10 de agosto de 2010

NÃO ADIANTA DUDA OU BUDA : A ILHA É REBELDE.

Não adianta as montagens de Duda ou as roupas de Buda, a ilha de São Luís não se engana, prova foi nesta terça-feira quando cinco mil jovens se reuniram a frente da Biblioteca Pública, para protestarem contra qualidade do ensino público no Estado do Maranhão. Das montagens sobra uma "drag" sem talento para dublar, de Buda nada se assemelha a está triste figura, que do espectro do pai retirar o ar da vilania.
SÍNDROME DA RAINHA VERMELHA: O MARANHÃO NÃO PODE PARAR.

Rooooseana Sarney está com a Síndrome da Rainha Vermelha, personagem do livro e filme ''Alice no Pais das Maravilhas. Na ficção o personagem corre tão rápido que tem a impressão que nunca saiu do lugar. No real, a candidata ao longo destes longos cinqüenta anos, dez dos quais aboletada na cadeira de governadora, mentiu ou ajudou mentir, quando se comprometeu a luz da constituição estadual a mudar os índices vergonhosos do Maranhão. Vejam os resultados no período de 17 de abril de 2009 até agosto de 2010, que ela governa e depois concluam se o Maranhão já parou, ou morreu e os Sarneys esqueceram de enterrar:
Saúde- Dos 64 Hospitais prometidos só unzinho. E a taxa de mortalidade infantil cresceu.
Saneamento- A cada 01 hora dez crianças morrem por falta de Saneamento.
Educação- Das vinte piores escolas do país, cinco são da rede pública do Maranhão, e o pior nas primeiras colocações entre as piores.
Infra-Estrutura- A cada promessa de duplicação da Br 135, pelo menos 20 mortes.
Segurança Pública- Nunca dantes na história recente deste Estado, tantos morreram vitimados pela violência .
Habitação- É o único Estado onde as Obras do PAC, estão atrasadas no calendário de Trabalho e Programa de Ação.

Qualquer informação, envie mensagem para meu telefone (098) 88893120.
CHEIROSO EM POLÍTICA É COMO CATINGA DE BUNDA: O FEDOR DIMINUI, MAS NÃO ACABA.

Leio e ouço pela internet, o discurso do combativo deputado Domingos Dutra, titulando-se da parte cheirosa do Partido dos Trabalhadores, eu acredito, porque conheço a sua luta, mas da forma que foi veiculada por um conhecido biltre, com indícios de corte e sobreposição de frases, passa a idéia que é melhor escapar fedendo do que morrer cheiroso.

ENFIM UM RASGO DE LUCIDEZ.

Como é bom ver um politico(a) na real acepção da palavra, usando o mandato sem a pretensão eleitoreira. É como vejo a lucidez de Helena Barros Heleuy, ao propor a discussão de políticas públicas para idosos, adolescentes e presos. Isso é buscar a causa não os efeitos. Helena em que pese a descendência, vai fazer falta no que já falta.

TUDO EM VOLTA ESTÁ DESERTO!

TUDO EM VOLTA ESTÁ DESERTO, TUDO CERTO.TUDO CERTO COMO UM HOSPITAL SEJA IGUAL A 64. TUDO VAI MAL. TUDO É IGUAL. TUDO CERTO COMO 2 E 2 SÃO CINCO.

Quando ouvirem a propaganda da filha ''do dono do mar'', não creiam.Existe o perigo de morrer pelo não atendimento em um deste sessenta e quatro hospitais prometidos a mais de um ano.Tudo em volta está deserto, tudo certo, tudo certo como dois e dois são cinco. Tudo vai mal. Tudo é igual.

Disse ''o dono do lago'' que : ''essa coisa de hospitais é negócio imobiliário'' concordo diante da mesma porta sem trinco, do mesmo teto, da mesma lua a furar nosso zinco. Tudo em volta está deserto, tudo certo, tudo certo como se a união dos dois fosse 45.

Falo, não calo, deixo sangrar, algumas lágrimas bastam para consolar. Tudo vai mal, tudo, tudo, tudo, nada mudou, não me iludo: a mesma fala sem vínculo, o mesmo jeito no minto.Tudo em volta está deserto, tudo certo, tudo certo como se unindo os três 65 desse.

9 de agosto de 2010

TERRORISMO ELEITORAL

Nas últimas 24 horas, foi orquestrado nos blogs um clima de denuncismo .Blogueiros das matizes mais variadas, plantam vídeos, fotos, artigos de jornais referentes a crimes eleitorais. A pergunta é:
a quem interessa a judicialização do processo eleitoral ? Teria a ver com a proximidade da propaganda eleitoral gratuita? A coluna Estado Maior alerta que a candidata Roseana vai reagir contra injúrias, calúnias e difamações a ela e sua família.Só morde quem for besta. A intenção é igualar todos para gerar o descrédito daquilo que e sabido e verdadeiro.Eles morrem de medo das imagens do senado e das gravações de fefé.
FRANCAMENTE CARIDOSO.

Não durou uma primavera, a independência de caridoso. Francamente. Antes, o cara fez um apelo pela independência dos blogs que me sensibilizou. Flores sempre existiram, mas não resistiram a vendavas constantes É por isso que a Dora Kremer luta pela independência mental.

Infeliz de um povo que tem a imprensa no balcão das negociatas, e seus membros como bufarinheiros da venalidade.

DUDA VAI AS COMPRAS.

Com a descoberta da racionalidade os gregos foram dominando os mitos, entrando em seu lugar as Leis, convencionadas pelos cidadãos.A partir daí a condução das ações dos governantes passaram a ser debatidas na ágora (Mercado localizado no centro da cidade )o poder sai das armas para as palavras.
Duda Mendonça, justifica porque faz a diferença, foi buscar na invenção da polis seu primeiro movimento de campanha. Esteve no fim de semana no Mercado Central, contagiou com sua equipe e contando com a espontaneidade do povo, gravou músicas e depoimentos. Parece tolice, mas é conhecimento e aplicação prática da matéria. Ele sabe que no Maranhão é preciso se remontar o conceito de democracia.
FATOS E VERSÕES.

No último programa Fatos e versões, veiculado na SKY, a jornalista Cristina Lobo e entrevistados abordaram questões do Maranhão, a primeira quanto a interpretação na contra-mão da Lei Ficha Limpa, a segunda relativa a súplica do senador Sarney, quer Lula no Maranhão para salvar sua filha do segundo turno. Ele sabe se cruzar a pequena área é pênalti.

SÓ FALTA O GATO PRETO.

O Presidenciável José Serra mostra sua afinidade com o vampirismo. estará em Imperatriz sexta-feiraa 13 de agôsto. Quer distância do tucanato de São Luís, justificando sua preocupação por saber do loteamento de cargos na Prefeitura de São Luís.

MUITO ALÉM DAS PORTAS FECHADAS.

Grande é a expectativa para saber se o Prefeito Madeira, vai conseguir reunir pela segunda vez o candidatos a senador Roberto Rocha (PSDB) e Edson Lobão (PMDB). Conseguiu na Exposição Agropecuária, os dois selaram e montaram cavalos próximos, trocaram afagos e olhares furtivos. Vamos ver o que nos reserva esta sexta 13.

CASAMENTO DE RAPOSAS.

Sol e chuva, marcaram a passagem dos deputados Pinto e Roberto Rocha no Município de Morros, visando a união eleitoral para deputado federal e senador. Pinto usa o refrão das festas de regue "CHEGANDO'', Roberto agradece dizendo "BONITO". Se entrar, na cabeça do eleitor só outubro para dizer.

CARTILHA DO PDT: COMO CORROMPER DE A À ZZZÊS.

Línguas ferinas e peçonhentas não poupam o ex quase futuro Secretário Abdalaziz. Circula de forma sorrateira no comitê Central de campanha de Jackson Lago, uma cartilha que ensina em ordem alfabética a corromper, só tive acesso a algumas letras como:
A=ABDALAZIZ
B=Bota na conta.
C=Cuida da conta.
D=Deixa na conta.
E=Envia para a conta.
F=Fica na conta.
G=Ganho de conta.
H=Hoje na conta;
I=Investe na conta.
J=JACKSON NA CONTA.
L=LAGO NA CONTA.
M=Mete na conta.
N=Nada na conta.
O=Opera na conta.
P=Passa prá conta.
R=ROCHA NA CONTA.
S=SARNEY NA CONTA.
T=TADEU NA CONTA.
W=WEVERTON NA CONTA.
V=Vazou da conta.

Volto depois com outras letras.

7 de agosto de 2010

ELE VAI MURAD : ANJO DA GUARDA E ADJACÊNCIAS EM ESTADO DE SÍTIO.

O Anjo da Guarda amanheceu sitiado de carros de som e líderes de aluguel. Reunidos 120 pelegos, sob o comando dos Santos, rezam para que a população dos 57 bairros que compõe o Eixo Itaqui-Bacanga esqueçam o descaso da Governadora e do Prefeito com o espetáculo "Paixão de Cristo" no ano de 2010.

A peça "Estado de Sítio", adaptação do romance "A Peste", de Albert Camus, é um paralelo que se encaixa como cinta-liga no flácido abdome de Ricardo Murad e tintura sobral nas madeixas de Roseana Sarney.

"A pequena Cadiz esta a mercê da Peste que simboliza qualquer político ou partido, a esperança é que o vento do mar traga a salvação para as mortes que sucede com o passar de um cometa. O Governo toma as providências não para combater o mal, mas para espalhar o pânico. O destino do povo não está em primeiro plano, o que incomoda o governo é a impossibilidade de desfrutar dos prazeres que este proporciona.

O Prefeito anuncia as determinações oficiais para a emergência, entram em cena a Peste e sua Secretaria, esta com algumas irradiações espanta o alcaide que se encastela. Uma nova ordem política é anunciada, um programa para impor a ordem e a disciplina baseada no medo e na delação se instala.

O povo tenta fugir para águas livres, águas que lavem, ventos que libertem. Mas todas as tentativas esbarram nas pesadas portas da cidade que, uma a uma, se fecham sobre a esperança de liberdade.

A população oprimida, igualada na mesma sorte, não se aglutina , não se apóia mutuamente. Ao contrário, constitui-se num bando com líderes de aluguel, agindo de acordo com seus interesses, sem priorizar o coletivo, a ponto de negar ajuda aos companheiros.

Os valores mais caros são proscritos. Não deve existir amor, solidariedade, é proibida a contemplação de paisagens, o rosto estúpido dos apaixonados e a ridícula angústia da felicidade.

Enquanto isso na sala de injustiças, uma burocracia levada ao extremo, joga cidadão contra cidadão com base na delação premiada, por isso e ainda pela incompreensão e temor a ordem política mesmo atentando contra o Estado Democrático e as salvaguardas constitucionais, se mantém.
O povo reclama individualmente, nunca como grupo coeso, mas seus argumentos carregados de emoção, levantados em nome dos direitos mais fundamentais, como os de morar sob um teto digno, são derrotados pelo raciocínio frio e cínico do personagem Nada. Nada melhor que associá-lo a João Alberto e suas declarações "o povo gosta de morar em casa de taipa e palafitas".

Entra em cena aquele que promete libertar o povo do jugo da Peste e Secretário. ''Do Lagos'' lamenta: "Éramos um povo, agora apenas massa de manobras". O personagem em que pese a diferença etária e o porte físico enfrenta a Secretaria, aplicando-lhe uns tabefes como diria o saudoso Walter Rodrigues.O povo arranca as mordaças e finalmente grita a uma só voz : "O Senhor é Santo, o Senhor é Santo, Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana,Ozama, Roseana ''.

A Peste é derrotada. Tudo se confunde, Nada o viciado em baralho anuncia o retorno dos antigos governantes, diferente dos antigos porque, "em lugar de fecharem a boca dos que falam, fecham seus próprios ouvidos''.

A peça de Camus, é um anseio de liberdade correspondente ao que o Maranhão vive neste instante, o "dono do mar" e o "dono do lago", rivalizam-se nas águas tripartidas da corrupção, permanência e descaso. Mas como canta Cesar Teixeira '' Com as bandeiras nas ruas ninguém pode nos calar''.





LASCOU: JUNTARAM FOME COM VONTADE DE COMER.

Na inauguração do Comitê de Weverton Rocha e Gardênia Castelo, juntaram a fome com vontade de comer.Mistura das raças políticas conservadoras, Ximangos e Luzias pululavam no ambiente festivo.Trata-se da mais imperfeita representação popular, mostrando o caráter fisiológico, clientelista e patrimonialista da situação e oposição no Maranhão. São esteios das oligarquias urbana e rural, o primeiro por adoção a segunda para a perpetuação da espécie. Castelos e Rochas tem a função de confundir o real com o imaginário. Enquanto isso a Rainha esta vestida de guerreira o povo é quem está nú, com fome e sede de justiça. Vamos aguardar o desenrolar das próximas 24 horas.

Volto mais tarde com:

ELE VAI MURAD : ANJO DA GUARDA EM ESTADO DE SÍTIO.

6 de agosto de 2010

NA HORA: HERMENÊUTICA OU ANALOGIA?

Compulsando os blogs, vejo fotos do lançamento dos Jogos Escolares Maranhense ( JEMS ), lá visualizo o candidato Roberto Costa. O TSE, proibiu os candidatos de participarem de inaugurações públicas deste o dia 03 de julho do ano em curso. Contrários a proibição que visa evitar o tráfico de influência, argumentam que a lei impede a participação em inauguração, mas não em grande encontro na cidade onde realizou a obra. Agora pergunto:
1- Bob Costa foi quem idealizou o Jogos Estudantis Maranhense ?
2- O que justifica sua presença no evento ?
3-Pode-se falar em tática subliminar ?
4- Seria marqueting via associação ?
SINAL FECHADO:NÃO APUTA FILHO DA PITA.

Há tempos o sinal está fechado no psicótico trânsito de São Luís, a luz amarela acendeu e o Prefeito não teve, não tem e não terá coragem para ejetar da cadeira de Secretário o Sr. Ribamar Oliveira, genro do proprietário da Dalcar Veículos, doador de campanha do ixperiente Prefeito.

Trânsito,tráfego urbano, transporte coletivo, estradas e vicinais, são temas que se avizinham no debate eleitoral vindouro.Poderemos então questionar o marqueteiro da campanha do Prefeito João Castelo, que robertamente é o mesmo da campanha de Roseana Sarney, o Sr. Duda Mendonça quantas ilusões ele pretende vender agora do outro lado da ponte? Será que impávidos diante do colosso ilusório aceitaremos mais um pacote com metrô de superfície, trem bala, helicópteros comunitários, lea jeat com fins sociais?

Não será fácil para a filha do "dono do mar" e o próprio "dono do lago" explicarem inércia, falta de planejamento e gerenciamento ao longo dos seus longos governos, estadual e municipal. Do encontro das águas salgadas com as águas doce temos o fenômeno da pororoca e dali grandes ondas, onde os surfistas do poder se deliciam a cada governo.

De prancha na mão, os surfistas esperaram passar a marola do TRE-MA, e já começaram a liberar de Norte a Sul, seus reluzentes carros , possantes aviões e helicópteros.A empreitada é incômoda para esses preguiçosos novos burgueses, mas compensa, seja qual for o resultado eles estarão na crista da onda. Dia deste encontrei um destes surfistas do poder dirigindo altamente tochado uma PAJERO FU, eu totalmente fu , vinha de "banguela" , buzinei e aí o descolado, desencanado, repaginado me olhou vesgo e mandou: NÃO APUTA FILHO DA PITA.

RICARDO MURAD, CUTRIM E OS AVIÕES.

Agora durante a campanha eleitoral , os aviões alugados com quebra de licitação, pelo ex-quase futuro Secretário de Saúde Ricardo Murad, devem ter os contratos justificados, os outros aviões devem funcionar como cabos eleitorais.

5 de agosto de 2010

MARQUETEIRO NÃO É BORRACHEIRO.

Trânsito, Segurança Pública, Saúde, Educação, Emprego,Habitação, Infra Estrutura, Saneamento, Agricultura, são temas preponderantes no horário eleitoral, tanto melhor para os nossos ouvidos e direitos como cidadãos.Basta de futricas, macaquices, espetáculos, promessas, é preciso interagir, criar vinculo, discutir com a população é para isso que servem as campanhas eleitorais.

Político moderno sabe que para o horário eleitoral as propostas são discutidas antes, com raras e honrosas exceções o que vejo é a mesma cantilena de 50 anos : "Se eleito for....", "Eu vou fazer....",
"Me elejam que.....", não tem discussão, não tem divergência, não tem aceitação de temas e propostas, já esta tudo certo, o marqueteiro já bolou o discurso, a roupa, os gestos, o penteado, a abordagens dos temas. Tem aqueles e aquelas que se amoldam ao estilo marionetes, cabem na montagem e se comportam com maestria sob os cordões.

Há conveniência e aceitação de que o marqueteiro é alquimista, pior estes senhores agem como caixeiros vendem a mesma mercadoria para clientes diferentes, com prazo de validade vencido, gerando propaganda enganosa e abusiva. Alguns agem como borracheiro, pois antes de terminar o conserto de um pneu, já estão de olho no carro que chega.

Como São Luís tem muito buraco, o borracheiro tá lavando, o corretor é o mesmo que mordeu a baba na Capital.
EMPREGOU O PLURAL.

O advogado Antonio Pontes de Aguiar Filho, impetrou ação contra coligação de Flávio Dino, alega a utilização de espaço privado do Partido dos Trabalhadores. Assessoria de Dino considera estapafúrdia a pretensão, posto que a utilização do local partisse de petista por ato de vontade própria.
O renomado patrono é filho do ex-deputado estadual por várias legislaturas Pontes de Aguiar, que em comício em Chapadinha seu curral eleitoral, pronunciou esta pérola de oratória:
__Estou para Chapadinha como Dr. Sarney está para o Maranhão.
Foi abusivamente aplaudido, Sarney ria de orelha à orelha. Pontes continua o discurso vaidoso.
__Paralipeidei as rua, construí três escola, quatro praça, cinco hospital, seis estrada vicinal.
Sarney furioso, segreda no ouvido do Deputado: Pontes emprega o plural.
Pontes empedernido e com voz solene proclama__além das rua, das escola, das praça , dos hospital e das estrada vicinal eu empreguei plural a pedido do Dr. Sarney.

A CHAMINÉ É A CONSTITUIÇÃO.

Em três ocasiões por dever de ofício mantive contato com o juiz Nunes Freire, em todas houve atrito. Lembro-me em uma dessas ocasiões, no Juizado da Cohab, quando patrocinava a causa de um humilde cidadão, contra uma grande Empresa.Após a sentença o juiz vociferou "Dano moral está virando indústria".Eu replique dizendo-lhe, então a Constituição é a chaminé.Que repouse na casamata.

E TU NEM MIA?
Gato escaldado tem medo de água fria. Tem um que nem mia.

ELES SE ARCHAM.

Ao se manifestar no curul do TRE, um excelso togado alertou que com o advento da Lei dos Ficha Suja, os políticos criaram o "Plano F"( Plano Família ). Só MM. Desembargador, antes de Fufuca fufucar para Fufuquinha, de Lima limar para Liminha, de Archer achar o Ricardinho, Castelo já castelava para Gardênia e Gardeninha, Rocha arrochava para Rochinha e Robertinho, Sarney sarneyzava para Zequinha e Roseaninha,Nelma, é melhor eu deixar isso dilásio.
Estou fazendo um levantamento nos Governos anteriores, nas Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembléia Legislativa, para mostrar o caráter vitalício e hereditário na Política do Maranhão, pretendo lançar um livro intitulado MARANHÃO, MINHA TERRA MEU AFEGANISTÃO.


4 de agosto de 2010

DO NEM NEM NEM:

No curul nem toda unanimidade é burra.
Nem todo ficha limpa é gente boa.
Nem todo ficha suja é má pessoa.

TIMOM E OS MILHÕES.

Fonte fidedigna informa a este blog, que no Município de Timom as tratativas eleitorais são bem interessantes. Um candidato pede $ocorro para sua edilásica eleição, quem socorre tem o desejo de comer três grandes espigas de milho. Agora quem vai debulhar os votos e as espigas?

O PULSO AINDA PULSA (TITÃS)


Quando cobrado de indícios de corrupção no seu governo, Jackson Lago reconhece a falta de pulso.Ocorre que pela batida das artérias eleitorais o pulso ainda pulsa, basta ver as figuras, figurinhas, figurões e titãs como libélulas em torno do bom velhinho. Desse jeito não dá para chamar o Arnaldo Antunes , o negocio é Genival Lacerda: "Mata o véio, mata o véio,mata o véio......"


JACKSON VERGA, MAS NÃO QUEBRA (''BONITO'', ''CHEGANDO'')

Roseana não se conforma com a demonstração de vitalidade do véio, o povo é quem gosta, prova é vibração de um grupo de motoqueiros no interior ao vê-lo na garupa de uma moto. Em São Luís será possível ver o velhinho ensaiando uma "quebrada" no regue? Aí Netinho Jamaica urra "CHEGANDO'', ''BONITO''.

''SANFONA VELHA DO FOLE FURADO SÓ FAZ PUM, SÓ FAZ PUM''

Enquanto a disposição do Jackson justifica seu afastamento do Maranhão para tratamento, o velho murumuxaúa aparece como sempre, todo entertelado, com o mesmo jaquetão azul de botões dourados, calça marrom e sapatos pretos .Aja avareza, será que dali a sanfona velha só faz pum.(Gonzagão)


DINHEIRO DA SARNA É COMO CABELO DE FREIRA , TEM MAS NINGUÉM OLHA.

Duda cobrou doze , só viu uns caroços. Arrocha Mendonça que o dinheiro da sarna é como cabelo de freira, tem mais ninguém olha. Cerca a toca porque o preá tá dentro faz é tempo .

PARA MÁRIO CARVALHO.

Sou solidário contra qualquer tipo de censura ou desrespeito a função jornalística, parta de onde partir. Peço ao colega Mário Carvalho que se quiser utilize a matéria postada em 03.08 com título, DO LOTEAMENTO E DAS COTAS e formule pergunta da maneira que achar conveniente ao Presidenciável tucano em Imperatriz, se ele vier.

BOTOU OS OVOS EM TRÊS GALINHEIROS. ASSIM NÃO DAL CAR. ASSIM NÃO DÁ.

O camarada Noleto, informa a este blog que a Dalcar Veículos também financiou as campanhas de FLÁVIO DINO e CLODOMIR PAZ, botou os ovos em três galinheiros, no de Castelo virou ouro. Assim não Dal car, assim não da.


FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...