13 de outubro de 2010

SÍSTOLE E DIÁSTOLE :CORAÇÃO PARTIDO LÁBIOS DIVIDIDOS.

Coincide com a ascensão de Serra nas pesquisas, a cirurgia cardíaca do Senador Sarney, da mesma forma que coincidiu sua internação, nas véspera das eleições no 1º turno, poupando-lhe de votar em Pedro Paulo no Amapá.

Sarney só deixará o leito, após a divulgação do resultado das eleições Presidenciais no 2º turno. Com isso fica na expectativa do crescimento de Serra, que já encosta na petista Dilma. Não esta descartado ainda nesta semana, que nas madrugadas frias longe do olhar "panótico" da imprensa, o velho oligarca receba representantes de ambos os candidatos.

O interesse em Sarney não deve vazar à mídia, dado ao seu desgaste político. Mas nada que comprometa, que do resultado das ligações dos seus neurônios saia um raciocínio pragmático. Certo mesmo, é que tanto Dilma como Serra após a divulgação do resultado, irão ter com o velhote para a famosa composição de forças no Congresso Nacional.

Sarney ainda não se despede da política, o coração bate 240 vezes a mais do que deveria(60 batimentos cardíacos), mas despede-se da presidência do Senado. Além do problema físico o PMDB saiu-se mal nas proporcionais, sentindo o golpe do PT, depois dos resultados do 1º turno, perdendo o poder de barganha. Mesmo assim o velhote, ainda dispõe de significativa força no Congresso Nacional, a ponto de novamente indicar a maioria dos cargos federais no Estado, roubando novamente o poder de mando junto ao planalto.

Quando o mourão começa a ceder e a cumieira fica cheia de cupim, a queda é certa. Mas o orgulho do patriarca no seu outono político, não lhe permite aceitar. Prefere vestir-se de jequetebá para encarar o baque.

Parece até um dos seus apologéticos discursos, de coração partido e lábios divididos, mas infelizmente ele ainda interessa a ambos contendores, seja qual for o resultado.

O que pode resultar de positivo é a exposição dos atores políticos, sua aglutinação após o resultado das eleições, contando que a oposição os desnudem nos seus métodos. Chama-se de sístole e diástole, os movimentos dos músculos do coração ao fechar-se e abrir-se. É preciso que as oposições verdadeiras não parem, mostrando os movimentos silenciosos e furtivo dos oportunistas de cena, que abrem-se e fecham-se de acordo com as conveniências. Como diz Cesar Teixeira " diga sim aos que nos queiram abraçar, mas se for para enganar diga não".




JOVENS, NOVATOS E FISIOLÓGICOS.

Assim podem ser resumidos os noviços no Parlamento Estadual. Eles chegaram com fome de onteontem, com um apetite que não me contem. Apadrinhados porJoão Alberto e Joaquim Haickel este grupo tem o destino dos quibes e esfirras, o intestino grosso. Também com tal assessoria política, juntado-se a de imprensa, não poderia dar outra coisa.

O líder dos gulosos é Rogério Cafeteira, conhecido na patota como Rogério Porcão, sobrinho de Cafeteira e de Maria Isabel. Não dá um prato típico (Porcão à Maria Isabel) com direito até a café? Rapaz isso é a escola política que freqüentaram. A lição do dando que se recebe é praticada de avó para filho, de avô(ó) para neto(a), de neto para bisneto.

A repetição do discurso torna o quadro deprimente, nada pode se esperar destes que representam arremedo de políticos, montagens de lideranças. Iniciam como foram criados, na arte da barganha, pressionando por números, aglutinando-se em bandos. São hienas jovens com fome de lobos, na seara política. Deus nos livre desta matilha, que ainda cedo morde os calcanhares sujos do poder, por um pedaço de osso.

Essa é a resposta para o processo que os elegeu. Forjados nas coxas por espermatozóide de proveta, eles nasceram com cromo$$omos a mais. É triste mais esse é o "Melhor do Mararanhão.

Jovens, novatos e fisiológicos, eles querem cargos na mesa da Assembléia e a liderança do que sequer conhecem. Aprenderam com quem, esses caça cargos? Vamos deixar isso Edi lásio.
"QUEM SE MISTURA COM PORCOS FARELO COME".

Em editorial a mídia barroca dos Sarney, anuncia o início da campanha no 2º turno. Convoca dirigentes comunitários,classistas e a "militância aguerrida" para o que foi titulado como "Combate de São Luís". Justificam serem coerentes na escolha de Dilma, que vai assegurar a continuidade do governo Lula, sendo o Maranhão beneficiado com programas sociais, obras e investimentos.Tentam colorir o discurso com tintas ideológica, afastando a ameaça do modelo neoliberal, como retrocesso inaceitável.

Ora ora meu caro editor, este raciocínio antes de esdrúxulo é comprometedor, posto que os programas sociais, obras e investimentos, nunca saíram do papel. Lincar tais promessas como mote de campanha, vai soar eleitoreiro demonstrando a realidade, qual seja de que o Governo do Estado não tem obras realizadas, vivendo a gozar no que é dos outros.

O mais nojento do editorial, é a apropriação indevida da tradição histórica e progressista, dos movimentos sociais, relacionando como engajados mais de 30 entidades estudantis, associações comunitárias, sindicatos, além de 15 vereadores e mais 40 suplentes de vereadores. Trata-se dos conhecidos pelegos, que a exemplo de vários deputados serão despachados do processo político.

Por outro lado o PSDB e o PDT constituídos como colcha de retalhos, também anunciam pra quarta -feira, o desenvolver da campanha capitaneada por Prefeitos, com grande poder de influência, tais como Sebastião Madeira de Imperatriz e João Castelo de São Luís. O primeiro já deu demonstração de sua capacidade pró Serra, já o segundo somente agora faz reuniões, despachando a filha para entrevistas nos meios de comunicação, com mensagens de apoio ao tucano José Serra.

A primeira vista parece que os verdadeiros oposicionista, ficariam alijados do processo eleitoral no 2º turno. Acredito ser um excelente momento para denunciar e conscientizar a população, quanto aos métodos desenvolvidos ao longo destes 50 anos, mostrando o jogo fisiológico e clientelista que se desenvolve em torno do poder central.

Este é o momento para esclarecer ao povo, que nossas representações políticas estão a reboque, que a falta de comprometimento com as propostas partidárias, se aniquilam com o jogo jogado na busca de cargos e posições.

Fica mais fácil desmascarar não uma, mas três oligarquias a saber: a feudal comandada por Sarney, dentro de um processo nepotista e exterminador de novas lideranças, cujo objetivo é manter-se no poder; a rural tendo a frente os Prefeitos e lideranças insatisfeitos na pretensão de econômica, dividindo-se sempre nas questões paroquiais,para não ameaçar o feudo; a urbana formada por lideranças oportunistas e insaciáveis, que da mesma forma que a feudal, castra novas lideranças, pela via de um falso patrulhamento ideológico, com a mera pretensão de demarcar espaço.Preguiçosa e escocesa a oligarquia urbana quer por testamento divino, dizer-se dona das oposições.

Longe de tudo isso existe um grupo comprometido com as lutas, mesmo que alguns estejam por estratégia de eleição em determinado momento, nas estruturas partidárias que envolve as oligarquias, as posturas deles não deixam dúvidas de que fazer política, tem outro sentido, cabendo agora deixarem essa arca, que navega com destino ao dilúvio.

Acredito que pela primeira vez, poderemos vê-los chafurdarem na lama que os envolve, mesmo porque a vitória de uma ou de outro, servirá como palavra de ordem para novamente se aglutinarem, em torno do"equilíbrio de forças na estrutura federal",estando depois da eleição, reunidos na confecção e corte do figurino político do Estado.

Cabe a oposição comprometida com a verdade, de forma inteligente mostrar todo esse processo, que se repete ao longo de 50 anos. Realizando esta tarefa é um grande passo, demonstrando-se ainda que não agimos a semelhança das oligarquias, que só aparecem no momento que lhes interessa o voto. Não nos interessa neste instante o voto, mas mostrar para que eles utilizam este instrumento da democracia. Fazer o povo ver que cada voto dado,serve aos interesses pessoais de cada um dos atores oligárquicos, mas não ao da população que eles dizem assistir. Portanto muita Hora nessa calma, pois quem se mistura com porcos farelo come.


O RESGATE E O SUBTERRÂNEO.

O Mundo inteiro celebra a vida, no resgate de 33 mineiros no Chile. A emoção nasce pelo retorno à vida daqueles considerados quase mortos. É uma vitória dos homens sobre a morte. Depois de quase dois meses no subterrâneo da vida. Uma mensagem comoveu o mundo, a do mineiro Claudio Ianes, relatando estar "tudo bem no subterrâneo dos 33".O resgate ao Norte do Chile foi acompanhado pelo Mundo todo.Pela previsão todos sairiam da mina São José em uma pequena cápsula.

Como seria bom se a mídia Mundial focasse o Maranhão, ou Estado de Seu José. São quase 6,5 milhões de habitantes, com 50% vivendo com salário que varia de R$. 210,00 à R$. 510,oo Reais.É mais que um subterrâneo, é um inferno aonde a miséria soterrada é embutida na existência de 49% deste povo. Alguns sobrevivem neste mundo, outros protegidos na casamata, fazem o transporte diários na cápsula do poder.

Segundo a Bíblia Moisés retira o povo do Egito e do jugo do Faraó. Na caminhada que chega ao Mar Vermelho, o profeta usa seu cajado separando o Mar em duas colunas de água. O povo atravessa, mas os soldados do tirano são engolidos pelas águas do Mar Vermelho.

Nem tanto abaixo nem tanto ao Mar. Na leitura de Notas do Subterrâneo Dostoievski mostra as contradições entre ser e ter, diante da grandeza e da miséria da condição Humana. Na bíblia a separação das colunas de águas revela o dom de Deus.

O que nos maranhenses precisamos é de auto-estima,que se revela na maioria das vezes nos momentos de crise, como passaram os chilenos nestes 60 dias. O jugo no Maranhão já espera o dilúvio há quase 50 anos. Não cabe entre nos nenhum discurso messiânico, mas ação prática. A verdadeira oposição precisa resgatar seus mineiros, ao mesmo tempo separar o joio do trigo, devolvendo ao povo a sua maior riqueza , que é a liberdade.

RICARDO METE O PREGO E COLOCA O RETRATO NA PAREDE.

O ex-Secretário de Saúde Ricardo Murad, candidato a deputado estadual eleito colocou a "Governadora de Retrato" na parede. O guloso Ricardo quer a definição do Secretariado de Governo já, usando como justificativa o ganho de tempo na execução dos projetos, posto que o governo é o mesmo. Na verdade o javali quer ampliar mais ainda seu território político, abocanhando as Secretaria de Planejamento, Fazenda e Educação. Somando-se a de Saúde já no seu domínio, o porco-bravo quer usar a disputa da Presidência da Assembléia, como moeda de troca, vez que o 1º biênio(2011 à 2012) não lhe salta os olhos. O interesse de maior de Ricardo III , pela Presidência da Casa do Povo é no 2º biênio ( 2013 à 2014), quando o posto é estratégico para a sucessão Estadual. É o besta.







12 de outubro de 2010

GUERRA DE TRAVESSEIROS E BUNDALÊLÊ ENCERRAM O MATAFOLIA DOS SARNEYS.

Trazer Romário como atrativo ao Matafolia é com certeza idéia de Fernando Fumey. Como resultado o de sempre, com convidados de conduta extravagante. Esta é marca do evento, com parasitas que pululam na vida pública, dinheiro como que achado em calçada alta, mortes, brigas e condutas alteradas. Nada fica de positivo, não creio que os impostos como ISS e outras taxas passem despercebidos pela Prefeitura, mas tudo é possível.

Esse evento com outros nomes( Carnaval Fora de Época, São Luís Folia, Marafolia e Planeta Folia), possibilitou o enriquecimento sem causa, de uma frota de laranjas que hoje migrou os lucros, para o setor agropecuário, visando justificar fortuna. Na esteira do laranjal um ex-Secretário do Governo Cafeteira, vende o Pinheiro ao cunhado por R$. 11 milhões,adquirindo uma Fazenda o novo rico, que de general da banda chega à agropecuária como portentoso fazendeiro, lava no leite das vacas e pendura no chifre do boi, a grana do suor dos abadás.

Outros negócios tiveram origem ou foram incrementados com o suor dos abadás, como clube de reguee, restaurantes, arenas de esporte, tudo muito "transparente" e arregimentados pelo "sombra", que da noite para o dia também ganhou o "melhor de sua vida".

Assim vai o Maranhão à caminho do "melhor da vida de Roseana", esse é o retrato do nababesco, da orgia carnavalesca e da administração arabesca. Já na festa de encerramento da campanha ardilosa, a própria Governadora de Retrato agradece de público ao irmão na campanha, dizendo que sem sua participação, a vitória no 1º turno seria mais difícil. Dias depois a fatura da trupe regada na orgia, no patrocínio privado por pressão, na disposição da guarda pretoriana ao evento particular. Resultado dinheiro no bolso e exposição do Estado, no roteiro das extravagância das celebridades.

Antecedendo a este evento realizou-se Festa Fashion, onde as irmãs Moreira(Lara, Clara e Lia) juntamente com as Madamas Vítor Mendes e José Ribamar Oliveira, puderam expor e faturar com as grifes Carmem Stfanis, Camarim entre plumas e paetés. A presença da Gov. e sua filha foram registradas por uma Lima, que promete com sua coluna seguir os passos de gazela, do tio por duas letras. Dinheiro eu não tenho, nem tão pouco frescura.As divas são esposas de Deputados e Secretários (Luciano Moreira, Vitor Mendes, José Ribamar Oliveira), todos ligados ao "melhor" de Roseana, que no intervalo das atividades políticas do grupo, faturam no atacado e no varejo.

É só isso e muita coisa só no virtual para o povo.Por longos quatro anos haveremos de ver e ouvir, do "melhor" para as vidas de Sarney seus parentes, aparentados, afilhados e apaniguados.

Antes da farra e do bundalêlê, teve guerra de travesseiros entre Sirlan Sousa e Blogô. A "melhor" apresentadora partiu para cima de Blogô, com o aval do "capo" Fefé, com quem dizem ela já ter tido um "affer". Discatitou, passou vaselina e cuspiu na careca da pintosa. Coisas do Reino, acontece até em Londres.

Ah! Maranhão, o que te espera durante os últimos quatro anos de Pompéia. Mano Borges faz ai alguma música,dizendo que São Luís vai virar Sodoma e Guimarães Gomorra. Um abraço mano e "vaite" a forra, junto com Babão, Godão, Bucão, Bobão, Bolão e todos da cultura de bolso de Roseana e Jorge Murad.

"A VIDA É COMBATE QUE AOS FORTES E BRAVOS SÓ PODE EXALTAR".

O problema de Flávio Dino não é o de não saber perder, mas o de não saber fraudar, comprar votos, conchavar nos escaninhos dos poderes ou ser ungido pelos pérfidos que comandam o Maranhão. Do contrário, gozaria hoje o comunista das facilidades, sendo sempre que lhe faltasse um mandato prazenteado, laureado com verbas oriundas ou à caminho dos paraísos fiscais.

Optou Dino como um bravo que não teme o combate, sabendo que as derrotas ensinam como na canção do poeta, que aos bravos e fortes só exaltam.Vitimado diariamente pelas lanças traiçoeiras dos lanceiros de aluguel, espanta o Canto do Piaga com a vigília dos justos e a cobrança de cidadão, frente ao considera ilegítimo ou usurpado. Sem medo de Anhangá de qualquer Tribo da Taba Tupi. Chorou é verdade, não em presença da morte, mas diante da liça que o aguarda seguir. Aos Timbiras valentes "seu nome lá voa na boca das gentes".

De menino pródigo à luta renhida. Flávio é daqueles inconformados, que diante do olhar triste de uma criança ao futuro sem perspectivas, toma partido. Poderia acomodar-se aos louros que a vida honesta de advogado, juiz e parlamentar já lhe proporcionaram. Mas conservado o sonho de criança, onde a igualdade, o afeto e a vida em comum, podem ser partilhadas sem a necessidade de fraudes, compra ou outros artifícios, que tão afeitos aos que achincalham se encontram, ele com certeza continuará na luta.

Felizes aqueles que conservam a pureza das crianças. Lembrando Gonzaguinha"eu fico com a resposta das crianças// é a vida, é a vida//e é bonita"

Viver Flávio e não ter vergonha, da felicidade ou infelicidade, somos eternos estudantes da vida que queremos dar aos outros, principalmente aqueles pequeninos do olhar triste e assustados.

Quanto a matilha que se ocupa no ladrar dos blogs, é do próprio canil que devem esperar os açoites. Ao final como dizia o Babalourixa José Negreiros "Cachorro não cheira cachorro".

"O MELHOR PARA AS CRIANÇAS": BALA OU BOLO, MORTE OU MANDATOS?

Gostaria de não ser amargo nesta manhã, que se comemora o dia das Crianças. Pensei até em escrever algo açucarado e óbvio, como fazem Ivan Sarney e Joaquim Haickel. Felizmente o meu pensar não se dissocia da realidade presente.Assim tenho que me reportar as condições de vida, que envolvem as crianças no Estado do Maranhão. De um lado a fome total, do outro aquele carnaval.Para uma minoria bolos e mandatos eleitorais, para maioria balas de revólver e caixões de defunto.

Nunca antes na história deste Estado, havia se falado em bala perdida ceifando vidas, não era comum homicídios entre jovens, mas veio o "melhor governo da vida" de um Retrato de Governadora e olha o resultado.No Barreto uma criança em tenra idade foi vítima de bala perdida, como se estivéssemos vivendo nos morros do Rio de Janeiro. Para completar um locutor canalha, ocupa uma emissora de Televisão em São Luís, fazendo chacota de que a criança procurava balas e encontrou uma perdida.Verme insensível e bajulador de autoridades, pouco se importa com o futuro do que foi um dia.

É esse mesmo biltre que com a voz cheia de sofejos e sem embargos, anuncia os filhos e netos dos políticos que chegam ou continuam nos Governos, Senado Câmara Federal,Assembléia Legislativa. Orgulhoso o pulha, usando de retórica chocha e açucarada, tão comum aos destituídos de coragem diz ser de "bom alvitre, homenageá-los com música de parabéns, pois filho de peixe, peixinho é". Nesta lista inclui-se Roseana Sarney, Edinho Lobão, Clovis Fecury, Sarney Filho, Gardeninha Castelo, Fufuca Dantas, Carlos Filho, Edilásio Junior, Neto Evangelista, Rigo Teles, Alexandre Almeida entre outros, salvos das balas entre palmas e bolos.

"O melhor Governo do Maranhão" aumentará as desigualdades entre os "bem nascidos" e os do povo, de maneiras que ao final desta quarentena, o sorriso de menino que todos tínhamos desaparecerá da face do maranhense. Como nos últimos cinqüenta anos poucos terão acesso a educação de qualidade, segurança contra balas perdidas, saúde assistida nos Hospitais do Sudeste e Americanos, boa habitação no Calhau, Ponta do Farol, Renascença, Altos do Turu e futuro promissor com mandatos de Governadores, Senadores, Deputados Federais, Estaduais, Prefeitos e Vereadores.A grande maioria restará o contrário de tudo, tendo a miséria como companheira e o voto como passaporte à mendicância.

Dia virá que como Milton Nascimento e Fernando Brant poderemos cantar com "Coração de Estudante", sem desviarem o nosso sorriso de menino.

"Coração, Juventude e Fé".

11 de outubro de 2010

O MELHOR DA SEGURANÇA PÚBICA.

Impressiona a maneira como os administradores públicos, tratam os serviços para os quais são encarregados. Exemplo disto é o caso da Segurança Pública, sendo mais específicos remeto a inoperância às Delegacias de Polícia, indo mais além classificando de inércia funcional, posto que é o único Estado da Federação, em que as Delegacias Distritais fecham aos finais de semana e feriados.

Não sabem os energúmenos, que nestes dias aumenta o índice de violência? Sabem sim, o que eles não querem é investir no setor, com concursos para novos policiais militares, agentes civis, Delegados de Polícia. Não querem reconhecer os direitos trabalhista dos que já exercem as funções, bem como pagar aos aposentados de forma digna.

Investir em Segurança Pública não se resume a compra de viaturas, é algo muito mais abrangente, que importa na constituição de uma equipe multidisciplinar, para que de forma permanente assista-se ao cidadão.

Serviço Público Governadora de Retrato tem natureza contínua. Delegacias fechadas é a senha para a sanha criminosa. Hoje e amanhã as ditas não funcionam, mas o crime na sua dinâmica inexorável não tem feriado ou dia santo.

Aqueles que precisarem do mínimo em Ocorrência Policial ou do máximo na preservação da vida, devem se deslocar aos Plantões, o pior é que muitos destes deslocamentos não fazem o menor sentido. Exemplo é que se algum fato ocorrer na Zona Rural, a Ocorrência é no outro pólo da cidade, ou seja na Vila Embratel, quando poderia por economia e celeridade acontecer no Cohatrac.

É a própria estrutura ainda existente em alguns setores, que comprovam a necessidade do que relato, senão vejamos os Plantões do Cohatrac e Cidade Operária quase vizinhos. Qual a razão de não acontecer na cidade inteira, hoje sitiada pela violência e tráfico de drogas?

Assim é que dia à dia vamos vendo o melhor de Roseana, com apaniguados, afilhados,aparentados nos cargos, fazendo a coisa errada, no momento errado e no lugar errado.

"Quesquetand abutere Catilina patientia nostra". Até quando Catilina, abusaras de nossa paciência.



"O MELHOR DA MINHA VIDA": MATAFOLIA MANDA 7 PARA O IML.

O problema da Segurança Pública no Maranhão é fruto da miopia, ao interpretar como correlatos as vertentes dos crimes. Prevenir e reprimir a violência são ações distintas e independentes no tempo, mas em espaço ampliado. Conhecer esta realidade é tarefa para aqueles que atuam na área com discernimento e olhar pautado na transdisciplianridade das Ciências, que estudam e buscam prevenir o fenômeno violência.

Por diversas ocasiões já fiz críticas ao policiamento, volto a fazê-las em razão da falta de políticas públicas para o Setor de Segurança,como também da falta de preparo de quem dirige o Estado, mais ainda de quem responde pela pasta da Segurança Pública.

A Governadora é de Retrato, o atual Secretário esta no posto pela aproximação umbilical à familia Sarney, não tem visão ampliada do fator violência. Trabalha com vertentes operacionais, na dependência dos delegados de polícia, aos quais na escala hierárquica é subjugado.

Sem a competência Governamental e o despreparo do Secretário, a violência continua ceifando vidas de jovens como a de Francisco do Vale Lopes, de apenas 16 anos assassinado no Anel Viário na madrugada de ontem, quando se realizava o evento Planeta Folia.

Esses eventos que celebram o Carnaval fora de época, só trazem lucros a família Sarney, como se depura das investigações da Polícia Federal, onde são fortíssimos os indícios da sociedade de Fernando Sarney com os promotores das Micaretas.

Fora do fora de época, a violência vem crescendo de maneira geométrica, enquanto o combate efetua-se de forma aritmética. Torna-se absolutamente desproporcionado para cada 7 mortes , nenhuma ação preventiva, que se traduz na falta de planejamento óbvio para situações desta natureza.

O entorno do Anel Viário, aonde se realizou o evento é área de constantes ocorrências, não se permitindo que a ação preventiva e repressiva ocorresse só no local da festa, como se o aparato de Segurança estivesse a serviço de um evento privado.

Este é o exemplo que o "melhor da vida da governadora", não é melhor para o Maranhão, posto que vidas são perdidas, enquanto os ganhos do seu irmão Fernando Sarney aumentam.

Segurança Pública não é tarefa só de Xerifes, essa visão ficou no velho oeste. Quem tem Billy de Kids como irmão não pode querer o melhor para o Maranhão.







10 de outubro de 2010

REVIRAVOLTA NA POLÍTICA DO PÃO E CIRCO.

Ocorreu uma reviravolta na política do pão e circo, saindo Duda Mendonça entra o cantor Bel da Banda Chiclete com Banana. Ainda no assunto o Secretário de Esporte e Juventude,anuncia para até o final do ano a reforma do Castelão.

Desaparece de uma hora para a outra, a cláusula "Petra", indo agora Sousa Neto mobilizar a bancada na Câmara e no Senado, para angariar os recursos. Já foram gastos R$44 milhões pela turma dono do Lago, agora é a vez da trupe do Dono do Mar, que informa serem necessários mais R$30 milhões .

Nosso problema reside aí, no encontro das águas doce com a salgada, forma-se o fenômeno denominado pororoca. Na pororoca altas ondas e os surfistas do poder, aqueles que independente de governo, sempre se dão bem. São empresários que financiam do lago ao mar, para depois faturar.

Quem quiser vê-los pode ir logo mais a noite, no Planeta Marafolia. Estarão lá ao lado da serelepe Governadora de Retrato, de abadá e "mamãe sacode" na mão, gritando ao som do Chiclete aba, oba.

Se não quiserem ficar no pão e circo, podem ir ao Shoping.Hoje tem bingo literário na Feira do Livro que acontece ate o dia 17.Na noite de autógrafo Wilson Marques com o livro "O Tambor do Mestre Zezinho, as 18:30 horas.

Tem que haver uma saída, ela está no conhecimento, portanto cessado o pão da eleição o circo do dia à dia vamos a leitura, pois as práticas modificadoras dependem de todos nós, sendo o elemento vital de transformação das consciências, agente multiplicador a instrução é o caminho, a verdade e a vida.

Não há motivo para desencanto, o povo respondeu com a abstinência a dependência política, somando nulos, brancos e os que sequer compareceram para votar temos 35%. A soma é maior do que os votos dados a governadora. Faltou pouco para que as eleições fossem nulas pela indiferença do eleitorado.

Como ensina Arnaldo Antunes "a gente não quer só comida, a gente não quer só bebida, a gente quer saida, saída para qualquer parte, diversão e arte". A feira do livro é a melhor opção, não que seja contra alegria do axé, mas lá quem fatura é Fefé.

Os Sarneys são como os Sadans, onipresentes, onicientes, onipotente e eficientes em tudo , ou melhor quase tudo que envolve negócios. Dizem que atualmente eles só não são desejam três coisas a saber: Primeira a fábrica de papagaio de Zezé Caveira nas Cajazeiras; Segundo a pamonha de Chiquito na Vila Bessa; Terceira é a boca de "Peida Ralo" no João Paulo.





NA PROVETA DE SARNEY: TRANCETÉ NO MOLHO DO PIQUERTÉ.

Nos últimos tempos, até dos movimentos da minha sombra tenho desconfiança. Na mesma proporção fiquei avesso as aparições públicas e patrulhamentos ideológicos.Frutos de dissabores em "uma terra que não salga e nem se deixa salgar". Não sinto o sal da terra, como queria Vieira.
Ócio e mentira são segundo o padre os dois vícios do Maranhão, sendo o ócio a causa e a mentira o efeito. De certo as teorias de marketing destruiriam a assertiva do pároco, não fosse o Maranhão tão medieval.

O quadro pós eleição se agravou com o inegável avanço dos governistas, trazendo o pensamento barroco da política para a atualidade. Na esteira da contradição, enquanto o sarneysmo se fina na figura viva de Sarney e sua filha, é o próprio defunto que trata de dar vida aos espectros e nascituros da política maranhense, bem como enterrar vivos e de cabeça para baixo os desafetos.

A mídia barroca da família Sarney, a serviço do moribundo morubixaba, resolveu incensar novos líderes, tanto a direita como a esquerda. Nomeando alguns a futuro promissor e a outros pedindo promissória.

Dentre os"novos" destaques com visibilidade na Capital estão embrionários Luís Fernando Silva e Edvaldo Holanda Junior. O primeiro em gestação avançada com órgãos definidos para a situação. O segundo na proveta sem placenta, mais definido para oposição. Ele Sarney quer gerar tudo, em um ângulo de 360º.Toma por base a sua experiência de governo e de governar as oposições, como fez em vida com Cafeteira. Tolos acreditamos nas promessas de um, enquanto o outro nos divertia com anedotas do outro, que mais lhe promoviam que maculavam.

Seria como se Sarney em desespero puerperal, pudesse salvar ou matar. Flávio Dino se nega tanto ao promissor como a promissória isso é que o credibiliza, posto que os outros mais cedo ou mais tarde vão sentir o ferrete do carimbo.

A eleição de Edvaldo Junior para Federal casa-se com a votação de Roberto Rocha ao Senado na Capital( Fonte: boletins de votação).Assim como a filiação de Fufuquinha( filho de Fufuca Roseanista Roxo) casa-se com o PSDB de Roberto Rocha, para relegar a suplência não Edvaldo Holanda O' Pai, mas Aderson Lago. No tranceté o velho molho do piquereté. Edvaldo o' Pai é parceiro no Catolé dos Rocha desde sempre, sendo fruto ambos da proveta de Sarney.

"Eu vejo o futuro repetir o passado, vejo um museu de grandes novidades. O tempo não para. "Cazuza.


9 de outubro de 2010

ED WILSON ACERTOU NA ROCHA.

Tenho escrito quase que todos os dias sobre a nova versão do PSDB, neste 2°. O tom crítico as posturas do partido, principalmente ao Presidente Estadual o ex-Deputado Roberto Rocha, tem o objetivo de alertar as oposições contra o engôdo, que desmesuradamente tentar impor as nossas consciências.

Sei quem é Roberto Rocha na realidade, posto que trabalhei na Rádio Capital de sua propriedade. De início acreditei que ele estivesse na oposição, contudo alguns episódios me mostraram o contrário.

Entre estes um foi decisivo, para entender o grau de compromisso de Roberto Rocha com a família Sarney. Foi quando da entrevista coletiva com o Secretário Bulcão da Cultura, no período do Carnaval de 2010. Nesta entrevista desmascarei o Secretário Bulcão, quanto ao exagero do gasto de R$18 Milhões de Reais em apenas 05 dias, de um orçamento de R$ 30 Milhões para 365 dias.

Para minha surpresa ao chegar a Rádio Capital, fui censurado pelo Diretor Comercial Augusto Junior, cunhado de Robert Lobato que é o carregador de mala de Roberto Rocha. Augusto Junior me informava de um contrato, da Rádio com a Secretaria de Cultura para a cobertura completa do Carnaval. Fato que realmente aconteceu durante todo o Carnaval.

Até aí tudo normal, mas a censura que já acontecia com telefonemas, quando da realização do programa "Questão de Ordem", sempre eram em relação a família Sarney. Augusto e Robert Lobato diziam que era ordem da direção, a partir daquela data que se evitasse críticas a família Sarney.

Resisti continuei com as críticas aos Sarneys, sendo encaminhado ao Rocha Neto diretor Geral e primo de Rocha Junior diretor de Programação, que foi taxativo dizendo que cumpria ordens do tio Roberto Rocha, que em virtude das críticas a Governadora Roseana Sarney estava suspenso o programa "Questão de Ordem". Vejam que eles não diferem em nada dos Sarneys, nas práticas de intimidação, censura até o nepotismo, é Rocha, Rochinha, Rocha Neto, Rocha Junior, Rocha Bisneto.

Todos os documentos serão escaneados e postados no blog, se for necessário peço a quebra do meu sigilo telefônico, para mostrar as tentativas de censura por meio do Diretor Comercial.

Me mantive em silêncio durante o 1° turno, para evitar que os governistas usassem qualquer declaração que prejudicasse a união das oposições.

Durante o curso das eleições para o governo 2010, vários blogs denunciaram a postura de Roberto Rocha, fazendo o jogo da oligarquia Sarney na disputa para o Senado. Os primeiros lances das jogadas saiam no blog do Roberto Kenard, informando conversas subterrâneas entre Bob Rocha e Fernando Sarney, dono da Mirante. Olha que Kenard merece credibilidade, pois era assessor de imprensa de Albérico Filho na Prefeitura de Barreirinhas, para quem não sabe Albérico é primo de Fernando Sarney.

Depois foi o Luís Cardoso que além de informar das conversas, alertava da estratégia de Sarney em deixar o ex-Governador José Reinaldo sem mandato. Para isso era necessário dividir os votos da oposição.

Quando Roberto Rocha entrou na disputa, não tive dúvidas que ele era um quinta-coluna, a serviço dos Sarneys. Tudo saiu como eles haviam combinado ( Roberto Rocha e Fernando Sarney), prova é que um armistício foi firmado desde minha saída da Rádio Capital. Roberto Rocha não foi e nem é hostilizado pela mídia da família Sarney, nem Roseana é criticada na Rádio Capital.

Como diz Ed Wilson "no início do 1° turno Roberto foi para a sombra do sarneismo, cumprindo o plano"A", de derrotar José Reinaldo fazendo um favor a Sarney, ao facilitar a eleição de Lobão e João Alberto para o Senado. Fragilizando a candidatura de José Reinaldo, Rocha também diminuiu as chances de Flávio Dino virar o jogo contra Roseana."

"Agora com a mudança do cenário nacional vem o Plano "B" onde Roberto quer personificar-se como anti Sarney. Se Serra ganhar, ele levanta declara guerra a família Sarney, se Dilma ganhar Rocha volta ao abrigo Sarney, integrando o esquema de reorganização ampla da direita no Maranhão"

A postagem esta no Blog do Ed Wilson, acesse http://blogdoedwilson.blogspot.com/.

Eu não posso resistir em homenagear Roberto Rocha com o poema "Tabacaria" de Fernando Pessoa:

...
Fiz de mim o que não soube,
E o que podia fazer não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada a cara.
Quando a tirei e me vi no espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestuário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime.
JÁ COMEÇOU O "MELHOR GOVERNO DA MINHA VIDA".

Quando ouço nos corredores da Assembléia, as especulações sobre a suposta pressão exercida por Fábio Tito Soares, para receber o pagamento de R$4 milhões de Reais do Estado , não consigo dissociar das constantes promessas da Sarney, de fazer neste quadriênio(2011 à 2015)" O melhor Governo da sua vida".

Pelo jeito não vai ser o melhor, só para a vida dela. Fábio Tito Soares é primo legítimo de Roseana Sarney, sobrinho do Senador Sarney, por ser filho da irmã do Senador com o Tabelionário Tito Soares.

De quebra Fabio Tito Soares é casado com Lara Moreira Soares, que vem ser cria de Luciano Moreira. Ela era a acompanhante da médica Silvana Teixeira flagrada pela Polícia Federal trocando votos por consulta. Silvana é casada com Deco Soares ex-Presidente da Câmara de Vereadores de São Luís e irmão de Fábio Soares.

Luciano Moreira foi Secretário de Administração por mais de 25 anos no Maranhão, casando a filha com um filho do clã Sarney, pavimentou sua estrada para transformar-se em um dos Deputados Federais mais votados do Maranhão.

O pacto de sangue ao estilo siciliano rende outras iguarias, como a venda de serviços de informática e telefonia para o governo do Estado, ocorrendo aqui e ali algumas dificuldades para receber os pagamentos.

Fabinho como exemplo de herdeiro das oligarquias, é pouco tolerante aos obstáculos que aparecem na sua vida. Recentemente foi peitado pelo Secretário de Fazenda do Estado Fabio Godin, rendendo ao Secretário notas plantadas no Blog de Blogô, dando conta de uma declaração de amor muito "crazy".

A briga é de Fábio para Fábio, de oligarquia para oligarquia, posto que o Fábio Secretário de Fazenda é irmão do chefe de gabinete de Roberto Rocha em Brasília. Vamos aguardar o embate entre a oligarquia feudal e a oligarquia rural.

Aposto com o Fábio representante das oligarquias rurais dança, assumindo a pasta da Fazenda e destrinchando o Planejamento Jorge Murad. Aí com certeza vai ser o melhor da vida dela.
ALERTA PARA MARINA COM A LINGUAGEM UNIVERSAL: A MÚSICA

.

Não deixe de prestigiar a Feira do Livro No Shopping São Luís, na programação oficina literária a partir das 16:00 hs e lançamento do livro sobre a cultura Maranhense as 18:00, sobre Tambor de Criola com Wilson Marques.

Visite os estande da Vozes e conheça o que a de melhor sobre literatura e política. Conheça todo sobre os autores maranhenses.

8 de outubro de 2010

JACKSON TURBINANDO.

Jackson Lago anuncia que vai botar a campanha de Serra nas ruas. Ora se ele não conseguiu botar a dele, imagina a de Serra. O pior é que no reelese da assessoria clama o bom velhinho "pela união das oposições para haver um equilíbrio de forças no Estado e a eleição de Serra representará esse equilíbrio através das extruturas federais". Olha a tese é tão tosca e infantil, a ponto de escreverem estruturas como extruturas. Menos na viagem e mais atenção no português, meu caro Humberto. Assim os diplomados me envergonham.

Se o argumento for este, não atrai nem meia dúzia de tolos. Aonde Serra depois de eleito vai trocar a base Sarneysta de 01 Governador, 03 Senadores, 16 Deputados Federais, afora Sarney como Senador pelo Amapá e sua influência na Câmara e no Senado, nos Estados da Federação, na burocracia Federal por Bob e seu quixotesco Sancho Pança .

O momento para unir voces deixaram passar selado, agora o destino nos próximos quatro anos já tem um selo. Selo ou não selo, já foi a questão.

Chorar depois de provocar as lágrimas é coisa de crocodilo político. Aguentem a dentada, como em rio que tem piranha jacaré nada de costa . Se virem, pois o resultado em qualquer hipótese é seis ou meia dúzia. Não fará diferença, mas indiferença para com o Maranhão.
BLOGÔ DE FUFUQUINHA.

Rapaz só faltou declaração de amor, mas a paixão que cega as pessoas fica clara. Não podia dar outra coisa, a não ser um amontoado de frases bêbedas e raciocínio desconexo, quando se tem de um lado, um filhote da oligarquia rural , do outro um jornalista escravizado na subserviência.

Filho de declarado Ficha Suja, o Deputado André Fufuca ao invés de esconder-se das pegadas sujas do pai, resolveu conceder entrevistas nos meios de comunicação e blogs. É o sentimento de impunidade ainda presente. Acha o jovem Deputado que o pai não vai prestar contas a justiça,pela sua tortuosa passagem na Prefeitura de Alto Alegre.

Fufução, Fufuca e Fufuquinha, José Sarney, João Castelo juntos com Roseana Sarney, Sarney Filho, Davi Alves Filho, Vitor Mendes, Carlos Filho, Edilásio Junior, Gardeninha, Roberto Costa, Valeria Macêdo, Rigo Teles, Eduardo Braide, Max Barros, constituem a bancada dos pais, filhos, netos e afilhados das oligarquias o PPFN ( Partido dos Pais, Filhos e Netos) que será fundado na próxima legislatura.

Intrépido e intempestivo o filhote de cruz-credo Fufuquinha, é o melhor exemplo do tipo político hereditário maranhense. Descende a criatura de Francisco Dantas Filho ex-prefeito de Alto Alegre, que por sua vez vem ser cria do Coronel Francisco Dantas, também ex- Prefeito e com influência política nos arredores de Alto Alegre, Lima Campos, Pedreiras, Igarapé Grande etc.

Os Dantas como é costume nas oligarquias rurais, fazem política ao lado de Sarney nos últimos 50 anos. Nunca haviam sido incomodados pela ação dos Tribunais de Contas, mas se o fossem, sempre havia uma "jurisprudência favorável". Veio a Controladoria Geral da União, a ação da Polícia Federal , a fiscalização da Receita e daí para "evitar incerteza, uma candidatura sem consenso, a gente optou por essa candidatura". São as palavras aspeadas da lavra de Fufuquinha.

O interessante de tudo que o pai e avô são da base Roseanista, mas Fufuquinha foi candidato pelo PSDB de Roberto Rocha que se passa por oposicionista. Como Fufuquinha estaria filiado há um ano atrás no PSDB, com o pai Secretário de Minas e Energia do Governo de Roseana? Seria esta filiação feitas nas madrugas mornas ao lado do Catalana? Resistiria esta ficha de filiação ao exame para apurar-se a data exata em que foi feita? Teria menos de um ano a filiação? Se a filiação for posterior a um ano perde o mandato Fufuquinha.

Espero que o suplente tenha coragem para pedir os exames. Só não pede se houver acordo, nesse acordo o beneficiado é o filho do suplente como Deputado Federal. Resta verificar a origem ou base dos votos de Ed. Jr., se do sertão ou Catolé dos Rochas, o tranceté foi no molho do piquereté, posto que Bob não concorreu e a dobradinha evangélica é desde o tempo do papai chefe da casa civil. Oh Glória!

Para clarear a memória dos mais novos e preciso saber, que Francisco Dantas o Fufuca, foi ao tempo do Governo Luís Rocha Diretor do Instituto de Previdência do Estado do Maranhão, basta ligar os antecedentes para termos os conseqüentes. Fufuquinha é sobrinho de Roberto Rocha, que vem ser filho do ex-governador Luís Rocha, que dizia ser Sarney sua régua e compasso. Para bom entendedor será que mil palavras não bastam?

Quem ainda acredita em Bob como oposicionista, peça a Papai Noel Jackson como Governador. Olha que o Natal está perto e as oposições morreram como peru, na véspera da festa. Bote as meias no varal e espere a varada.
IMPERDÍVEL.
Acontece no Shoping São Luís a Feira do Livro, indo até o dia 17 de outubro. Para aqueles que desejam o descortino da visão política e literaria, a Livraria Vozes oferece o que há de melhor e mais atualizado.
Poucas são as livrarias, que tem parte especializada nos autores Maranhenses. A Vozes além dos nossos literatos, da voz e vez aos autores que versam sobre política. Se voce quer se informa e se libertar do jugo das futricas e fuxicos, procure a Feira do Livro no Shopping São Luís.
Na Programação de amanhão, as 16 horas tem oficina literária. Vá e leve sua família. Aproveite também a promoção de livros universitários da Livraria Vozes.
No domingo as 18:30 lançamento do livro "O Tambor do Mestre Zezinho", autor Wilson Marques. Imperdível.
No sábado aproveite ao visitar o centro de São Luís, indo à Rua do Sol 496 ao lado Laboratório LIAC e Sincados dos Bancário e compre "Herois e Maravilhas da Idade Média" Jacques Le Golff, e entenda porque Sarney na sua Coluna citou Ricardo III, o javali.
Ao dirigir-se a ambos os locais cite a informação do blog e ganhe um desconto especial.
Aproveite como disse Francis Bacon , saber é poder.
ROBERTO BOLA MURCHA.

Quem semeia ventos colhe tempestade, foi isso que ocorreu com Roberto Rocha. De forma dissimulada o tucano vem ao longo da carreira política, agindo de forma maquiavélica por intermédio de terceiros, querendo como oportunista nos momentos adequados, aparecer bem na fita.

Não se viu o empedernido tucano ao lado de Jackson, quando da coletiva após a derrota, mas lá estava Vidigal e os históricos, que na sua maioria são militantes honestos, abnegados a causa trabalhista.

Na última quinta-feira( 07.10.2010), o tucano tenta reaparecer de forma triunfal, preparando o circo, discurso, gestos em uma coletiva no ninho do partido. Pouca gente compareceu, ninguém com a expressiva liderança de Madeira, nem mesmo João Castelo ainda parceiro quis arriscar na foto ao lado do bruto.

Ninguém ao seu lado, só e desafortunado nas pretensões, Bob viu a lona cair sobre si, no discurso nada além da velha catilinária dos oligarcas rurais, cuja pronúncia da letra "l" vai ao céu da boca. Ao final por orientação da coordenação nacional do PSDB, teve a obrigação de dizer-se apenas um entre tantos, não o coordenador.

Isso Bob é para tu aprenderes não subestimar aos outros, nessa tua mania de realeza, que no fundo buscastes na régua e compasso do teu pai, o exemplo no agir do teu ícone que é Sarney.

Mas as digitais continuam, basta ver que ao retornar de Brasília, por orientação de não se sabe qual o matemático, o proxeneta das oposições diz que a tarefa de "ser oposição é tarefa muito grande para uma unica pessoa". Qual a intenção de dividir agora, o que sequer foi reaglutinado ?

Sintomático o tratamento dado pela mídia sarneysta e seus blogueiros, a Bob e seus blogueiros ( Robert Lobato & CIA), com comentário elogiosos, apurando as reflexões como sensatas e equilibradas.

Entre confetes e a realidade, Roberto Rocha foi chamado pela direção nacional do partido, para tomar conhecimento de que ele não seria o coordenador, mas que a coordenação seria dividida obedecendo o critério geopolítico. Resumo da Ópera o PSDB não quer correr riscos, para tanto esvaziou a bola de Roberto Rocha, para eles Roberto é um bola murcha.

Ele não ele não é só bola murcha. Ele quer murchar a bola do outro, que em um só mandato encheu nossos olhos. Sera se consegue?

.

7 de outubro de 2010

MADEIRA NELES.

A ausência do tucano Sebastião Madeira, nas reuniões para as eleições no 2° turno, chamou a atenção dos articulistas políticos. Madeira Prefeito de Imperatriz guarda mágoas do tucanato local, quando no1° turno deslocaram a visita de Serra de Imperatriz para São Luís.

Liderança provada e comprovada Madeira não estaria disposto, a encher a bola de Roberto Rocha na coordenação do 2° turno, avocando a responsabilidade na região tocantina pela votação de Serra.

Madeira quer provar de uma vez por todas, quem realmente tem liderança. Nas eleições do 1° turno ele provou sua força, com 73% da votação dada a Jackson Lago.

Castelo ainda amarga índice alto de rejeição à sua Administração, em que pese a eleição de sua filha Gardeninha, bancada com muito dinheiro e obras eleitores feitas a toque de caixa.

Jackson se alagou na ilha de São Luís, cuja votação transparece a perda de liderança. Voltando para dentro do partido neste momento, o máximo que ele pode conseguir em menos de trinta dias é ajeitar os móveis. Seu destino é grudar-se a Madeira, para em Imperatriz ver prosperar, o pouco que resta de sua liderança no Estado.

Caso Madeira mais uma vez mostre que é o cara no PSDB, fica pavimentada canal próprio com José Serra.

Madeira neles!
2° TURNO COM GOSTO DE CORRE-MÃO DE ESCADA.

Se no 1° turno a abstenção foi grande, imagine no 2° turno, quando os interesses paroquiais não vicejam. Na realidade o 2° turno da eleição Presidencial, só se presta a dar sobrevida, aqueles reprovados pelo voto, que teimam em com nova roupagem política, imergirem das cinzas que lhes restam .

Com certeza a indiferença do eleitorado se duplicara, queira Deus, posto que do resultado das urnas seja Dilma ou Serra o Maranhão sempre se enterra.

Neste round interessa a massa falida do PDT e PSDB no Maranhão, a reaglutinação em torno de Serra por puro fisiológismo, sem qualquer conteúdo ideológico. A esperança de uma vitória de Serra, pauta-se no garrote dos cargos da burocracia central, como instrumento de sobrevivência política.

No outro polo com maioria já acostumada nestas prática, encontrando-se aí a turma do Sarney de camarote já instalado nestas eleições fora de época, eles riem do momento. Governo na mão, 02 Senadores e a 16 dos Deputados Federais eleitos. Agora quanto pior melhor.

Não se espantem se já na próxima semana Lula ou Dilma, por cá aportarem lançando pedras de inaugurações futuras. Ela vem "total-flex", correndo o risco de fazer comício em São Luís com Roseana, em Caxias com Flávio a caminho do Piaui.

Serra agora vai a Imperatriz onde sempre devia ter ido. Lá o Prefeito é PSDB, indo com Jackson (73% dos votos) voltando com Serra, mas tudo pode acontecer, ainda mais se a promessa de um sedutor convênio implicar em melhorias para a população.

De uma coisa eu tenho certeza, tomando por base os grupos que coordenam esse 2° turno, pouca ou coisa nenhuma vai resultar de produtivo.

Seja qual for o resultado no 2°, a moeda de troca já foi definida no 1° turno com o Governo, 02 Senadores e 16 Deputados Federais. Qualquer um Dilma ou Serra após eleitos, tomam em conta por interesse na maioria do Congresso Nacional, a força expressa por eleitos, não poderia ser diferente. Neste item Sarney já fez barba, careca e bigode.

Durante a campanha é esperar Serra de olhos bem arregalados, prometendo transformar o Maranhão em um Eldorado, tendo ao lado a procissão de espectros do PSDB e PDT . Dilma assumindo ser mesmo a mulher de barba. Ela vai brigar de macho para macho e a exemplo de Roseana, ao final com um discurso porco-chauvinista dizer como mulher, que derrotou um macho.

No Maranhão o 2° turno tem o gosto de corre-mão de escada.




POR TRÁS DE UM ROBERTO TEM O OUTRO.

Demorou pouco mais de 72 horas, para revelar-se tendências políticas futuras. A mais explícita é a do petista-rochista Robert Lobato, em postagem de hoje 07.10.2010, no seu blog, abrigado no Jornal Pequeno.

Como conselheiro Acácio sugere ao Vice-Governador do Partido dos Trabalhadores, posturas em relação ao Governo do Estado. Dentre tantas uma permite a leitura do conteúdo latente ou não revelado, recomenda o obtuso assessor "já seria de bom tamanho , ou seja,ser leal, mas de vez em enquanto dar um "pitaco", chamar atenção do governo quando estiver errado, fortalecer os correligionários".

Ao compulsar as recomendações do assessor rocha-petista Robert Lobato, consta-se a subserviência própria dos destituídos de coragem no agir e pensar, ainda nas mal traçadas linhas, se expressa o fisiologismo pelo fortalecimento dos amigos de Partido.

Tempos idos ouvir esta linguagem de um quadro petista, era dadaísmo político. Agora fato corriqueiro, onde à semelhança do novelesco Odorico Paraguaçu, agem os atores políticos no sentido da política que se esvai em pretensões pessoais.

Roberto Rocha do PSDB, copiando Sarney infiltrou-se no Partido dos Trabalhadores, cooptando quadros por via empregatícia, para por meio destes conseguir mais espaços políticos, nesta tarefa consegui trazer no cabresto da lealdade Robert Lobato para seus domínios, e o carregar de pasta.

No contraponto as posturas insensatas, Helena Heluy também petista pede a evolução nas discussões no campo político, posicionando-se contra o apelo para que o Maranhão vote em Serra, como expressão de vingança, indo mais além defendendo que" é necessário sacudir esse ódio mais e mais no Maranhão, fazer com que as eleições Presidenciais sejam apenas mais um momento dessa disputa, que eu acho pequena demais, já tenho colocado, a todo tempo".

Posições antagônicas mais reveladoras. Enquanto o confuso rochista-petista preocupa-se com seu umbigo de comensal na Educação, Helena Heluy busca realinhar as discussões das eleições Presidenciais, não como vingança das oposições ao 1° turno, mais em torno de um pensamento novo, que não seja só no rótulo. Helena quer sacudir o eleitorado com algo diferente, que ressalte a cidadania e reanime a democracia.

As teses do esbirro assessor do Deputado Roberto Rocha, confunde-se com a trajetória do patrão, forjadas no interesse pessoal e no engôdo a todo instante. O pautado blogueiro não merece muito tempo de reflexão, quanto a Helena deixarei para me posicionar em postagem posterior, para não confundi-la com as montagens, do atual mundo político maranhenses.

TEATRO POLÍTICO.

Hoje na sede do PSDB o "lider" Roberto Rocha, concederá entrevista como coordenador da campanha de Serra no Maranhão. Esta previsto um discurso contundente contra o sarneysmo, tendo como mola mestra a idéia de que Serra Presidente, as nomeações para a burocracia federal ficariam em mãos do PSDB, quebrando-se assim o poder de articulação do Senador Sarney no plano central do poder.

Nada mais infantil e tosco, mas é só o que eles sabem produzir, mesmo porque ao se evidenciar por esta forma a figura de Sarney, só estão fazendo sua promoção e aumentando seu cacife junto aquele que chega no poder. Foi assim com Lula e seria da mesma forma com Serra.

As discussões são duas uma na planice e outra no planalto do poder, mas ambas com o histórico de desmandos de Sarney, sua colaboração na miséria do Maranhão e corrupção no cenário nacional.É obrigatório tratar Sarney como expressão de grupo anacrônico e com práticas políticas ultrapassadas . Esquecer isso é fazer o jogo do poder. Elaborar estratégia políticas propositadamente, a partir de domínio de cargos junto ao poder central, é dar a Sarney sobrevida que necessita, para disfarçar-se de alguma coisa ou quem sabe no próprio que elabora o discurso.

Essa história já aconteceu, só que agora é como farsa. Aos interessados no acontecido leiam sobre Benedito Leite. Algumas recomendações como História da Política Maranhense de autoria de Antônio Lobo e Benedito Leite "Um Verdadeiro Republicano" de Cesar Marques.

A Academia Maranhense de Letras deveria disponibilizar estes livros e ser fórum das discussões, para o descortino da visão dos jovens, que se interessam por política, mas a "contrario senso" fecha como mais um reduto institucional a serviço do obdubilar de consciências.


.

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...