a função na fiscalização do órgão, por carência no quadro da Secretaria. O acúmulo leva a uma situação inusitada, posto que terminaria fiscalizando a si mesmo. O curioso é o afastamento na gestão de Anselmo Raposo e o retorno acumulando a Superintendência na gestão de Olga Simão.

A SEDUC não tem quadro de Engenheiros que conheçam os problemas das escolas, locais onde a necessidade de construção é urgente, escolas onde há riscos de desabamentos?

O que motiva estar a frente da Superintendência de Engenharia pessoa não habilitada, passando de administração em administração?

Cristiano Arruda nega qualquer parentesco com Carmem Arôso, desconhecendo existir no órgão funcionária com nome de Carol Arôso ou Alexandre.

No início ele disse não ter conhecimento das postagens e da denúncias feitas contra o mesmo. Tentei o acesso no computador não conseguindo, percebi que Cristiano não estava disposto a responder sobre as denúncias. Acordamos que ele tomaria conhecimento do assunto para responder na segunda-feira.

Fiz algumas perguntas de ordem administrativa, as respostas demonstram no mínimo incapacidade para o exercício da função.

Entre estas uma creio de preocupação geral, que refere-se as escolas cujas reformas são prioritárias, posto que na iminência de desabamento. Cristiano Arruda sempre desculpando-se do pouco tempo no cargo, a princípio não soube responder. Depois disse existir, mas ao ser solicitada a exposição negou-se a faze-la.

Agora falar em pouco tempo no cargo ou desconhecimento, estando no setor desde a administração de Cesar Pires é ser traido pelo inconsciente ou uma grande contradição?

Por fim perguntei-lhe quais os critérios, para o atendimento das demandas de reforma e construções de escolas, mais uma vez ele não respondeu. Insisti em uma última pergunta quanto a execução e medição de obras, outra sem resposta. Cristiano recebeu uma ligação e disse que teria que interromper a conversa, tendo que se deslocar até a Superintendência. Agora qual se estávamos dentro da que ele exerce?

Cristiano Arruda tem o direito constitucional de ficar calado até em juízo, imagine querer exercer o direito de resposta que estamos lhe ocasionando.

O caso acredito é realmente de polícia. Agora qual?


PRIMEIRAS IMPRESSÕES NA EDUCAÇÃO

Deixei agora a pouco o prédio da Secretaria de Educação. Percebi que escalaram dentro da hierarquia, os peixes menores para o primeiro contato. Tubarões, cachalotes, meros e baleias aguardaram escondidos o meu comportamento.

Não ocorreu tergiversação no meu posicionamente em relação aos fatos, nem agressão a direitos da minha parte. Ouvi nesta tarde os Sr. Cristiano Arruda e Erick Marinho.

Desde o início que acreditei que essas denúncias não eram ficção. Existem detalhes, vínculos e liames que pelas conversas iniciais se evidenciaram. Algumas declarações que me foram prestadas, não podem ser desmentidas até pelos vínculos profissionais. Outras são fruto daquela descarga oriundas do inconsciente, que não deixam dúvidas de quanta irresponsabilidade foi e é cometida na Educação do nosso Estado.

Parece se ter uma idéia inicial o Sr. Cristiano Arruda, nomeado para Superintendência de Engenharia na SEDUC não é Engenheiro. Ele se diz arquiteto sem comprovar a habilitação.Talvez baseado no exemplo da Secretária Adjunta Carmem Arôso, que é pedagoga, respondendo como Secretária Adjunta de Reforma e Construção de Escolas ou ainda da própria Secretária que não tem formação alguma na área de Educação e responde pela pasta.

A Secretaria esta acéfala e sem comando, formaram-se ilhas de poder dentro do órgão, onde cada Secretário Adjunto faz o que quer. No gabinete da Secretaria fui informado que ela só começa a atender em janeiro de 2011.

Governadora quando a senhora me disse para procurara a Olga Simão, que ela estaria no órgão até acreditei, mas vejo que ao ser Chefe de Gabinete, Secretaria Particular e Secretaria de Educação a Simão pula em tantos galhos, que termina virando "quebra galho".

Se Olguinha fica na Educação até depois do Carnaval a Educação do Maranhão vira cinzas.

Como sou cartesiano vou por partes, começando por Cristiano Arruda e depois Eric Marinho.

Vou dividir em dois Blocos para ficar didático e pedagógico. Tem declaração que é de fazer frade de pedra se assustar, pela naturalidade como foram prestadas.

Aguardem vou comer alguma coisa e volto à postar.

NO SERENO DA FILA DO 13°

Estive hoje pela manhã no Banco do Brasil acompanhando minha mãe que receberia seus proventos. Fique surpreso ao observar no sereno da fila do 13° pagos pelo Estado, vários presidentes de partidos pequenos, blogueiros e jornalistas com diploma.Todos eram só sorrisos.

Entre os apaniguados do "melhor governo da vida" estava um jornalista diplomado que pertence ao matutino do Beco da Pacotilha ( O Imparcial ). Observando dos "Bastidores" deu para perceber o "balde" que ele colocou perto do caixa. Desatento deixou cair o recibo do dia, ajuntei e para meu espanto o "Raimundo" só de 13° embolsou R$ 12 Mil Reais.

Ao levantar a vista percebi que o "diplomado" voltava, larguei o recibo no chão, tendo o mesmo recolhido ao bolso. Na saída da soleníssima figura, pude ver que até a maneira de andar do jornalista, tem na cintura um maneio para lá de "reboculoso".

Dizem nos "Bastidores" que o tal "Raimundo" é da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça, chefiada por Helena Barbosa que vem ser esposa de Rômulo Barbosa da Mirante.

Como o diplomado é editor-chefe na Pacotilha, fique a me perguntar qual o horário de expediente do gajo ou da gazela?

"Isso são coisas de Laurinha".

O Maranhão só vai ser o "melhor" para os mesmos..


UM ESTRANHO NO NINHO

Hoje visitarei os esgotos da Secretaria de Educação. Faço o anúncio tendo em vista o processo de "detonação" em curso contra o Projeto de Cidadania nos Blogs.

"Balaios" e "Barricas" e até gente que gosta de chupar uma "canjica", não estão satisfestos com a forma simples, democrática e transparente de fazer Blogs. O fato de não estar vinculado a soldo ou orientação partidária é inovador e ameaçador, para os habitantes da "cubata" e "senzala" na imprensa maranhense.

O material disponibilizado ao Blog e ao público é nitroglicerina pura. O processo e procedimentos jamais foram visto no Maranhão. Os resultados são imprescindíveis para a credibilidade do Projeto Cidadania nos Blogs, resultando em punições ou não, já é um avanço na prática na imprensa do Maranhão.

A apuração é de interesse de todos, portanto acompanhem de forma atenta e façam a retroalimentação dos conteúdos por comentários.

Um abraço, obrigado pela crença no Projeto, que visa acima de tudo acabar com o comércio ultrajante na mídia e acima de tudo reavivar os princípios da moralidade pública.

15 de dezembro de 2010

GARIMPANDO OS COMENTÁRIOS

Existem comentários nos Blogs que são verdadeiras pérolas de sabedoria. Começarei a destaca-los para reflexão, mesmo que feitos em sabidos Blogs de Aluguel.

Francisco Teixeira é um destes comentaristas com frases curtas, mas de poder devastador.

Vejam o que ele aprontou no Blog do Desce.

Blogô publicou postagem açucarada e lamoriosa, sobre a despedida de Joaquim Haickel do Parlamento. A matéria recheada de passagens que atestam nepotismo, fisiologismos, clietelismo e patrimonialismo como posturas à serem seguidas. Graças a Deus Joaquim promete não mais candidatar-se.

Teixeira comenta: "Ele deve estar se perguntando o que fiz em prol do povo maranhense? Além de cheirar o fundilho de uma oligarquia, o que fiz? Será que valeu a pena?"

Blog é isso, não dá para esconder a verdade. A interação vai desconstruindo os alicerces do engôdo.

Essa é a razão dos "picaretas de diplomas", odiarem os blogueiros.

CONSTITUIÇÃO DO MARANHÃO

Artigo 1° Todo poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos será exercido;

Artigo 2° Esta lei entra em vigor na data da sua publicação;

Artigo 3° Revogam-se todas as disposições em contrário.

Palácio de Todos os Poderes em 1° de janeiro de 2010.

Leia-se e publique-se no Diário Oficial da Oligarquia.

O XADREZ DA POLÍTICA NO MARANHÃO

A reeleição de Edmar Cutrim no TCE, pode parecer apenas mais uma repetição na malha institucional. É bem mais do que isso, posto que o reeleito é pai de Gil Cutrim, que assume no lugar de Luís Fernando Silva em São José de Ribamar.

Luís Fernando Silva é desde já o candidato do grupo Sarney para as eleições de 2014. Sua gestação na proveta começou na coordenação geral das eleições de 2010, continuando agora no comando da da Casa Civil, cuja estrutura pela modificação engloba as questões de natureza política.

Edmar Cutrim na Presidência Tribunal de Contas do Estado, amplia a penetração de Luís Fernando Silva nas complicadas questões municipais.

No tabuleiro político do Maranhão, as peças se movem quase que despercebidas. É que tem poucos que mexem bem com as peças negras.

No comando da "Branca" o xeque-mate é estruturado lentamente. As torres começam a ser ocupadas. Os bispos andam em diagonal para proteção do escolhido. Os cavalos impedem a aproximação dos adversários, sempre dispostos ao sacrifício. A rainha ficará sempre ao lado do seu "eleito".

Alerto para os jogadores das peças negras, que o próximo movimento vai na direção do TRE.

Assim fica configurado na Assembléia Legislativa Ricardo por quatro anos. No tribunal de Contas Edmar Cutrim por mais dois anos, tendo a função de abrir espaço para Cesar de França Ferreira, atual corregedor e primo de Roseana Sarney. No Tribunal de Justiça poderá se encaminhar a eleição de Nelma Sarney . De formar que em 2012 com possibilidade de reeleição estes órgãos podem estar constituídos da seguinte forma:

Assembléia Legislativa: Ricardo Murad;

Tribunal de Contas : Cesar de França Ferreira;

Tribunal de Justiça: Nelma Sarney.

Lembro que os poderes são independentes e harmônicos entre si.




O MAPA DA MINA DA CORRUPÇÃO

Foi traçado um caminho para o início das nossas investigações na SEDUC, que seguiremos sem prejuízo de aprimorar as investigações. Como este trabalho esta sendo monitorado por um grande público, apresentaremos o plano de trabalho com relatórios dos resultados, possibilitando assim pela interação que aja alimentação de dados relativos as denúncias.

Ontem Roseana Sarney não fez nenhuma oposição ao trabalho, de forma que quando necessário poderemos solicitar a intervenção tanto a Segurança do Estado, da Polícia Federal e do Ministério Público.

Todas as denúncias serão encaminhadas aos três órgãos, por ser competência deles todo o procedimento que envolve desde as investigações até o oferecimento da denúncia.

Assim recebemos como sugestão o rastreamento dos processos elaborados, montados e remontados por Eric Marinho no jurídico da SEDUC. Eric recebe R$ 2Mil reais por mês mês, mas segundo as informações possui mansão no Olho D'Agua, 2 SW4 e um Audi, bens que se tornam incompatíveis com o salário que recebe.

Ainda dentro de sinais exteriores de riqueza encontram-se de pequenos funcionários como a Srta. ILKa, responsável sobre informações de andamento de processos, que já montou uma sorveteria até o Sr. Dilton que restruturou em alto padrão uma revenderoa da SKY na Cohama.

O processo de enriquecimento envolve também grandes personagens como o ex-Secretário Anselmo Raposo que adquiriu uma mansão de um amigo de marconaria no Bairro Eldorado.

As irmãs Cajazeiras da Educação Carmem Arôso, GraçaTajra e Zélia Mendonça, são auxiliadas na montagem de diárias fantasmas por Sâmia, Zefinha Bentivi e Glenda de Lurdes.

Ficando assim o mapa da mina:

1° Construtora Delta- Todos os processo desta empresa são fracionados para possibilitar a dispensa de licitação. Fatura mais não entrega os serviços, principalmente em Chapadinha local de interesse de Eric Marinho. Dizem que foi a Delta quem construiu a mansão de Eric no bairro do Olho D'agua e o presenteou com as SW4 e um Audio. Os carros ficam estacionados na garagem da mansão.

2° Pacif- Empresa de Segurança que fatura no esquema colocando na folha um número duplicado de funcionários, pagando no real apenas a metade. O que sobra é rateado.

3° MASV- Empresa de Segurança que faz esquema contratando mão de obra inexistente, por conta desta empresa existem dois guardas nas casas de Eric, Dilton e Ansemo Raposo.

4° DESK- Fornecedora de Carteira Estudantil do Rio de Janeiro, que teria dado uma bolada para continuar no esquema.

5° Fundação Sousândrade- Cobre sem participar do esquema as despesas de Carmem Arôso com uma descrição e ela distribui em outras. Na função é auxiliada pela sobrinhos, Cristiano Arruda, Alexandre e Carol Arôso. Diárias fictícias e notas frias fariam parte desta panacéia para pagamento.

6° Real Promoções- Bufet que emite nota de evento para cobrir as despesas de alimentação no esquema.

7° IMECAP- Instituto de Informática que patrocinou a queda de Anselmo Raposo. Trata-se de uma ONG que recebeu R$ 9 Milhões da SEDUC, sem lastro patrimonial para executar serviços sem nunca ter realizado. Neste possuem influência Graça Tajra, Eric Marinho, Zélia Mendonça , Zefinha e Glenda de Lurdes.

Pelas denúncias percebe-se que estas empresas e os supostos procedimentos irregulares, são apenas a ponta de um iceberg.

O que não deve acontecer nas outras repartições? Será que o Maranhão tem jeito?

É muito dinheiro saindo pelos dutos da corrupção, desaguando nos esgotos de patrimônios que não se explicam, nem resitem a menor das investigações.

Não é só na Educação não, a farra está generalizada.

Se a Receita Federal gritar pega ladrão.......


O MAPA DO ENRIQUECIMENTO NA EDUCAÇÃO

Dando seqüencia ao Projeto Cidadania nos Blogs, trago informação de um dos nossos repórteres sobre o mapa de enriquecimento na Secretaria de Educação. São empresas que participam do processo de corrupção. São funcionários de segundo escalão com padrão de vida acima dos salários recebidos.

Valores superfaturados, ausência de prestação dos serviços e da execução de obras. Carrões e Milhões produzindo orgia com o dinheiro público.

Veja a seguir o pequeno mapa da mina na Educação:

14 de dezembro de 2010

SOBRE OS PROFESSORES CONCURSADOS QUE ATÉ AGORA NÃO FORAM CHAMADOS

Não acompanhei toda entrevista da Governadora, pois além de atrasado fui recepcionado com "chá de espera" até ser autorizado a adentrar o Gabinete Real.

Levava comigo a interrogação relativa aos professores, que embora aprovados em concurso não foram chamados. A insatisfação foi colocada no Blog pelo Thiago Silva, razão pela qual procurei Luís Fernando Silva, sendo informado pelo mesmo que estes seriam chamados dependendo apenas da necessidade.

A conversa foi rápida sem conclusão, a respeito dos critérios da possível convocação. De forma que para não gerar falsa expectativa, peço aos que se encontrem nesta situação, postem comentários para que tendo melhor esclarecimento, possa cobrar uma definição do caso.


NOTA DE SOLIDARIEDADE

O Prefeito de Urbano Santos o enroladíssimo Abnadab Léda, esta ameaçando o responsável pelo Blog Urbano Santos On-line. As ameaças começaram depois que Iran Avelar publicou postagens, com as declarações do Prefeito contrariado com as eleições na Câmara Municipal.

O Prefeito Abdab Léda que já saiu no tapa até com evangélicos,disse ao telefone que o blogueiro estava "exagerando na dose", para depois decretar que tomará as medidas legais cabíveis.

Os blogs tem prestado um serviço de valor inestimável ao processo democrático. Isso incomoda aqueles que se acham os donos do povo. Portanto é muito importante que a solidariedade se reproduza em cadeia, para que desta forma entendam que a informação livre e responsável não pode ser tolhida.

ROSEANA E OS SÚDITOS

Estive na tarde de terça-feira na coletiva de Roseana Sarney. Como sempre um amontoado de perguntas esperadas. Quando tive oportunidade de perguntar, fiz sobre a luz da Constituição do Estado do Maranhão. Tratei sobre a elaboração de Plano de Políticas Criminais, não fui compreendido pela massa ignara, que entendia ser a proposta para estímulo ao crime. Perdoei-os pois eles não sabiam que "isso" existia.

Lembrei dos ensinamentos de Criminologia de Álvaro Mayrink da Costa sobre a Expressão Política e Estratégias de Política Criminal, mas o que adiantava todos estavam impressionados em ouvir falar do Helicóptero EC-145 o "Elefante Negro".

Ao final Roseana me reconheceu e até me sapecou um beijo no rosto, para o delírio dos fotógrafos que não perderam a oportunidade para registrar o momento.

O lado positivo viria depois mesmo que "não nos deixássemos a sós", relatei as denuncias por via do Blog na Educação, qual não foi a minha surpresa, quando ela pediu que procurasse a Olga na Educação.

Farei isto na busca das provas para denunciar os culpados. Sei como operador do direito da fragilidade de denúncias baseadas apenas em matérias jornalísticas. Portanto dentro desta proposta do "Blog Cidadão" vou até a Secretaria de Educação fazer o trabalho de investigação.

Acredito no trabalho sério, agora sou daqueles que querem resultados.

Falar, falar e não apresentar conteúdos e resultados, tem o mesmo significado de ficar parado.





NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO PELA FILHA

Na bíblia dos poderosos muitos preceitos são invertidos. Lula por exemplo na votação que acabou a CPMF em 2007, teve o apóio de Sarney contra a extinção, através da filha a então Senadora Roseana Sarney .

Votaram em 2007 pela continuidade da CPMF filha e pai. Ambos derrotados serviram aos interesses de Lula e contra o povo brasileiro.

Agora José Sarney quer pagar a fatura da conquista de dois ministérios, ressuscitando a volta do imposto sobre operações bancárias. Roseana se faz de morta, diante da precipitação do pai em fim de carreira.


ROSEANA SARNEY E CATARINA II

Agora a tarde como Catarina II na antiga Russia de 1775, ela faz anúncio da divisão do estado em 22 regiões. A antiga Russia com toda a sua extensão foi dividida em 5o regiões. O Maranhão que não tem como estabelecer paralelo, mas por preguiça e mentalidade anacrônica de Roseana Sarney, repete o processo monárquico de administrar três séculos depois.

Enquanto isso escolas desabam com as chuvas, bem próximo a ilha de Curupu.


SERÁ QUE TEM GERÊNCIA DE CORRUPÇÃO?

Com tanto Secretário enrolado na Justiça, Roseana deve criar uma Gerência para Corruptos e seus Adjuntos, senão a onda de suicídio vai fazer lembrar a Alemanha de Goethe após o romance "Werther".

Estou esperando para ver se tem pelo menos um nome que vem de PALÁCIO.

Tolerância zero. Então Tá deu.


13 de dezembro de 2010

CORRUPÇÃO EM PAÇO DO LUMIAR PROVOCA SUICÍDIO

Ordenador de despesas em Paço do Lumiar o Sr. Sandoval recorreu ao suicídio. Sandoval assinava cheques com Bia Arôso, Prefeita do Município e esposa de Amadeu Arôso, ex-Prefeito da mesma cidade, tio de Gilberto Arôso, também ex-Prefeito do Paço.

Informações chegam ao Blog pelo projeto "Cidadão" informando supostas ligações do suicida com a Sra. Zélia Mendonça, ex-Secretaria de Educação em Paço do Lumiar em negócios turvos.

Zélia Mendonça é da "Escolinha do Paço" está no "Organograma da Corrupção" na Secretaria de Educação do Estado. Zélia Mendonça, Graça Tajra e Carmem Arôso são as irmãs "Cajazeiras" na SEDUC.

Desataram o nó da gravata dos "Colarinhos Brancos" no Paço do Lumiar, a extensão pode chegar a Secretaria de Educação do Estado, posto que Flávio Campos pai de Alderico Campos, vereador cassado que preside a Câmara do Paço do Lumiar, é segundo as informações quem coordena o esquema com os empreiteros na SEDUC, visando fazer caixa para as eleições de Prefeito em 2012 no Paço.

Flávio Campos é irmão de José Henrique Campos atual Secretário de Administração do Governo Roseana Sarney, casado com a irmã do Deputado Federal Cléber Verde.

"Tuto gente buena"! "Todos gente boa".

Agora é só cercar a moita, pois o que não falta é preá lá dentro.

Meus sinceros pêsames a família enlutada, que sirva de exemplo para que outros não se aventurem nas trilhas das facilidades e da corrupção.

O melhor caminho entre dois pontos (a vida e a morte) é a linha reta.

SARNEY QUER PAGAR FATURA PARA DILMA COM APROVAÇÃO DE IMPOSTO

O Senador José Sarney não se conteve e resolveu pagar a fatura à Presidente com a aprovação de um novo imposto`.

Com dois Ministérios sob sua batuta, Sarney quer agora aprovar uma nova CPMF.

O velho cacique restabelecido da arritmia pelas "capitanias ministerias", quer o sacrifício do povo brasileiro. Diz o coronel que é um imposto que tira menos dos pobres e mais dos ricos.

Ora meu caro "José Bandalha" o Sr. sabe que o número de pobres e infinitamente superior aos ricos. Não se faço de tolo. O que o Sr. quer é pagar sua dívida política com o governo Dilma.

Agora uma proposta: Que tal o confisco sobre depósitos ilegais no exterior?

ESCOLAS DESABANDO: COMEÇA O PIOR PARA O MARANHÃO.

Neste final de semana o Blog por iniciativa dos leitores, deu inicio ao projeto "Blog Cidadão".

A iniciativa é simples, gratuita, democrática e transparente, onde por via de comentários os fatos transformam-se em postagens.

Recebemos agora pouco a informação de que a Escola Domingos Viera Filho no Maiobão corre o risco de desabamento, tendo as aulas suspensas por tempo indeterminado.

No início desta manhã as estruturas do prédio produziram estalos, ocorrendo início de pânico. Os alunos foram retirados do prédio e após a chegada do Corpo de Bombeiros, foi constatado a possibilidade de desabamento.

O interessante é que o lamentável fato ocorrido na Escola do Maiobão, acontecesse paralelo as denuncias envolvendo a Secretaria Adjunta para Recuperação e Construção de Escolas e o Superintendente de Engenharia da SEDUC, Carmem Arôso e Cristiano Arruda respectivamente.

Ambos servem as três últimas administrações, sem que tenham tomado qualquer providência, embora a Escola Domingos Vieira Filho desde a administração de Cesar Pires tivesse nas planilhas de recuperação.

Este é exemplo onde a falta de habilitação pode provocar desastre.

Isso pode até ser o melhor para a vida de Roseana Sarney.

Agora cabe a pergunta: Quantos morrerão?


ROSEANA DE VOLTA AO PASSADO.

Roseana nada faz sem o auxílio da propaganda. Seus governos terminam como diria o"Cafifa" quando se desliga a televisão.

Tentou ao convocar o Secretariado criar a atmosfera do novo. Não conseguindo gerou expectativa pelo jogo de esconder e mostrar os "novos" Secretários. A tática também falhou, posto que até os blogueiros de aluguel nada anunciavam como novidade.

Sem mote para justificar conteúdo diferente, criou o factoide de um governo "técnico", voltou atrás dizendo-se política e como tal, essa era a estrutura de governo . Ninguém entendeu nada. Por fim apresenta como novidade a volta das Gerências de Governo.

As Gerências foram recriadas porque Roseana não gosta de receber Prefeitos, Deputados e lideranças. Acha a governadora pela experiência de quatro governos, que não acrescenta em nada o fato de ouvir a classe política. Pela ótica da Governadora de Retrato, a classe política deve dirigir-se primeiro aos gerentes, estes se reportam a sua Excelência para solução dos problemas apresentados.

Para que se tenha idéia da origem desta forma de Administrar, foi em 1775 quando Catarina II, dividiu a Rússia em 50 Províncias.

Que o Maranhão se assemelha na miséria à época dos Czares, ninguém tem dúvida.Agora adotar como modelo um sistema anacrônico do século XVIII, colocando como jóia da Reforma é carimbar o governo com o passado.

Faremos estudo após o anúncio do Secretariado, quantos possuem entraves na justiça por improbidade administrativa, citando os supostos crimes. Aguardem.




ROSEANA DE VOLTA AO PASSADO.

O ESQUEMA DA EDUCAÇÃO NO INTERIOR

Educação é para ser exemplo, em qualquer sentido que se use a palavra. No Maranhão é sinônimo de corrupção, desvios e malversação. As práticas já se espalharam por todo o Estado.

O núcleo central da Educação assemelha-se a esgoto em céu aberto. Nos municípios sem fiscalização a situação deve ser bem pior.

Na região de Presidente Dutra existe funcionários que colocam outras pessoas para trabalhar, pagam por isso ninharia, ficando com a fatia mais gorda. O assunto foi denunciado no Jornal Pequeno, deu no que falar, foi feita até uma sindicância e sustaram os pagamentos, mas depois todo voltou como antes no quartel dos fatos aberrantes.

O Secretário de Educação de Gonçalves Dias é um dos adeptos desta prática, que por lá é conhecida com a "volta dos que não foram". Francisco Carlos Custódio é o nome do custodiado pela Prefeitura, que recebe sem trabalhar como diretor de uma Escola de Ensino Médio em um povoado, colocando no seu lugar um representante. O marajá recebe mais de R$2 Mil reais desde 2006 sem nunca ter posto os pés no lugar.

A irmão do Prefeito Valmisólia Fernandes Dias é professora,mas não vai para escola por que tem que fazer as "divisões" na Prefeitura. Valmisólia é conhecida como Prefeitinha.

Diante de todo este absurdo bastou uma ligação para os Secretários de Roseana, para tudo ser dado como perfeito e acabado. Tratava-se de atitude de quem está fora do poder.

Quanta corrupção, desvios, malversação deve acontecer na Educação. Esta é a razão dos índices negativos, neste que é dos setores o prioritário.

Até quando ouviremos estes absurdos, com a chancela da impunidade?

Tolerância zero. Então tá.

Mais detalhes deste esquema no interior pode ser obtido acessando http://gdnoticias.wordpress.com.

ORGANOGRAMA DA CORRUPÇÃO

A Educação no Maranhão é caso de Polícia. A Organização Criminosa (ORCRIM) instalada na Secretaria tem hierarquia e organograma.

Participam segundo as fontes, pela iniciativa privada 10 empreiteiros sob a chefia de Flávio Campos, cujo respaldo político vem de dois segmentos : 1°- O apóio interno, foi candidato a vice-prefeito em Paço do Lumiar com Carmem Cassas Arôso, que na Secretaria é Adjunta para Reforma e Construção de Escolas; 2° O apóio externo, vindo do atual Secretário de Administração José Henrique Campos Filho, que é irmão de Flávio Campos e casado com a irmã do Deputado Cléber Verde. Ambos tiveram na iminência de perderem as funções, foram salvos por uma "mão invisível".

Pela Secretaria de Educação participam: 1° Carmem Cassas Aroso, Secretária Adjunta de Construção e Reforma de Escolas; 2° Cristiano Carneiro Arruda (sobrinho de Carmem Arôso) é Supervisor de Gestão de Rede Física, respondendo cumulativamente pela Superintendência de Engenharia; 3° Eric Marinho, Dr. Dilton, Ilka fazem parte do jurídico; Graça Tajra, Zélia Mendonça, Zefinha (Bentivi?) e Sâmia, estas na área de ensino.

O esquema com essa composição vem desde Cesar Pires, passando por Anselmo Raposo.A Portaria que autoriza que Critiano Carneiro Arruda acumule as funções de Supervisor e Superintendente é assinada por Olga Simão, atual Secretaria de Educação.

Roseana Sarney anuncia nesta terca-feira seu Secretariado, na Educação Olga Simão.

Com Aluísio Mendes na Segurança eles acham que a denúncia fica "travada".

Buemba.Buemba,Buemba!!

12 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO ESCOLA PARA LADRÃO

O Blog focou nas ultimas 48 horas, o processo de corrupção dentro da Educação. Nada foi plantado por manobra. Foram feitos comentários que pela pertinência transformaram-se em postagem. Ninguém pagou um centavo para que descemos publicidade aos fatos. Não aconteceram reuniões, nem tão pouco acordos para que essa ou aquela informação, ganhasse ares de "verdade".

Este é o destino da notícia para o futuro. O processo ocorre pela interação, sendo sua elaboração e transparência acompanhada por todos. Na forma descrita e praticada pelo Blog, afasta-se o soldo pela notícia. A consequência é uma maior aproximação da verdade.

Temos a consciência de que muito ainda deve ser apurado e provado. Tivéssemos um governo sério, neste momento já teríamos os resultados e o expurgo dos envolvidos. Mas pelo que se apura preliminarmente, o "esquema" já atravessa a vários governos, sempre colocando na "camisa-de-força" os novos Secretários. Corrompidos os novos pelas velhas práticas perdem a autoridade, passando então a reinar a "força da grana//que ergue e destroi coisas belas".

Na terça-feira (14.12.21010) Roseana Sarney anuncia seu novo "Rolo de Papel Higiêncio" ou Secretariado.

Tolerância zero. Então tá!


SOBRE A NOITE DOS "COLARINHOS BRANCOS"

PH colunista do jornal de propriedade da família Sarney, promoveu no dia 07.12.21010 festa entre a burguesia maranhense. A reunião serve também como referência à negócios nada republicanos, segundo investigações publicadas da Polícia Federal.Extinta a formalidade e no social "quebra-se o gelo". Ademais a fogueira das vaidades queima em desejos os fracos de espírito.

"O homem é por natureza um animal social". Quando reunidos sejam quais forem a circunstâncias deveria resultar na promoção do bem. Portanto a princípio é normal que ocorram reuniões sociais. O que se condena são as causas e efeitos de promoções, que servem a enriquecer poucos em detrimento de quase todos.

No caso em tela, além do aspecto negativo das causas e efeitos, verifica-se a ostentação publicada em fotos e comentários, como deboche à miséria do Maranhão.

Neste domingo Pergentino Holanda não faz referência a "Noite dos Colarinhos Brancos". Talvez por problemas técnicos na reprodução das fotos.Mas bom seria se a ausência de comentários e fotos do nababesco, ocorressem em respeito a miséria do povo maranhense.

Não se consente que diante dos índices negativos em educação, saúde, habitação, saneamento e infra-estrutura, Segurança Pública se festeje com ostentação e deboche, a desgraça do Maranhão. Não há motivo para festa, somente poucos podem rir à toa.

Como na França de Luis XIV o olhar do outro "lado da cerca" começa a incomodar a burguesia.




AINDA SOBRE OS ESGOTOS DA EDUCAÇÃO

As minúcias e detalhes do processo de corrupção instalado na Secretaria de Educação, produz uma onda salutar de informações prestadas ao blog. Contudo esse tema já havia sido explorado em outros blogs. Alguns com extrema seriedade e zelo como no do blog do Itevaldo. Outros acendiam uma vela para a informação e outra para a contra-informação, ao sabor dos soldos e orientação partidária.

Assim para não perdemos o sentido e a seriedade nas denúncias é preciso separar o jóio do trigo.

Itevaldo dispensa comentários pelo seu procedimento ético, já conhecido na sua retilínea trajetória na imprensa do Maranhão.

Quanto aqueles que fazem das denúncias instrumento de ganho, recebemos o apoio da leitura do conteúdo latente(guardado) pelos próprios internautas, mostrando assim que fazer blog é antes de tudo, ter compromisso com a verdade de forma independente, sob pena de serem desmascarados.

Neste diapasão passo a trilhar o caminho percorridos pelos honestos.

Interessa a desconstrução feita pelos desonestos, pois permitem evidenciar outros indícios da autoria.

Toda essa matéria será encaminhada ao Ministério Público, para que como fiscal da lei possa se assim achar conveniente, proceder nas investigações.

Praticaremos enquanto blog o dever da informação livre e democrática, permitindo aqueles que se sintam ofendidos o direito de resposta. Se não o exercerem é por livre arbítrio, não por cerceamento.

O telefone para qualquer informação ou reclamação é (98) 888931 20.

11 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO

Chega ao blog por via de comentário, que estaria acontecendo transferência direta de recursos públicos da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, para o jornal Estado do Maranhão de propriedade da família Sarney.

O denunciante posta comentário, informando que todos os dias chegam as escolas estaduais de São Luís exemplares do Jornal o Estado do Maranhão, não sabendo informar se o mesmo ocorre no interior do Estado.

É preciso ver qual o procedimento das supostas assinaturas.Mesmo ocorrendo dentro do aspecto legal, não deixa de beneficiar empresas da família da governadora. Fato que por si deveria trazer desconforto a sua Excelência, que promete fazer o "melhor governo da sua vida".

Se for com essa ideologia ela já consegui.

Será que aos outros jornais foi dado oportunidade de informar? Aí seria democrático, plural e salutar a informação.

Vamos buscar melhores esclarecimentos e publicá-los.

MINISTÉRIOS E BATISTÉRIOS DO KPÊTA

1° MINISTÉRIO- Qual foi o blogueiro que postou matéria comparando a dupla Lula & Sarney a Garrincha e Pelé? Seria agradecimento pela continuação da "boquinha" do período An$elmo na Educação ou vontade de babar ovo mesmo?

1° BATISTÉRIO- O atitude ridícula e descabida foi do "Bob Mônica" que pela babação de ovo merece medalha Manoel Beckmam de "herniador oficial". Com essa os testículos de "Bandalha" ficaram arriados. Esse meu amigo de tanto babar provoca hérnia. Affé.


ENGENHARIA DA CORRUPÇÃO, PARTE III

A Secretaria de Educação é já algum tempo ninho de corruptos. A primeira e unica tentativa de desbaratar a máfia que age no setor, resultou no assassinato do Auditor que promovia uma devassa no órgão. Portanto o esquema possui base de apoio no crime organizado, precisando de ação imediata para cessar a sangria e evitar novos crimes de encomenda.

O Blog do Itevaldo(www.itevaldo.com) em 17 de maio de 2010 já alertava para o esquema dentro da Secretaria. Detalhes e comentários podem ser obtidos pela visualização do blog do companheiro itevaldo.

A interação na internet é um recurso que precisa ser melhor explorado. Toda a postagem está sendo pautada nas informações prestadas em comentários, cuja coerência e fundamentos não são frutos de interpretação, mas de conhecimento, do processo de corrupção instalado na Secretaria. Agradeço de público os internautas que possibilitam o processo de cidadania instalado no blog.

O teor e conteúdo com riqueza de detalhes mostram Graça Tajra e Carmem Arôso, trocando figurinhas e notas fiscais faturadas em fundações com o apoio do programa nota 10. Nesta etapa entra Zefinha(Bentivi?) com outra adjunta na Educação que não tem Curso Superior, mas por ser mulher do Prefeito de Magalhães de Almeida a Sra. Sâmia é adjunta, usando a cunhada de nome"Daniela"na suas "operações" sempre relacionadas a diárias e técnicos nunca vistos, com notas fiscais na casa de hum milhão.

Tudo é feito com o apoio do jurídico Eric Marinho que domina a cadeia de processos e aditivos irregulares que envolveram o ex-secretário Anselmo Raposo, ao ponto de levá-lo a trair a confiança de Wasghinton Oliveira.

O esquema continua com Dilton e Eric e só não aumentou mais porque as verbas estão menores, mas vira e mexe eles estão com a mesma cobertura dos tempos atrás. Nada mudou, pelo contrário está sendo favorecido pela ausência da secretária( ela acumula a função como Secretária da Governadora Rosena Sarney) e total desconhecimento de quem lá chegou agora, que não entende nada de Educação, muito menos de gestão.

A turma que controla o esquema no atual momento, não é melhor o Anselmo Raposo. Trata-se apenas de maquiagem para dar a impressão de estar tudo em ordem. O corte generalizado é em decorrência do processo de corrupção, enraizado por todos aqueles que contribuem e contribuíram para se chegar a esse estágio.

Quando digo que o Secretariado de Governo de Roseana Sarney, se assemelha a um rolo de papel higiênico, faço com base apenas nas denúncias dos últimos três meses. Feito um levatamento apurado é uma fossa das mais fétidas.

Mudam apenas as coleiras apodrecidas pela gosma da corrupção.

Triste Maranhão.

ENGENHARIA DA CORRUPÇÃO PARTE II

Em todos os setores da Administração Pública do Maranhão existem os burocratas, que após a aposentadoria continuam nos órgãos implementando vícios, condutas desviadas e posturas autoritárias.

Com o famoso refrão "Antiguidade é posto" eles e elas permanecem no comando das Secretarias, colocando os Secretários na "camisa-de força".

Essa raça vem de um longo tempo, participando com a família Sarney do desmonte do Maranhão.

Para a nossa desgraça tem duas Graças( Cutrim na Administração e Tjara na Educação) que pintam e bordam nos governos.

A da Educação é adjunta na área de ensino, tendo como assessora Zélia Mendonça egressa da "escolinha da corrupção de Paço do Lumiar". As duas aprontam no setor, aprovando diárias para"engenheiros", comandados por Alexandre num contrato junto a fundação no valor de R$9 milhões. A última que foi paga pela diarista foi no valor de R$900 mil, sendo pagas "por fora".

É uma aula de corrupção com organograma, calendário e plano de ação.

É tanta sujeira que é preciso separar as áreas de atuação, mas fica claro que toda a estrutura esta contaminada pelas práticas de corrupção e tráfico de influências.

O exemplo e o discurso são de quase 50 anos, com os Sarneys no mando e comando.

Volto com a parte III, relativa a ação das empreiteras.

Haja fedor.




ENGENHARIA DA CORRUPÇÃO, PARTE I

A Secretaria de Educação do Maranhão é um caso de Polícia, mas para dar resultados, tinha de ser a Federal. Com Aluizinho as investigações só andam na direção dos inimigos da família Sarney.

Roseana Sarney como o pai posam de honestos, no entanto atuam e faturam por via de uma cadeia de operadores, nos mais diversificados setores da vida pública no Maranhão e Brasil.

A amizade que une e nutre os Arôso aos Sarney é tão antiga, quanto a corrupção em Paço do Lumiar e no Maranhão.

Agora este esquema de corrupção,segundo comentários recebidos no blog, opera na famigerada Secretaria de Educação com planos de trabalho, calendário de ação, organograma e até planta de Engenharia.

Conheça detalhes deste esquema segundo o comentário no blog:

"Sr. Cesar,

Carmem Aroso não é engenheira e não entende de nada.Ela é pedagoga. Foi candidata a Prefeita de Paço do Lumiar e teve como vice o filho de Flávio Campos. Este é engenheiro e tem uma construtora que opera todas as outras do esquema Carmem Arôso na Educação. Ele é pai de Alderico Campos, vereador cassado de Paço do Lumiar. Mais o esquema que dirigido por Carmem envolve seus parentes em uma conexão com Eric Marinho do Jurídico que monta os processos e vincula uma tal ILKA do gabinete que amarra tudo na Superintendência Jurídica. Uma das empresa é do irmão de Flávio Campos, o Sr. Henrique, atual Secretário de Administração e dono da Quatz Engenharia, onde aparece como titular sua mulher atual(Irmã do deputado Cléber Verde). Como voce vê é esta engenharia que Carmem Arôso montou junto com Graça Tajra(as velhas) surrupiarem e ainda falam em nome da governadora".

Para não ficar enfadonho e facilitar a compreensão, vamos analisar de forma cartesiana. Partindo do mais simples para o mais complexo, façamos a digressão por partes:

1°-Carmem Arôso é irmã de Amadeu Arôso. Amadeu é casado com Bia Venâncio Aroso. Os Arôsos lançaram dois candidatos para facilitar a vitória do grupo em Paço do Lumiar. No caso Amadeu lançou a mulher e a irmã, qualquer resultado ficava na casa.

2°-Flávio Campos foi candidato a Vice-Prefeito de Carmem Arôso em Paço do Lumiar. Flávio é pai de Aderico Campos Filho vereador cassado que preside a Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar. Foram assim compensados as duas espécies (Bia na Prefeitura e Alderinquinho na Câmara) do mesmo gênero Arôso.

3°-Flávio Campos vice de Carmem Arôso é engenheiro e comanda as "operações" em uma conexão com Eric Marinho do Jurídico, vinculado a ILKA na Superintedência Jurídica. A função de Flávio é fazer caixa para as eleições de prefeitos em 2012.

4°-O outro polo à garantir o esquema vem do parentesco que envolve Flávio Campos, com José Henrique Campos, atual Secretário de Administração do Governo de Roseana Sarney. Aqui temos a presença dos Sarneys que não se aproximam, mas com certeza levam a maior parte do bolo, em troca da proteção aos operadores.

5°-As vinculações na esfera federal tem conexão com o Deputado Cleber Verde, que embora não viva à Beira-Mar a irmã é casada com José Henrique Campos, tendo ingerência na sua escolha junto ao ''CV"(Comando Verde) para o cargo de Secretário de Administração. A função de Cleber Verde e José Henrique seria na pirâmide vertical a de "distribuidores".

6°-Na parte dos anexos acrescento que o Alderico Campos Filho, o "Aderiquinho" foi namorado de Rafaela Sarney, filha de Roseana Sarney, fechando assim o círculo que envolve novas e velhas gerações de Sarney, Arôsos, Campos, Verdes, Podres e todo o "churume''(fedor) que emana da Secretaria de Educação.

Voltamos a seguir com a parte II- A ação das "veias"(as aposentadas) na Educação.

MARINETE DE BIGODE E SEU MUSEU.

Coluna do Kpêta.

Será que Marinete de bigode lembra alguém? E a "rença" de "veia" que fica adjunta? Assista e opine. Marinete sai daííííí!

Leia logo abaixo o Post: Educação ou escola para ladrão? "EXCÂNDALO"

10 de dezembro de 2010

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO OU ESCOLA PARA LADRÃO?

Coluna do Kpêta na Educação.

Nunca antes na história da Educação do Maranhão ocorreram tantas denúncias de corrupção. Sai Secretário e entra diarista, sem que nada seja apurado. Em contrapartida as denúncias não param.

Agora mesmo o blog recebe comentários, denunciando a volta do funcionário Cristiano Carneiro Arruda( Supervisor de Gestão de Rede Física), afastado segundo o comentário sob suspeita de envolvimento com a máfia que age no órgão.

O funcionário é sobrinho de Carmem Arôso, que exerce no órgão a função de Secretária Adjunta de Construção e Reforma de Escolas. Carmem Aroso é Engenheira? Quem da sua família é dono de Construtora? Perguntem a "Alexandre o Grande".

Um detalhe que pode passar despercebido a "tia" Carmem é Adjunta de Construção e Reforma de Escolas e o sobrinho é o Supervisor de Gestão de Rede Física. Ela bate o escanteio, ele dá a cabeçada. Quem agarra no gol? Pelé, Garrincha ou "Bob Mônica"? Pergunta de novo para "Alexandre o Grande".

Para aumentar o curriculo da"tia", ela é irmã de Amadeu Aroso ex-prefeito de Paço do Lumiar,esposo da atual Bia que era Arôso, agora Venâncio.

Nos comentários as denúncias envolvem 10 empreiteiras sob controle dos Arôsos.

A Portaria 1070 é assinada pela atual Secretária com data de 29 de novembro de 2010, para que o Sr.Cristiano Carneiro Arruda responda cumulativamente como Superintendente de Engenharia da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão.

Vou procurar ouvir a Secretaria na sua versão.Para saber se é Educação ou escola para ladrão?



ROSEANA E O GOVERNO DE PAPEL HIGIÊNICO

O Secretariado de Governo de Roseana Sarney é tão enrolado, que já está sendo chamado de papel higiênico. A comparação ganha sentido pela sujeira que abriga e quando aberto o cheiro é nauseabundo.

Os nomes que compõe a "renca", são os mesmos que originam a rota dos crimes, que saindo do Maranhão(Waldir) passa pela Raposa (Anselmo) e chega ao Palácio(Tadeu).

Waldir não consegue explicar a origem dos R$ 500 Mil nos gastos de campanha, embora todo o Maranhão saiba.

Raposo não esperou as uvas amadurecerem, deixando o governo com o rabo sujo entre as pernas.

Tadeu queria passar Palácio ao seu nome, mas não explicou a "matança" dos 18% dos recursos no Rio da Bicas.

Essa rota vai se repetir com outros nomes no futuro governo.

Para eles a farsa para nós a tragédia. Triste Maranhão.


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...