17 de setembro de 2010

ROSEANA ADOECIDA MAIS UMA VEZ, PEDE LICENÇA. DIAGNÓSTICO: 2° TURNO

Em 19 de agosto do ano corrente o post "OS ALQUIMISTAS ESTÃO CHEGANDO'' com sub-título "LAUDO NA GAVETA'', falava-se da possibilidade de em caso extremo, da candidata Roseana Sarney, utilizar-se do já conhecido artifício da vitimalização.

Acompanhando e participando de várias eleições, o profeta que ora vós socorre na lembrança.Faz um traçado da performance da candidata em outras eleições, descendo a alguns detalhes de comportamento próprio e estimulado.

O que faltou aos marqueteiros das oposições, foi o conhecimento da realidade política e seus atores, senão entenderiam ser Roseana e seu grupo político regularmente previsíveis.

O início de qualquer campanha da Sarney, como outrora alertávamos ocorre no seio familiar entre quibes e quiabos. Na festa atores e cantores de todo sempre. É só aguardar, pois estando a eleição de Governador no caminho do segundo turno, vem o reforço da "Marron" e algum show promovido por um pool de empresários do peito.

No desenvolvimento da campanha, o encontro com consigo e suas limitações. Comum as manifestações de destempero, ouvindo-se até falar das cerimônias de "quebra-prato".

Por fim o ápice do espetáculo, vem sempre com um Laudo Médico que dorme na gaveta, para sensibilizar o eleitor, dando-lhe a vitória. Foi assim com Cafeteira e em outras ocasiões, em que a verdade lhe foi cara.

Agora pode-se apurar de forma subliminar de um blog, que desce aos porões da oligarquia, que tal estratégia se repete como farsa e graças a Deus não como tragédia.

Segundo o blog que desce a casamata da oligarquia, não é Roseana quem sai do Governo , mas Jamil Gedeon quem assume. Percebam a inversão, com o uso da voz ativa no tempo do verbo, escondendo o real como falado acima.

O motivo da ascensão do Desembargador ao Governo, é o cumprimento de estranha legislação do blogueiro, onde na ausência da titular e vice na linha sucessória, o Presidente do Legislativo é ignorado, diferenciando-se de tudo que já li e ouvi em termos de linha sucessória.

Vamos decifrar adiante o objetivo de tão evidente ação. Seria muita pretensão repetir o filme "NA CAMA COM ......". Cuidado blogueiros de oposição, cheira factoide para da repercussão tirar proveito. Lembrem-se da subserviência, ele desce, desce. desce todos os dias.

Só uma informação na forma certa ele postou" Roseana não deu mais detalhes sobre o pedido de licença. Se, por exemplo, vai ampliá-lo se a disputa for para o segundo turno". É a Sarney que usando intermediário, admite o segundo turno.

16 de setembro de 2010

DAS ÁGUAS DO DONO DO MAR AO LAGO

O deputado Zé Vieira retrata em seu discurso, do político à política Maranhense.

De bíblia na mão, franciscanos repetem o dando que se recebe.

A tolerância de Jackson com os traidores, origina-se no Gabinete do poder.

A intolerância de Roseana, vem da certeza de exercer infinitamente o poder.

O traíra de hoje é aliado amanhã. O aliado de ontem hoje é traíra.Francamente.

É o tal pragmatismo do Lá Lá Lá.

Isto é que me faz crer no desaguar do mar para o lago, como a vice foi versa.

As favas com Aristóteles e seus ensinamento em A Política e Ética a Nicômaco.

Que se dane Noberto Bobbio e suas teorias de Estado.

Nós temos Roberto Rocha com seus sacrifícios. Chiquinho Escórcio e suas teorias conspiratórias.

Joaquim Nagib e as premonições eleitoreiras. Tatá Milhomem e as causas Guajajaras.

Ricardo com coração nos Leões . Dino que não ajustou o pino.

Sarney em êxtase pela miséria, analfabetismo e corrupção. Roseana e a Revolução.

Blogueiros e propineiros.

E tu ainda vens como mais promessa!.

.


O COMANDO VERMELHO CHEGOU LÁ LÁ.

No inicio desta semana, a oposição à Lula abriu a caixa preta. Resultado o braço direito de Dilma saiu quebrado.

Vinculada a estrutura burocrática em Brasília, a advogada Guerra chegou a Casa Civil, pelas mãos da candidata à Presidência.

Dos objetivos do deslocamento de Secretária à Ministra, dois se destacam. O primeiro firmar pela via transversa, a presença de Dilma junto ao Gabinete do Poder. O segundo como operadora dar continuidade nas ações do grupo no centro do poder.

Estamos barbudos de saber que Lula, preparou Zé Dirceu para substitui-lo na Presidência.Flagrado no mensalão, Dirceu preparou Lula para aceitar a "eficiente" Ministra.

Prevaleceu o argumento de que o lulismo "era maior".

Com o desenrolar da campanha confirma-se a tese. Dilma está a poucos dias da faixa.

15 de setembro de 2010

O NARRADOR, A SOPA E O OSSO.

Como estudante luto para digerir texto, de Walter Benjamim sobre narrativa.

Como advogado depois do escaldo, o cheiro do ar.

Como blogueiro o aprendizado .

De tanto como, eu me engoli.

Gosto do silêncio de vocês, apesar dos gritos com que me acordam e do barulho ao dormir.

Obrigado. Tenho visitado as estatísticas.

Diz Benjamim no livro Magia E Técnica, Arte E Política que " A experiência que passa de pessoa para pessoa é a fonte que recorreram todos os narradores".

Das minhas tenho no Estádio de Futebol "Nhozinho Santos",ao ver um jovem magro e alto, correndo nas laterais do campo, com o rádio de pilha grudado no ouvido .

A proximidade permitia observá-lo. Os olhos frívolos na face alva ganhavam o ar mais juvenil, pelo entorno de uma cabeleira farta e loura.

Era Fernando Junior da Escutec, que agora tem como margem para correr, os percentuais que podem variar para cima e para baixo. A sua credibilidade também.

A penúltima rodada das pesquisas eleitorais tinha como data 15 de setembro. Passou despercebida por todos e até por ele, acredito.

O que teria levado o narrador das quatro linhas, guardar os quadrantes da pesquisa?

Narrar no futebol, também tem como fonte o passar de um ao outro. A diferença para as pesquisas eleitorais são as probabilidade e erros .

Futebol e Política não tem lógica, só torce dores.

Para terminar com o Benjamim "O senso prático é uma das características de muitos narradores natos"

Vamos aguarda se da sopa sai o osso, ou o se do osso sai a sopa.

Na prática quem fica com a colher? Qual o(a) infeliz que de garfo se servirá ? Quem sequer será convidado?

Bom apetite.



AQUI E AGORA.

Afora os movimentos sociais nada é permanente na política Maranhense. Findam as eleições recolhem-se idéias, posições, ações e contradições como quem recolhe faixas, carro de som, bandeiras, cabos, sargentos até generais eleitorais.

Essa masturbação ocorre de dois em dois anos. Tal procedimento é como coito interrompido, condenado até na bíblia com o nome de onanismo.

É isso que também impede, o surgimento de novas lideranças, não é só Sarney.

O proselitismo político não se resume a cata de votos, pelo contrário e por isto, acho da maior inteligência, o bordão: "Só a luta muda a vida".

Da refrega eleitoral do Maranhão há pouco de inovador.

Neste momento as oposições voltam à Capital. Na lógica inversa, a situação escala os grotões. São estratégias baseadas na impossibilidade física, de ocupação temporal de corpos no espaço.

Preocupados com ação esquecem a delegação, nada mais ultrapassado.

Noutros países e Estados, a atividade política é permanente, acontecendo quando necessário a delegação de poderes.Novos lideres surgem à partir desta prática e preparo pessoal. Isso é simplesmente alternância, daí para comando são outras tantas léguas.

Quando vamos sair da Idade Média.

14 de setembro de 2010

ESTE BLOG É PARA TODOS MAIS NÃO É DE NINGUÉM.

Tenho particular apreço pela obra de Friedrich Nietzche, e fascínio pelo seu poder de síntese, mesmo que pareça difícil pronunciar e escrever até seu nome.

Em Assim Falou Zaratrustra página 66, Editora Civilização Brasileira, nona edição, ele nos brinda em "DO LER E ESCREVER', com a lapidar observação "De tudo o que se escreve, aprecio somente o que alguém escreve com seu próprio sangue. Escreve com sangue; e aprenderá que sangue é espírito".

Interpreto como errônea a idéia de que se tenha propriedade de blogs. Blogs são concessões públicas autorizadas pelo bom senso, independência e imparcialidade.

Com o período eleitoral as tendências afloram, pelo escrever com sangue e sem. Com o sangue dos outros e sem seu próprio sangue. De forma que pouco resta de espírito.

Preocupa-me o fenômeno da comunicação, quando quem produz informação, deseja ser maior que a notícia.

A crítica contundente segundo entendimento da mais Alta Corte, não se constitui crime se não ataca a honra. Aqueles que não possuem este primado, de nada devem reclamar.

É estranho e jocoso, quando quem ataca a honra de outro(a), dela é desprovido.

No popular é o sujo, falando do mau lavado.

No fim, uma mão lava a outra, duas mãos lavam a cara e o sabão Martins lava o resto.

Os blogueiros censurados, usam a etiqueta como brasão e honraria.

Até o publicar de notícias no Maranhão, sai do público para o particular.

Como diz o elogiado acima "Quem escreve com seu próprio sangue, não quer ser lido, mas aprendido de cor".

Senhores este espaço é do público, de todos nós, mas não pertence a ninguém.

Infelizmente o sentimento de capitanias hereditárias contaminou todo o tecido social, como fruto de uma mentalidade impregnada há quase cinqüenta anos, que aprisiona consciências tidas como livres.

A liberdade de expressão é um dom do caráter, a da informação de um espírito livre.

.

A PEDIDOS

.

13 de setembro de 2010

LULA LÁ E NÓS AQUI.


Está praticamente descartada a visita de Lula ao Maranhão.

O Presidente estaria temeroso, ante a possibilidade de associarem seu nome à Sarney e filha.

Sarney é aliado dos quadrilheiros, Waldez Goes e Pedro Paulo do Amapá. Roseana envolvida em suposta lavagem de dinheiro, com o sentenciado Edmar Cid Ferrreira.

Com o escândalo na Casa Civil Luís Inácio evita aparições em público, na companhia de arquivos sujos, que possam por via associativa prejudicar a candidatura de Dilma.

A ordem é descoversar, adiando a visita e mantendo o clã esperançoso.

Outro forte motivo é que está definitivamente assegurado, o segundo turno no Maranhão.

Lula já foi informado, que o povo do Maranhão está ansioso, para dar uma resposta à Roseana Sarney e sua Corte.

Pesquisas para consumo interno tabulam que Jackson Lago, teria conquistado 3O% do eleitorado de indecisos no Estado, provocando insônia na Sarney.

Duda foi chamado em caráter de urgência urgentíssima, para nos últimos 16 dias encontrar solução para a crise do segundo turno, que abala os alicerces da Coligação"Eu quero é mais".

Com Dilma bem nas pesquisas, Lula corre de Roseana e Sarney, como diabo foge da cruz.

É Lula lá e nós aqui.



A FILA ANDOU, AGORA CHORA:

Portadora de gênio forte e personalidade obsessiva, conjugando com o fato de ter sido mimada a vida inteira. Roseana Sarney chamou o publicitário Duda Mendonça, exigindo-lhe participação de corpo presente na campanha.

O motivo do "pit", são as últimas pesquisas internas com dois indicadores: queda nas pesquisas e a certeza do segundo turno.

O coordenador de Marketing Dante Mattiusse, não aguentava mais as pressões, arrumou as malas para deixar São Luís. As reclamações da candidata variavam, do preço pago ao resultado pífio. Afora a macedosa presença, do Sérgio no outro polo da publicidade, que com razão argumentava que os índices de rejeição, o aumento do descrédito e conseqüente queda nas pesquisas,se intensificaram com o gerenciamento da equipe de Duda Mendonça.

Duda desembarca é recebido com frieza, pelo primeiro cavalheiro, que no transcurso até a casa "Mal Assombrada", lhe expõe as dificuldades e o já conhecido risco do segundo turno, que só de sonhado vira pesadelo no dia à dia da Sarney.

Mantido o nível de Lexotam, a conversa de início foi amena. Descontraida a Sarney teria lembrado a semelhança Duda com o cantor Bel do Chiclete com Banana.

Duda tenta mostrar à Roseana, que é publicitário e não cantor de axé, apesar da barba e de esconder eternamente a calvíce com boné. Como tal, nada pode fazer se o prazo de validade do produto está vencido.Isto fica claro no conteúdo latente, das suas declarações.

A solução encontrada foi fazer do publicitário, o candidato, escalando-o para entrevistas nos jornais da Mirante e assim tirar da sua fama, credibilidade para dar fôlego a idéia de um primeiro turno.

O publicitário ouviu sua equipe e com os resultados em mãos, não deu garantias de vitória, como se vê nas entrevistas. Político transferiu ao povo do Maranhão esta responsabilidade.Saberemos honrar meu caro Papuda.

Duda até que se esforçou, mais quando sai da real função, para a da candidata, sua fala complica ainda mais a Sarney.

Não perceber o sentido plebiscitário no Maranhão(ser contra ou a favor de Sarney), é no mínimo desconhecimento da realidade Maranhense. Deveria ter escutado a música do Bel: "A fila andou,eu ti falei, não deu valor como eu ti amei, agora chora". Duda ou Bel eles estão mandando no Maranhão há cinqüenta anos, não deram valor ao nosso Povo.Agora chora.

.

12 de setembro de 2010

SARNEY E O PAÍS DOS ESPELHOS:

O reverendo Lewis Caroll quando escreveu, Alice no País dos Espelhos na Inglaterra vitoriana, jamais imaginou que nos pequenos Estados do Maranhão e Amapá, pudesse um octogenário de nome José Ribamar Ferreira de Araújo Costa (Sarney) ,ser comparado a uma criança que tem seus castigos acumulados.

No livro Alice preocupada questiona:"Imagina se guardassem todos os meus castigos! O que fariam ao final de um ano?Oh! Sem dúvida quando chegasse o dia da punição, eu iria para a cadeia....".

O erro das crianças do Maranhão é que na maioria, os pais cresceram como eles analfabetos, multiplicando uma Indústria que mostra um contingente de 631 mil adolescentes com idade entre 15 e 18 anos, que deveriam estar cursando ensino médio, 43, 23% ainda não se encontra em sala de aula, e mesmo que Bernard Shaw ressuscitasse , na busca, o tempo já se considera perdido .

Triste para um Estado que comungou o apogeu político com o literário, agora ser tão mau representado.De Atenas, apenas.

Qual a punição que merece um Acadêmico que promove a Indústria do Analfabetismo ?

Sim tanto cá como no Amapá, o gorjear tem como palmeira o FUNDEB e outros mecanismos ligados a Educação.

Enquanto isso na Sala de Injustiças 19% da população de 15 anos ou mais de idade, correspondentes a 856 mil maranhenses, são analfabetos de pai, mãe, irmão e vizinhança.

Apenas 29 mil jovens com 15 anos ou mais, ou seja 3,38% estão matriculados no ensino fundamental.

Quem vai pagar por este genocídio na educação, onde 34, 28% da população de 10 anos ou mais são analfabetos funcionais ( com menos de 4 anos de escolaridade), o que corresponde a 1,778 milhão de maranhenses.

Tenham sempre como parâmetros para os percentuais, que temos uma população de 6,5 milhões de habitantes.

Temos que ser justos, apesar de estar no comando ele não agiu só. Tomem por base todos aqueles que desfilam nos programas eleitorais, jactand0-se de promotores da Educação e compare com os números divulgados pelo Programa Nacional de Amostra por Domicílio.

Não cabe o castigo para Alices, mas como espelho o corredor da morte política. Francamente, se passar o Pires, além do chefão, vem muito bicho ,de Raposa à Formiga, de Maranhão à Gastão.

Medo maior é que anunciam uma revolução, partindo da locomotiva fantasma, o itinerário sai do nada e chega a coisa nenhuma.

Depois do voto, político é como bêbado. Esquece, só não da locomotiva com o número inverso. Olha aí embaixo.

.
DEIXEM EM PAZ AS OPOSIÇÕES SABUJOS: O FOCO SÃO OS SARNEY.

Ao longo do tempo Sarney tem se dedicado a duas tarefas. Primeiro perpetuar-se no poder delegando aos seus, o domínio das esferas de comando, corrompendo o tecido social no seu entorno. Segundo castrar novas lideranças, pelo chamamento ou aniquilamento, valendo-se "de tudo e de todos".

A falta de altruísmo ligada ambição de muitos, facilita a ação daquele, que por onde passa duas sementes joga: miséria e corrupção. Basta ver o que hoje acontece no Amapá.

A miséria é semente do enfraquecimento moral para alguns, que palmilham a vida pública, não da maioria que deles esperam comportamento diverso. Afinal filhos da própria, não deveriam ser filhos da santa que se transformam, pelas mãos do mau semeador.

A corrupção é semente que sobe do purgatório, por eflúvios demoníacos.Disseminada por esse, que dela busca na colheita seus interesses.

Neste momento não é interessante semearmos a discórdia, entre aqueles que não se servem a sementes e nem dela colhem .

Nos últimos dias floresce o adubo da discórdia pelos blogs. Plantam notícias estapafúrdias. E a Rosa de Hiroschima? A Rosa com cirrose?A Rosa hereditária?

.

11 de setembro de 2010

VELOZES, TRAIÇOEIROS E FURIOSOS.

Na próxima sexta-feira completam 30 dias de propaganda na Televisão e Rádio. Restam 18 dias para o término neste turno ou início de outro.

Como se alternam os dias para Presidente com os de Governadores e Senadores, o prazo cai pela metade.

Na prática uma semana, nenhum eleitor assistirá a todos os programas de forma ininterrupta.

Atingir 25% de indecisos para o Governo e 65% para Senadores é a meta. Cada palavra vale ouro, transformando-se em flecha de prata, com destino à vontade do eleitor.

A favor de todos, o interesse pela reta final.

Agora se alguns combinarem, jogando pedras e rochas na pista. A reação é essa ai embaixo. A decepção muda até a entonação do locutor.

.



É PELO ANDAR DA CARROÇA QUE SE AJEITAM AS MELANCIAS.

Chegou o momento de alinhar as órbitas das Coligações, sob pena de entregar o jogo no primeiro tempo.

O jogo é pesado e cobra de todos profissionalismo e desprendimento. Erros aconteceram e vão continuar, afinal os atores na cena política, são humanos mesmo que manietados.

O que nos torna racionais, segundo a teoria do cogito "penso, logo existo",formulada por René Descartes é justamente a faculdade de bem pensar.

Para alguns pensar é mero diletantismo, para outros algo de produtivo que exige método. Por esta razão, todo cartesiano parte do mais simples para chegar ao complexo.

Era pois, honestamente previsível a falta de recursos para as oposições, que nas últimas eleições provaram do mel do poder.

Dá mesma forma a fartura , para aqueles que do fel sentiram o gosto, na época do Rei , e que hoje se lambuzam na colméia, ao derredor da abelha rainha.

Certo é que neste momento na selva política, as palmeiras são de todos nós. O canto é o do sabia,afastemos o louvor ao Piaga de que falam os deuses:

"Por que dormes, ó Piaga divino?
Começou a visão a falar,
Por que dormes? O sacro instrumento
De per si já começa a vibrar.

Tu não vistes nos céus um negrume
Toda face do sol ofuscar;
Não ouviste a coruja, de dia.
Seus estrídulos soltar?" ( O Canto do Piaga Gonçalves Dias)

Não é hora da coruja agourar, mas do sacro instrumento de que nos fala o poeta vibrar. O instrumento é o maracá.
.

Como me ensinou o carroceiro Satiro na Vila Bessa"É pelo andar da carroça que se ajeitam as melâncias"
A VOLTA DA RÁDIO PEÃO VIA INTERNET.

Pelos idos de 1980 deparei-me a primeira vez com a famosa Rádio Peão ou Central de Boatos. Localizada na Praça João Lisboa e adjacências, funcionava de forma coletiva, com um farto número de repórteres. A pauta era distribuída ao sabor dos interesses políticos dos grupos. Os editores, diretores de redação e proprietários eram sócios ocultos, mas todos sabiam das suas existências. A rapidez da informação e sua propagação surpreenderia até Bill Gates.

Oriunda do interior Maranhense alcançava todo o Estado. Através de ondas das mentiras tinha toneladas e Megapixels inestimáveis.

Eis que ontem (sexta-feira) dia 10 de setembro, para minha surpresa, foi inaugurada na internet ou seria intranet? A princípio não acreditei, posto que o postatado merece credibilidade.

Sintonizei em outras freqüências e pimba. A velha Rádio Peão, após três lustros está de volta, agora na net.

Eu tenho de concordar mais uma vez com o "dinamite" ( Friedrich Nietzsche) para fazer alusão ao Eterno Retorno.

Podem não me entender e eu corro do prolixo, vamos ficar com Mário Fofoca e o ti-ti-ti, na cena com Jackcson Leckler e Ariclenes.


Será possivé? Desse jeito boi não brinca.

JOGANDO VERDE PARA COLHER MADURO : BLOGUEIRO MARRAPÁ QUER IPHONE ? VAI TRABALHAR RAPAZ

  O blogueiro Leandro Marrapá está jogando "verde para colher maduro". Marrapá fez postagem inverídica informando que Aparício Ban...